2

Brasileiros estreiam em modalidades individuais em Tóquio; veja desempenho

Lucas Verthein (remo), Ane Marcelle dos Santos e Marcus D'Almeida (ambos do tiro com arco) disputaram provas poucas horas antes da Cerimônia de Abertura

Lucas Verthein durante a primeira bateria do remo sigle skiff
foto: Gaspar Nóbrega/COB

Lucas Verthein durante a primeira bateria do remo sigle skiff

A madrugada de quinta para sexta-feira foi de estreia das modalidades individuais nos Jogos Olímpicos de Tóquio, poucas horas antes da Cerimônia de Abertura. Antes, apenas as disputas de dois esportes coletivos - futebol e softbol - haviam começado. No dia da Cerimônia de Abertura, três brasileiros competiram na capital japonesa: Lucas Verthein (remo), Ane Marcelle dos Santos e Marcus D'Almeida (ambos do tiro com arco).


Neste dia de disputa, não há eliminações em nenhuma das modalidades. O destaque foi para Lucas Verthein, que estreou antes dos dois brasileiros. O carioca de 23 anos ficou na terceira posição na primeira bateria do single skiff e se garantiu nas quartas de final, marcadas para domingo, a partir das 21h40.
 
Lucas largou muito bem e ficou em segundo lugar durante boa parte da prova, mas caiu para terceiro na reta final, depois de precisar fazer esforço para evitar que o barco invadisse outra raia. O brasileiro fechou a prova em 7:05.00, atrás do norueguês Kjetil Borch (6:54:46) e o húngaro Bendegúz Pétervári-Molnár (7:04.42). "A sensação é muito boa. Fica um nervosismo muito grande no início, para dar o start na prova. Mas depois que você se alinha e ouve o start, passa tudo", comemorou.
 
No tiro com arco, o desempenho não foi tão destacado quanto no remo. Dona da melhor colocação brasileira na modalidade (nono lugar no Rio de Janeiro, em 2016), Ane Marcelle ficou decepcionada com o próprio desempenho na fase classificatória, que estabelece, por rankeamento, os confrontos das próximas etapas, e nem quis falar com a imprensa.

Ane Marcelle dos Santos ficou em 33º na classificatória do tiro com arco
foto: Jonne Roriz/COB

Ane Marcelle dos Santos ficou em 33º na classificatória do tiro com arco

 

A carioca de 27 anos fez 636 pontos no Parque Yumenoshima e acabou em 33º lugar. Na próxima quinta-feira, a partir das 5h57, Ane vai enfrentar a mexicana Ana Marquez, um confronto considerado "viável". Mas, se avançar, deve encarar a sul-coreana San An, que marcou 680 pontos (novo recorde olímpico) e é favorita ao ouro.
 
No masculino, Marcus D'Almeida terminou a etapa classificatória na 40ª posição, com 651 pontos. O também carioca, de 23 anos, vai enfrentar na próxima fase o britânico Patrick Huston, 25º colocado. Ainda não há data e horário exatos para a disputa entre os dois, que pode ocorrer terça, quarta ou quinta-feira da semana que vem. 
 
O desempenho individual no tiro com arco conta para a classificação às duplas mistas. Os brasileiros ficaram na 20ª posição, mas apenas os 16 primeiros têm o direito de participar da competição coletiva. Com isso, Ane Marcelle e Marcus D'Almeida não brigarão por medalha na categoria.

Compartilhe