MMA
None

UFC

Uso obrigatório de máscaras marca pesagem do UFC em Las Vegas

Atletas usaram acessório de proteção na balança e nas encaradas

postado em 29/05/2020 17:21

(Foto: UFC/Divulgação)
Seguindo à risca o protocolo de segurança contra a pandemia do novo coronavírus em Las Vegas, todos os lutadores subiram à balança com máscaras de proteção na pesagem do UFC: Woodley x Burns, nesta sexta-feira, na cidade do estado de Nevada. Além dos atletas, comissários locais e funcionários da organização também tiveram que usar o acessório contra a COVID-19. Algumas encaradas, mais tensas, tiveram proximidade mesmo com a recomendação de distância. 

O UFC: Woodley x Burns será neste sábado, a partir das 19h (horário de Brasília), e marcará a estreia do octógono oficial da organização nas modernas instalações do Instituto de Performance, o UFC Apex, perto da sede da franquia, em Las Vegas. Serão dois eventos consecutivos no local, que conta com sistema de ponta para transmissões ao vivo e também na gravação de programas para TV. 

Na semana que vem, em 6 de junho, o novo prédio da companhia receberá o UFC 250. As duas edições ocorrerão sem a presença de público, o que ainda está proibido no estado de Nevada. O UFC conseguiu a liberação para os eventos mediante implantação de rígido protocolo de segurança, em conjunto com a Comissão Atlética de Nevada, que regulamenta competições de esportes de combate no estado.



MÁSCARAS

Alguns lutadores aproveitaram o uso obrigatório de máscaras e inovaram na ‘produção’. Spike Carlyle, que enfrentará Billy Quarantillo, no card principal, levou para a encarada uma máscara referente à peste negra, que assombrou a Europa durante boa parte da Idade Média, especialmente no século XIX. O acessório lembrou aquele usado por médicos e curandeiros nos povoados, naquela época.

Outro que usou um modelo diferente e também chamativo foi Brok Weaver. Ele não bateu o peso e foi multado em 20% da bolsa, que ficará com o adversário, Roosevelt Roberts. Mas aproveitou para usar um cocar indígena, uma alusão à origem do atleta, ao encarar o rival, de forma tensa. Os dois chegaram a tocar as testas e foram separados pelo ‘matchmaker’ Sean Shelby – o presidente do UFC, Dana White, não estava no palco, como de costume. 

DURINHO x WOODLEY 

Protagonistas do UFC deste sábado, que marcará a estreia do octógono oficial dos eventos da organização nas modernas instalações do Instituto de Performance, o UFC Apex, Tyron Woodley e Gilbert Durinho bateram o mesmo peso, ambos com 77,3kg. O norte-americano, ex-campeão dos meio-médios (77kg), e o brasileiro, que vem de cinco vitórias seguidas e almeja uma chance para disputar o cinturão, se encararam sem provocações, mas com seriedade. O lutador de Niterói usou, além da bandana, uma máscara com as cores da bandeira do Brasil. 

Além de Durinho, que nos EUA é chamado de Burns, os demais brasileiros escalados bateram o peso. Nos pesados (120kg), Augusto Sakai atingiu 117,7kg, acima do rival, Blagoy Ivanov (115,9kg). Nos meio-pesados (93kg), Klidson Abreu precisou tirar toda a roupa e usar a toalha para ficar no limite máximo permitido, 93,4kg. Ele vai enfrentar Jamahal Hill (93,2kg). Na divisão dos palhas (52kg), Mackenzie Dern, que tem dupla nacionalidade (Brasil e EUA), também usou as libras a mais permitidas para cravar 52,4kg, mesma marca da rival, Hannah Cifers.

Resultados da pesagem do UFC: Woodley x Burns
  
CARD PRINCIPAL
Tyron Woodley (77,3kg) x Gilbert Durinho (77,3kg) - meio-médio (até 77,6kg)
Augusto Sakai (117,7kg) x Blagoy Ivanov (115,9kg) - pesado (até 120,7kg)
Billy Quarantillo (67,8kg) x Spike Carlyle (68kg) - Peso-casado (até 68kg)
Roosevelt Roberts (70,8kg) x Brok Weaver* (71,4kg) -leve (até 70,8kg)
Mackenzie Dern (52,4kg) x Hannah Cifers (52,4kg) - palha (até 52,6kg)

CARD PRELIMINAR
Katlyn Chookagian (57,2kg) x Antonina Shevchenko (56,9kg) - mosca (até 57,2kg)
Daniel Rodriguez (77,1kg) x Gabriel Green (77,3kg) - meio-médio (até 77,6kg)
Klidson Abreu (93,4kg) x Jamahal Hill (93,2kg) - meio-pesado (até 93,4kg)
Tim Elliott (57,2kg) x Brandon Royval (56,9kg) - mosca (até 57,2kg)
Casey Kenney (61,7kg) x Louis Smolka (61,7kg) - galo (até 61,7kg)
Chris Gutierrez (66kg) x Vince Morales (66kg) - galo (até 61,7kg)

Os lutadores tiveram tolerância de até 454g acima do limite das categorias, como ocorre em confrontos que não valem cinturão

*Brok Weaver ficou acima do limite, até com tolerância, e foi multado com perda de 20% da bolsa, que ficará com o adversário, Roosevelt Roberts

Tags: balança pesagem durinho las vegas UFC woodley burns