2

PBH oficializa volta da torcida aos estádios e autoriza venda de cerveja

Portaria foi assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado

15/09/2021 11:20 / atualizado em 15/09/2021 11:43
compartilhe
Kalil autorizou o retorno dos torcedores aos estádios
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Kalil autorizou o retorno dos torcedores aos estádios

A prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta quarta-feira, a portaria (0458/2021) que autoriza o retorno dos torcedores aos estádios da capital mineira e libera a venda de bebidas alcoólicas nas praças esportivas. 

O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), já havia concedido uma entrevista e comunicado o retorno dos jogos com torcida, no dia 9 de setembro. Mineirão e Independência poderão receber até 30% da capacidade de público.

A portaria foi assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, que determina que "todos os portões do estádio que derem acesso aos setores comercializados devem estar disponíveis para entrada e saída dos torcedores e devem ser fechados uma hora antes da partida".

O documento também especifica a "venda de alimentos e bebidas exclusivamente nos bares ou balcões".


Clubes e a volta da torcida

O Atlético contou com a volta de sua torcida no dia 18 de agosto, na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate, em partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores. O confronto, no entanto, gerou grande aglomeração e ocasionou na decisão do prefeito Alexandre Kalil de voltar a proibir jogos com público na capital mineira.

Assim como o Flamengo, o Galo tem o aval, a partir de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para contar com sua torcida em jogos do Brasileirão. No entanto, em reunião entre os clubes da Série A, o Galo garantiu que respeitará a decisão do arbitral: a de só permitir a presença de torcedores nas partidas quando todos os clubes tiverem a mesma possibilidade. A única exceção é se o Flamengo levar torcida ao estádio. 

Ainda assim, o Atlético poderá contar com sua torcida no dia 28 de setembro, em jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores, diante do Palmeiras. A Conmebol autoriza que clubes participantes do torneio tenham público em seus jogos, desde que haja autorização das respectivas prefeituras.

Por sua vez, o Cruzeiro também contou com seus torcedores na vitória por 1 a 0 sobre o Confiança, pela Série B, no dia 20 de agosto. Apesar disso, após nova proibição da PBH, a Raposa conseguiu acordo com a Prefeitura de Sete Lagoas para mandar seus jogos na Arena do Jacaré.

O América é o único clube da capital que ainda não pôde contar com a presença de torcedores em um jogo durante a pandemia de COVID-19. O clube reitera que, assim como o rival Atlético, respeitará a decisão do arbitral da Série A e aguardará uma decisão coletiva dos outros times para voltar a mandar jogos com público em BH.

Compartilhe