Corinthians
None

SÉRIE A

De olho em evolução no ataque, Corinthians recebe Flamengo no Itaquerão

Time carioca vem pressionado após a eliminação na Copa do Brasil

postado em 21/07/2019 09:47 / atualizado em 21/07/2019 09:50

<i>(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)</i>
Corinthians e Flamengo farão três confrontos meste domingo na cidade de São Paulo. O primeiro duelo acontece às 11h, no Parque São Jorge, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Um pouco mais tarde, às 14h, os rivais se enfrentam no Pacaembu pelo torneio nacional feminino. Por fim, haverá o jogo pela 11ª rodada do Brasileirão, no Itaquerão.

Dos três torneios, o que o time está pior na tabela é no principal. Na categoria de base, o Corinthians ocupa a quinta colocação com nove pontos. O Flamengo lidera, com 13. A equipe alvinegra terá como novidade a presença do atacante Janderson, que vinha treinando com os profissionais de Carille.

O feminino do Corinthians é quem vive melhor momento. O time faz campanha com 11 vitórias em 12 apresentações e lidera a competição com os mesmos 33 pontos do Santos, o segundo colocado. A equipe da capital paulista está em vantagem porque tem média de gols de 4,09. As meninas do Corinthians balançaram as redes dos adversários 45 vezes até agora e foram vazadas apenas em quatro ocasiões - verdadeiro exemplo para o time principal do Corinthians.

"Como são muito dedicadas e com alta qualidade técnica, elas conseguem ser eficientes como os números mostram. O fato de trocarmos o sistema de jogo mantendo consistência, também é um fator importante, porque assim dificultamos bastante para os rivais", disse o técnico Arthur Elias.

A situação é bem diferente da equipe principal masculina, de Fábio Carille. Na parte intermediária da tabela, o Corinthians tem sofrido para marcar gols no Nacional. Foram oito em nove jogos. Na última rodada, a vitória foi sofrida por 1 a 0 em casa contra o CSA, penúltimo colocado. "Sabemos da dificuldade. Mas sabemos também que o time precisava fazer mais gols. Tem de lembrar também a importância de a gente estar sofrendo poucos gols. Uma vitória mínima é uma vitória", comentou o volante Junior Urso, que não marca gol há sete jogos.

Para a partida, Carille não contará com o volante Ralf, que sofreu lesão muscular na coxa direita e desfalcará a equipe por um mês. Em seu lugar, o técnico manda a campo Gabriel.

O lateral-esquerdo Danilo Avelar fará o primeiro jogo de contrato renovado. Ele acertou por três mais temporadas. Além de comemorar a possibilidade de seguir no clube por longo período, comentou sobre a alteração no time para o jogo. "Acredito que não muda nada (taticamente). Quem entrar estará preparado. O elenco tem 28 jogadores de qualidade. Se for mesmo o Gabriel, vai corresponder à altura", disse.

Danilo Avelar alerta sobre o atual momento do Flamengo, que chega pressionado após ter sido eliminado no meio de semana na Copa do Brasil - perdeu nos pênaltis para o Athletico-PR dentro do Maracanã lotado. "Temos de ter atenção, pois virá um time com raiva", disse.

O Flamengo terá de esquecer a eliminação para melhorar ainda mais seus resultados no Campeonato Brasileiro e ameaçar os líderes. O time do técnico Jorge Jesus não perde há cinco jogos no Brasileirão e, contabilizando os duelos da Copa do Brasil, está invicto há sete partidas. Na últimas delas pelo torneio nacional, goleou o Goiás por 6 a 1 e encantou os torcedores com um modelo de jogo intenso e agressivo. A equipe carioca soma 20 pontos e está no terceiro posto na tabela de classificação.

As lembranças recentes do Flamengo em relação ao Corinthians são boas, já que, neste ano, antes de cair para o Athletico-PR, o time rubro-negro eliminou o adversário paulista da Copa do Brasil com duas vitórias por 1 a 0, se vingando do revés na mesma competição em 2018.

Jesus vai na contramão da maioria dos técnicos em vésperas de duelos decisivos de mata-mata no futebol brasileiro e, mesmo que não confirme, deve repetir o que fez contra o Goiás. Isto é, mandar a campo o que tem de melhor. Na quarta-feira, o Flamengo vai ao Equador enfrentar o Emelec, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Certo é que o uruguaio Aarrascaeta, com uma lesão na coxa direita, está fora do confronto em São Paulo e a tendência é de Vitinho siga no time. Em recuperação de uma torção no tornozelo, Bruno Henrique ainda é dúvida. É muito improvável que jogue. Se confirmar sua ausência, o jovem Lincoln ganhará mais uma chance.

A grande expectativa diz respeito à presença, mesmo que no banco de reservas, do zagueiro Pablo Mari e do meia Gerson. A dupla, apresentada na última sexta-feira, está regularizada e pode estrear. Se depender da vontade que mostraram, os dois jogarão pelo menos alguns minutos já contra o Corinthians.

"É uma decisão do treinador. Estamos treinando bem com a equipe desde o primeiro dia. Ele que tem que decidir se estaremos domingo no jogo", disse Marí. "Se o Flamengo precisar, estou pronto", garantiu Gerson.

Tags: flamengo corinthians brasileirão futebol corinthianssp seriea nacion al flamengorj