Copa América
None

COPA AMÉRICA

Relembre derrota do Uruguai para o Atlético e outros jogos da Celeste Olímpica no Mineirão

Neste domingo, Uruguai estreia na Copa América diante do Equador, em BH

postado em 15/06/2019 08:00 / atualizado em 14/06/2019 22:50

<i>(Foto: Arquivo Estado de Minas)</i>
O Uruguai entrará no gramado do Mineirão pela sexta vez, neste domingo, às 19h, para enfrentar o Equador, pela rodada de abertura do Grupo C da Copa América. Nas cinco partidas anteriores, a Celeste Olímpica coleciona quatro derrotas e apenas uma vitória, contra o Santos, por 3 a 1, em triangular disputado em 1966.

Neste mesmo torneio, realizado em abril do ano seguinte à inauguração do estádio, o Uruguai enfrentou o Atlético e acabou saindo do Mineirão derrotado. O Galo, com uma linha ofensiva formada por Ronaldo, Buglê, Roberto Mauro e Tião, venceu por 3 a 2 a seleção sul-americana, que se preparava para a Copa do Mundo’1966.

<i>(Foto: Museu do Futebol Brasileiro/Acervo)</i>


Diante de apenas 7.156 torcedores, o Atlético abriu vantagem com dois gols de Roberto Mauro, aos 12min e 42min do primeiro tempo. Langow diminuiu aos 12min, mas Buglê ampliou para o Galo aos 33min. No fim, Elizeu Alvarez diminuiu para os uruguaios.

O Atlético jogou com Hélio; Canindé (Dawson), Dari, Fred e Décio Teixeira; Airton e Paulista; Ronaldo, Buglê, Roberto Mauro e Tião (Santana). Os uruguaios foram a campo com Gonzalez; Ubiñaz, Troche, Chavay e Mendez. Elizeu Alvarez e Silva; Douskas, Sesia e Acuña.

Partida de abertura

A Celeste faz parte da história do Mineirão desde sua inauguração. Em setembro de 1965, para inaugurar o Gigante da Pampulha, foi disputado a Taça Independência. No primeiro jogo, em 5 de setembro, a Seleção Mineira venceu o River Plate, por 1 a 0, gol de Buglê. Dois dias depois, foi a vez da Seleção Brasileira, formada apenas por jogadores do Palmeiras, golear os uruguaios, por 3 a 0, gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. Um curiosidade: por ser formada apenas por palmeirenses, esse é o único jogo que o Brasil foi comandado por técnico estrangeiro em sua história, o argentino Filpo Nuñez.

A última partida dos uruguaios no Mineirão está guardada na memória da torcida. Em jogo emocionante, pela semifinal da Copa das Confederações, a Seleção Brasileira eliminou os uruguaios, vencendo por 2 a 1. O Uruguai teve a chance de abrir o placar, mas Júlio César defendeu pênalti de Forlán. Fred abriu o placar, Cavani empatou e Paulinho, no fim, deu a vitória ao Brasil.

Já os equatorianos jogarão na Pampulha pela primeira vez.

Retrospecto

7/9/1965 Brasil 3 x 0 Uruguai (amistoso)

23/4/1966 Uruguai 3 x 1 Santos (Torneio triangular)

26/4/1966 Atlético 3 x 2 Uruguai (Torneio triangular)

28/3/1987 Brasil 1 x 0 Uruguai (amistoso)

26/6/2013 Brasil 2 x 1 Uruguai (Copa das Confederações)

Tags: uruguai atleticomg copaamerica futnacional futinternacional selefut