MMA
None

UFC

Glover Teixeira elogia nova geração do UFC e ainda planeja retornar ao topo

Mineiro encara o 'Hulk' neste sábado e diz que meta é voltar ao top 5

postado em 26/04/2019 08:03 / atualizado em 25/04/2019 23:13

<i>(Foto: Sarah Stier/AFP)</i>
O UFC em Fort Lauderdale, na Flórida, neste sábado, terá a presença de um mineiro no card principal. Glover Teixeira retorna ao octógono para luta remarcada contra Ion Cutelaba, pelos meio-pesados. Em 11º lugar no ranking, o lutador nascido em Sobrália, no Vale do Rio Doce, busca a segunda vitória seguida para começar novo embalo e voltar ao topo da divisão até 93kg. 

O duelo entre Glover e Cutelaba estava marcado para 19 de janeiro, mas o atleta da Moldávia deixou o card por causa de lesão e a luta acabou cancelada. Mantido no evento em Nova York, o mineiro enfrentou Karl Roberson e venceu por finalização, se recuperando do revés para Corey Anderson por pontos. O confronto com o Hulk, como é conhecido o atleta da Moldávia, que pinta o corpo na cor do herói dos quadrinhos, foi remarcado para o UFC em Fort Lauderdale.

Em entrevista ao Superesportes, Glover Teixeira fez questão de frisar que sempre se dispõe a enfrentar qualquer adversário e ressaltou o desejo de retornar ao topo da divisão. Aos 39 anos, ele busca reencontrar a regularidade e engatar nova sequência de vitórias, mas sabe que a categoria mudou muito com a chegada de novos atletas, entre eles o brasileiro Johnny Walker, que vem se destacando na organização, e Thiago Marreta, próximo desafiante do campeão Jon Jones. 

Depois da luta cancelada por causa de lesão, era o seu desejo ter o duelo remarcado contra o Cutelaba?

Eu não sou um cara que peço lutas. Me ofereceram a luta e eu nunca digo não. Eu sou um lutador que quero provar para mim mesmo que eu tô no topo, então eu vou enfrentar quem estiver pela minha frente.

O Hulk vem de duas vitórias seguidas e busca espaço nos meio-pesados do UFC. Você ganhou a última luta e também mira o retorno ao pelotão de frente do ranking da divisão. Promessa de uma luta aberta no sábado?

Acho que sim. Ele vai vir agressivo igual sempre vem em todas as lutas dele, mas eu tô preparado e sei o que preciso fazer.

Cutelaba tem vitórias por nocaute e possui mãos pesadas, mas já foi finalizado no chão. A estratégia é investir aos poucos ou buscar a trocação franca desde o começo?

Eu estudei bastante o jogo dele e tô preparado. Mas a estratégia eu prefiro não falar agora. Você vai ver no sábado à noite (risos)

Mais uma vez você terá um oponente bem mais novo - Cutelaba tem 25 anos e é profissional desde 2012. É a nova realidade do UFC? Novos atletas surgindo em busca de espaço? 

Com certeza. Tem uma galera nova chegando e que, muitas vezes, são mais difíceis até que os oponentes ranqueados. Lutam sem muita obrigação, não tem tanto a perder, mas nem por isso são menos preparados.

Contra Karl Roberson você levou um susto no começo, mas se recuperou e optou por levar a luta ao chão para finalizar. Na hora do aperto é uma opção mais segura, já que você tem qualidade no jiu-jitsu?

Eu acho que tenho chance de nocautear. Confio na minha trocação, mas se ele der mole eu boto para baixo também. Qualquer um que vá me enfrentar tem que estar preparado para isso: mão pesada e jiu-jitsu afiado.

Durante muito tempo você ficou no topo da divisão e chegou a disputar o cinturão contra o Jon Jones. Mas não conseguiu embalar uma série de vitórias e caiu posições no ranking. Como você encara essa fase instável atual e o que fazer para engatar uma sequência positiva para voltar ao topo do ranking?

Eu hoje treino na minha própria academia. Desde a luta do Jon Jones que eu já treino lá e, desde então, já tive altos e baixos. Sigo com a minha planilha de treinamentos, meus métodos, mas a gente vai adaptando com o tempo para melhorar cada vez mais. Mudei algumas coisas na minha preparação. Sigo as dicas do Instituto de Performance do UFC e incluo na minha rotina.

Como você avalia essa geração que surgiu na divisão? Temos o Thiago Marreta, próximo desafiante, o Corey Anderson, Volkan Oezdemir, o próprio Johnny Walker....esses caras têm condição de chegar ao topo? 

Esses caras são sinistros. O Johnny não tá nem tempo de ver o bicho, que ele nocauteia todo mundo muito rápido. O Marreta tem a mão pesadíssima, vai disputar o cinturão agora. Torço muito para eles chegarem no topo.

Aos 39 anos, qual a pretensão do Glover Teixeira no UFC e no próprio MMA? 

Voltar ao topo. Quero sair brigando com todo mundo e buscar as vitórias para voltar pro top-5. Chegando lá, aí a gente analisa e vê se ainda dá tempo de buscar o cinturão.

Thiago Marreta pode ser a grande surpresa contra Jon Jones? Se pudesse, qual conselho daria para o brasileiro na disputa de cinturão?

Acho sim que ele tem chance de chocar o mundo. Diria para ele ter calma para fazer o jogo dele, não entrar pressionado pelo que os outros falam do Jon Jones. Entrar lá para se divertir e lutar como ele sempre luta. Acho que tem grande possibilidade dele ganhar e tô torcendo muito por ele.

UFC Fort Lauderdale

Sábado, 27 de abril, a partir das 19h30 (de Brasília)
BB&T Center, em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA)

Card principal
Ronaldo Jacaré x Jack Hermansson
Greg Hardy x Dmitry Smoliakov
Alex Cowboy x Mike Perry
Glover Teixeira x Ion Cutelaba
John Lineker x Cory Sandhagen
Roosevelt Roberts x Thomas Gifford

Card preliminar
Carla Esparza x Virna Jandiroba
Andrei Arlovski x Augusto Sakai
Ben Saunders x Takashi Sato
Gilbert Durinho x Eric Wisely
Jim Miller x Jason Gonzalez
Jessica Penne x Jodie Esquibel
Court McGee x Dhiego Lima

Tags: UFC Fort Lauderdale Ion Cutelaba Glover Teixeira glover hulk ufc