MMA
None

UFC

Com Khabib 'isolado' na Rússia, UFC 249 vive impasse sobre card e local

Campeão não conseguiu deixar país por causa da COVID-19

postado em 30/03/2020 21:39

(Foto: Ethan Miller/AFP)
Depois de ter três eventos cancelados por causa da pandemia do coronavírus, o Ultimate Fighting Championship garantiu que retomaria os eventos da temporada com o UFC 249, no dia 18 de abril. O local, no entanto, é um problema diante do avanço da COVID-19. Outro impasse ocorreu nos últimos dias. Campeão peso leve, Khabib Nurmagomedov está escalado para disputar o cinturão contra Tony Ferguson, mas não conseguiu deixar o Daguestão, na Rússia, antes do fechamento das fronteiras internacionais do país, decisão tomada pelo presidente Vladimir Putin. 

Nurmagomedov retornou para a Rússia, onde treinava à espera de uma definição do UFC sobre o local do evento marcado para 18 de abril. Em um live no Instagram, o campeão peso leve explicou que a organização teria informado que o UFC 249 poderia ser realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Entretanto, as fronteiras foram fechadas, o que inviabilizou a viagem ao Oriente Médio. O mesmo procedimento foi adotado pela Rússia, o que impediu o lutador de deixar o Daguestão.

“Depois de conversar com o UFC, decidimos voar para os Emirados um mês antes da luta. Não me lembro da data exata, eram 19 ou 20, vou ter que verificar. Mas quando desembarcamos nos Emirados, descobrimos que eles fechariam fronteiras. E ninguém poderá sair ou voar, com exceção dos residentes. Então tivemos que voar de volta para a Rússia”, afirmou o campeão ao RT Sport.

“Atualmente, estou no Daguestão treinando e me preparando todos os dias. Embora eu não saiba para o que estou me preparando. Porque depois que viemos para a Rússia, também tivemos as fronteiras bloqueadas. O mesmo que nos Estados Unidos, o mesmo que na Europa, Emirates, em toda parte. O mundo inteiro está em quarentena agora”, acrescentou.

Nurmagomedov disse que há boatos de que o evento será realizado na data pré-determinada ‘com ou sem ele’ no card. “Eu ouvi que eles vão organizar o evento com ou sem mim. Ok, vão em frente. Todos devem seguir as leis. Não sou contra, sei que os lutadores precisam alimentar as famílias e pagar as contas. Eu sei o quão difícil é para o lutador. Sem lutar, eles não recebem dinheiro”, argumentou. 

A situação é incômoda para o dono do cinturão, pois ele não sabe como continuará a preparação em um momento em que o mundo está praticamente paralisado por causa do coronavírus. “É realmente difícil treinar e reduzir peso quando o mundo inteiro está fechado e você não sabe para o que está se preparando. Mas não é a primeira vez que enfrento obstáculos na minha carreira", declarou.

LOCAL

Ao mesmo tempo em que considera a retirada de Khabib do card, o presidente do UFC, Dana White, busca resolver o impasse quanto ao local do evento. Além dos Emirados Árabes, a Coreia do Sul chegou a ser cotada, pois conseguiu controlar o avanço da COVID-19. O dirigente, no entanto, admite que terá que lutar contra o tempo para assegurar a edição na data programada.

Vou fazer de tudo para realizar Tony x Khabib no dia 18 de abril e tentar trazer alguma normalidade a esse país. A cada dia que eu trabalho nesse evento, sou acertado por uma bomba. Cada vez que planejo algo, cai tudo por terra - e eu sempre tenho que recomeçar. Tenho quatro ou cinco locais possíveis e estamos fechando o acordo. Depois disso, tenho que saber quem pode lutar e quem não pode, o que podemos fazer e vamos montar o card em cima dessas informações”, frisou o mandatário, sem dar pistas sobre quais seriam as cidades em vista. 

Tags: rússia campeão cinturão dana white UFC Khabib Nurmagomedov tony ferguson UFC 249