Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Bundesliga quer diminuir para 16 anos idade mínima para jogar profissionalmente

De acordo com o regulamento atual, um jogador só pode estrear profissionalmente no futebol alemão aos 18 anos ou se fizer parte da equipe sub-19 do clube

postado em 23/01/2020 18:21 / atualizado em 23/01/2020 18:38

(Foto: Divulgação/Bundesliga)
 
A Liga alemã de futebol (DFL) irá propor aos clubes a diminuição para 16 anos da idade mínima para se jogar profissionalmente nas duas principais divisões da Bundesliga, afirmou nesta quinta-feira a imprensa do país.

A proposta será apresentada à Assembleia Geral dos 36 clubes profissionais em sua próxima reunião, em março, explicou o jornal Bild.

De acordo com o regulamento atual, um jogador só pode estrear profissionalmente no futebol alemão aos 18 anos ou se fizer parte da equipe sub-19 do clube, o que permitiu ao turco Nuri Sahin estabelecer em 2005 o recorde de precocidade na Bundesliga ao entrar em campo pelo Borussia Dortmund com 16 anos e 355 dias de idade.

O Dortmund apoia o projeto, que permitiria ao clube promover a estreia na equipe principal já na próxima temporada da jovem promessa Youssoufa Moukoko, que vem pulverizando recordes de gols e brilhando na Uefa Youth League com apenas 15 anos.

“Neste momento estamos em desvantagem em relação a outros campeonatos e em competições internacionais, porque não podemos integrar às equipes profissionais os jovens com talentos excepcionais”, analisou o diretor das categorias de base do Borussia Dortmund, Lars Ricken.

“Há diversos casos de jogadores que não quiseram vir jogar na Bundesliga, porque sabiam que poderiam jogar profissionalmente um ano antes em outros países”, completou o dirigente.

O técnico do Leipzig, Julian Nagelsmann, atual líder do Campeonato Alemão, defende outro ponto de vista: “Não sou muito partidário desta proposta. Se subo os jogadores mais cedo, eles ficarão mais cedo sob pressão e sob o foco da mídia”.

“Não sou cientista e não estudei isso profundamente, mas acho difícil de acreditar que seja bom para o desenvolvimento ser jogador da Bundesliga com 16 anos”, completou o técnico de 32 anos.

Tags: futinternacional bundesliga