Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Brasil fica fora da lista de indicados ao prêmio de melhor jogador da Fifa

Cerimônia de entrega dos prêmios do Fifa The Best está agendada para 23 de setembro, em Milão

postado em 31/07/2019 11:26 / atualizado em 31/07/2019 13:00

<i>(Foto: Divulgação/Fifa)</i>
O Brasil está fora lista de finalistas da premiação anual de melhor jogador do mundo no futebol masculino, denominada pela Fifa como The Best. Mesmo com a seleção tendo conquistado recentemente o título da Copa América, nenhum nome do país foi lembrado, assim como no futebol feminino, nas relações divulgadas nesta quarta-feira.

Como já se tornou tradição nas temporadas recentes, a lista do futebol masculino conta com o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. Mas não possui o croata Luka Modric, que no ano passado havia sido eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Na última temporada, Cristiano Ronaldo venceu o Campeonato Italiano pela Juventus e a Liga das Nações pela seleção portuguesa, o que o levou a ser indicado mais uma vez, assim como Messi, que venceu o Campeonato Espanhol pelo Barcelona, embora tenha parado nas semifinais da Copa América com a Argentina.

Chama a atenção a presença de três jogadores da Holanda. São eles: Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt, ambos campeões nacionais pelo Ajax, e Virgil Van Dijk, que faturou a Liga dos Campeões pelo Liverpool.

A lista também conta com o inglês Harry Kane, o belga Eden Hazard, campeão da Liga Europa pelo Chelsea, o francês Kylian Mbappé, campeão nacional pelo Paris Saint-Germain, e o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah, ambos vencedores da Liga dos Campeões com o Liverpool.

Embora Marta seja a detentora do prêmio de melhor do mundo, honraria que ganhou seis vezes, e tenha se tornado a maior artilheira da história das Copas em qualquer gênero, com 17 gols, não foi indicada entre as 12 candidatas no futebol feminino.

Essa relação, aliás, é dominada pela seleção dos Estados Unidos, que faturou recentemente o título mundial, com quatro nomes. A lista é liderada Megan Rapinoe, eleita a melhor jogadora da Copa da França. Julie Ertz, Rose Lavelle e Alex Morgan são as outras norte-americanas presentes na relação.

Finalista do Mundial pela Holanda, Vivianne Miedema também foi indicada. A França teve dois nomes apontados: Wendie Renard e Amandine Henry, autora do gol que eliminou a Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa. As inglesas Ellen White e Lucy Bronze, as norueguesas Caroline Graham Hansen e Ada Hegerberg, e a australiana Sam Kerr completam a lista de candidatas.

A definição dos jogadores indicados ao prêmio da Fifa se deu pelo desempenho esportivo entre 25 de maio de 2018 e 7 de julho deste ano no futebol feminino e de 16 de julho de 2018 a 19 de julho no futebol masculino.

Os dez nomes de cada categoria agora serão colocados em votação, sendo que a participação popular tem peso semelhante ao de especialistas da comunidade do futebol - jornalistas e capitães e treinadores das seleções nacionais. Os três finalistas de cada prêmio serão anunciados posteriormente, sendo que a entrega das honrarias do Fifa The Best está agendada para 23 de setembro, em Milão.

Tags: Fifa The Best melhor jogador futinternacional