2

Crônica esportiva mineira de luto: morre jornalista Flávio Anselmo

Comentarista enfrentava problemas de saúde desde 2015

15/09/2021 18:21 / atualizado em 15/09/2021 19:19
compartilhe
Flávio Anselmo foi cronista esportivo por mais de 50 anos
foto: Reprodução/Terceiro Tempo

Flávio Anselmo foi cronista esportivo por mais de 50 anos

A crônica esportiva de Minas Gerais está de luto. Morreu nesta quarta-feira, aos 77 anos, o jornalista Flávio Anselmo, conhecido pelas passagens por diversos veículos de comunicação, entre os quais as rádios Guarani, Alvorada e Capital, os canais de televisão Bandeirantes, Record e SporTV e os jornais Estado de Minas, Diário de Minas e O Tempo.

A informação foi divulgada pelo também jornalista Chico Maia, um de seus principais companheiros de trabalho. Desde 2015, Flávio Anselmo enfrentava problemas de saúde em decorrência de um tombo em uma escada durante o evento do lançamento do livro “A Copa que eu vi do sofá da minha sala”.

“Que pena! Nos deixou por volta das 16h15 desta quarta-feira, 15 de setembro, em decorrência de vários problemas acumulados, mas os mais sérios cardíacos e pulmonares. Infelizmente tudo começou em 2015, em decorrência de um tombo, da escadaria do Clube Social de Inhapim, onde ele autografaria seus últimos livros”.

Em seu perfil no Facebook, o jornalista Orlando Augusto - apresentador do Jogada de Classe, da TV Horizonte - recordou que Flávio Anselmo foi o responsável por lhe proporcionar a primeira oportunidade na imprensa esportiva, em 1972.

“Eu era caixa e fazia um aprendizado com o amigo Mário Moreno na extinta rádio Jornal de Minas. Flávio Anselmo gostou do meu trabalho, foi até o banco em que eu trabalhava e me autorizou a pedir demissão.  No dia seguinte, 1º de Abril de 1972, ele assinou minha carteira na Rádio Guarani. Obrigado por tudo, professor Flávio Anselmo. Devo muito a você”.

Nascido em 18 de outubro de 1943 no município mineiro de Caratinga, no Vale do Rio Doce, Flávio Anselmo ficou marcado por integrar a bancada de comentaristas do Minas Esporte, da TV Bandeirantes, ao lado de Flávio Carvalho, Chico Maia, Luiz Chaves, Valdir Barbosa, Dimara Oliveira, José Luiz Gontijo, Luiz Carlos Alves e outros.

Comentarista "de peito aberto" no mundo da bola, Flávio também foi advogado, palestrante e escritor de romances, contos e poesias. Casado com dona Neusa, ele deixa três filhos - Alexandre, Flávio Júnior (que seguiu carreira no jornalismo) e Juliana.

De acordo com Chico Maia, o corpo de Flávio Anselmo será cremado em Belo Horizonte, e as cinzas levadas para Caratinga. Em homenagem ao jornalista, foi respeitado um minuto de silêncio antes do jogo entre Atlético e Fluminense, às 19h desta quarta-feira, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Compartilhe