Copa América
None

COPA AMÉRICA

Equador e Japão se enfrentam no Mineirão e definem quem será o adversário do Brasil

Quem vencer pega a equipe brasileira, e em caso de empate, a vaga é do Paraguai

postado em 24/06/2019 08:37 / atualizado em 24/06/2019 13:40

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Em duelo que determinará o último classificado às quartas de final da Copa América e o adversário do Brasil na próxima fase, as seleções de Equador e Japão vão se enfrentar nesta segunda-feira, a partir das 20 horas, no Mineirão, estádio que será o palco do confronto entre uma equipe em crise e outra imprevisível, pela rodada final do Grupo C.

Após os resultados de domingo, quem vencer a partida entre Equador e Japão estará classificado às quartas de final como um dos dois melhores terceiros colocados, e enfrentará a Seleção Brasileira. Mas o empate favorecerá o Paraguai, que somou dois pontos no Grupo B e, com a igualdade entre equatorianos e japoneses, será o rival do time de Tite. Os outros sete participantes da próxima fase estão definidos e serão Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai

Com duas derrotas, uma defesa vulnerável e um treinador que ficou sem palavras, o Equador parece ter tudo contra, a não ser os milagres do futebol e da matemática, que fizeram a equipe sonhar com a classificação, mesmo após ser goleada por 4 a 0 pelo Uruguai e perder por 2 a 1 para o Chile, um resultado que irritou o técnico Hernán Dario Gómez pelos erros em jogadas de bola parada. 

Insatisfeito, o treinador não respondeu a perguntas na entrevista coletiva após o jogo, fazendo um monólogo de 45 segundos para explicar o resultado. E ampliou o seu retrospecto negativo na Copa América, com oito derrotas nos nove jogos em que dirigiu o Equador na competição. Além disso, pode estar revivendo 2004, quando a eliminação na primeira fase do torneio provocou a sua demissão

Para o duelo com o Japão, ele vai sofrer com a ausência de seu capitão, o zagueiro Gabriel Achilier, que foi expulso no jogo contra o Chile, devendo ser substituído por Arreaga. Além disso, o volante Renato Ibarra, reclamando de dores no joelho, abandonou a concentração do Equador. "Estou convencido que o time vai melhorar e que os jogadores vão terminar o campeonato da melhor maneira", afirmou Gómez

Adversário do Equador, o convidado Japão é imprevisível. A inexperiência - a maioria dos seus jogadores são sub-23 - a levou a ser goleada por 4 a 0 pelo bicampeão Chile na estreia, mas depois a equipe ficou duas vezes em vantagem no 2 a 2 com o Uruguai de Luis Suárez e Edinson Cavani, tendo dado muito trabalho ao adversário pela velocidade dos seus contra-ataques. 

O técnico Hajime Moriyasu mudou quase metade da equipe após a estreia, o que levou a promessa Kubo, recém-contratado pelo Real Madrid, a perder sua vaga na Seleção Japonesa. Ele pode fazer seu retorno ao time nesta segunda. Já quem tem sua posição assegurada é o meia Koji Miyoshi, autor de dois gols contra a seleção do Uruguai.

"Acredito que o time que empatou com o Uruguai será a base da equipe que vai iniciar o jogo contra o Equador. Nossa meta é passar da fase de grupos. Sobre o Kubo, vamos definir se vamos escalá-lo ou não", disse o treinador japonês.

Tags: Copa América selefut copaamerica equador japão mineirão brasil