Esporte na TV
None

PESQUISA DATAFOLHA

Diretor do Datafolha revela ameaça de morte de atleticano e diz que, em Minas, Cruzeiro é o time do povo

postado em 17/09/2019 19:29 / atualizado em 17/09/2019 19:33

<i>(Foto: Reprodução/ESPN)</i>
Datafolha divulgou nesta terça-feira mais uma pesquisa de torcidas e revelou que o Cruzeiro tem 4% da preferência dos brasileiros, contra 2% do Atlético. Em entrevista ao canal ESPN, Mauro Paulino, diretor do instituto, afirmou que “o Cruzeiro é o time do povo” em Minas e acabou tornando pública uma ameaça de morte de um torcedor do Atlético há alguns anos, após uma pesquisa apontar os cruzeirenses como maioria.

Enquanto explicava a semelhança da metodologia da pesquisa de torcidas com as pesquisas eleitorais, Mauro Paulino destacou a repercussão que os resultados geram justamente pela paixão do público. Em dado momento, ele revelou que, até 2018, ano de calorosa disputa na política, devido à eleição presidencial, o Datafolha havia registrado apenas uma ameaça de morte, justamente de um atleticano.

“Há mais semelhanças do que diferenças entre as pesquisas eleitorais e as pesquisas de tamanho de torcida. Uma semelhança muito forte é que são dois temas tratados mais com paixão do que razão. Eu estava comentando aqui com o Rafa (repórter) que a única vez que que nós, do Datafolha, havíamos sofrido - até o ano passado, né - havíamos sofrido ameaças de morte foi quando nós revelamos que, em Minas, o Cruzeiro tem mais torcedores que o Atlético Mineiro. E eu me lembro que havia aquele Torneio do Povo, em que eram os clubes com mais torcida que disputavam e eram Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro e, se não me engano, Internacional. E, em Minas, estava errado. Em Minas, o Cruzeiro é o time do povo, tem mais torcedores do que o Atlético. E os torcedores do Atlético ficaram revoltados a ponto de nos ameaçarem de morte. Foi a primeira vez. Ano passado isso virou arroz de festa, né? (riso)”, contou Paulino. referindo-se às pressões sofridas pelo instituto em 2018 pela eleição presidencial polarizada.

Para chegar ao resultado da pesquisa divulgada nesta terça-feira, o Datafolha informou que foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Segundo o Datafolha, o Cruzeiro ocupa a quinta posição entre as torcidas do país, atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. O instituto colocou o clube mineiro empatado com Vasco e Grêmio no ranking nacional.


Tags: cruzeiroec atleticomg atlético cruzeiro seriea brasileiro torcidas datafolha