Rio 2016
  • Oferecimento:

SALTO COM VARA

Técnico de francês derrotado diz que candomblé ajudou Thiago Braz a conquistar o ouro

Philippe d'Encausse deu declaração polêmica após vitória histórica do brasileiro

postado em 16/08/2016 15:20 / atualizado em 16/08/2016 19:18

ADRIAN DENNIS
*Esta é a versão inicial da matéria. Em declarações posteriores, Anthony Hernandez, autor do texto publicado pelo Le Monde, admitiu que inventou a menção feita ao candomblé. O repórter afirmou que "foi uma extrapolação pessoal, um trabalho literário. Nem acho que ele (Philippe d´Encausse, treinador de Lavillenie) saiba o que é candomblé". Clique aqui para ler como se explicou o jornalista.

Mais polêmicas após a conquista do ouro de Thiago Braz no salto com vara. Depois de Renaud Lavillenie comparar a torcida brasileira ao público que vaiou Jesse Owens na Alemanha nazista, em 1936, foi a vez do treinador do atleta dar uma declaração controversa. Surpreso com o resultado, Philippe d'Encausse afirmou ao jornal francês Le Monde que a conquista não se deveu apenas à competência do brasileiro.

"Thiago conseguiu um salto de 6,03m. Ele pode ter contado com a ajuda de forças místicas, talvez as do candomblé", disse.

Em sequência, o treinador afirmou que "o Brasil é um país bizarro", em tom de admiração, de acordo com o jornal francês.

Irritação com torcida


Antes da declaração de Philippe d'Encausse, Renaud Lavillenie causou polêmica ao afirmar que as vaias do público brasileiro se comparam à atitude da torcida alemã direcionada ao campeão olímpico Jesse Owens, vítima de racismo em 1936.

"Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Não víamos algo assim desde então. Temos que lidar com isso", afirmou o atleta momentos depois de ser batido por Thiago Braz.

Sob os olhares de Hittler, Jesse Owens fez história ao vencer as provas dos 100m e 200m rasos, do revezamento 4x100m e do salto em distância.

Durante entrevista coletiva, Lavillenie admitiu que exagerou na declaração, mas manteve tom crítico em relação à torcida.

"É a primeira vez que vejo esse tipo de público. Eu já competi em muitos, muitos campeonatos, em muitos países e é a primeira vez que todo mundo está não só contra mim, mas contra todos os saltadores, exceto o brasileiro", afirmou.

Tags: maisesportes rio2016

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.