MMA
None

UFC

Sem roupa, Aldo bate peso e confirma luta por cinturão do UFC na Ilha da Luta

Pesagem oficial do UFC 251 teve encaradas sérias entre protagonistas

postado em 10/07/2020 21:14

(Foto: UFC/Reprodução)
Em meio às belezas naturais da praia e de todo o litoral de Yas, tradicional ponto turístico de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o lutadores escalados para a estreia da Ilha da Luta, no UFC 251, subiram à balança para pesagem oficial e as encaradas. Os três duelos pelo cinturão, no card principal, foram confirmados pelos atletas, que ficaram no limite das categorias.

O UFC 251, neste sábado, a partir das 18h30 (de Brasília) marcará a estreia da Ilha da Luta do UFC, que montou estrutura rígida para levar os atletas e deixá-los isolados. A organização fretou voos e investiu no protocolo de segurança, com testes de COVID-19 antes do embarque e logo na chegada ao local. Os quatro eventos consecutivos - os demais serão nos dias 15, 18 e 25 de julho -, ocorrerão sem a presença de público.  

José Aldo, que disputará o cinturão vago dos galos contra Petr Yan, precisou subir à balança sem roupa para bater o peso limite, 61,2kg. O russo, por sua vez, alcançou a mesma marca, mas sem tanto sofrimento e drama. Na encarada, os dois se olharam com seriedade, protegidos com máscaras, sob o olhar do presidente do UFC, Dana White. O chefão da organização, por outro lado, deu mau exemplo e não usou o acessório de proteção durante a pesagem oficial. 



A encarada mais esperada foi entre os protagonistas da estreia da Ilha da Luta. O campeão dos meio-médios, Kamaru Usman, e o desafiante, Jorge Masvidal, ficaram no limite da categoria: 77,1kg. A encarada foi tensa e os dois mantiveram distância em ação de Dana White – os dois lutadores estavam com máscara protetora.

A outra luta pelo cinturão, no coevento principal da noite, terá o campeão dos penas, Alexander Volkanovski, e o ex-dono do cinturão, Max Holloway. Os dois também ficaram no limite da divisão, com 65,8kg, e se encararam com seriedade, mas sem provocações. 

MINEIRA BATE PESO

Prestes a lutar pela primeira vez na divisão dos moscas feminino, a mineira Amanda Ribas não teve problemas para passar pela balança. A lutadora de Varginha, que venceu os três duelos que disputou pelo UFC – todos na categoria palha (52kg), subiu mais de cinco quilos para encarar a norte-americana Paige VanZant, também no card principal. As duas bateram a mesma marca: 57,2kg. 

No outro duelo feminino no card principal, Jéssica Bate-Estaca e Rose Namajunas se reencontrarão em revanche. As ex-campeãs bateram peso na divisão palha: a brasileira alcançou 52,6kg, enquanto a norte-americana ficou com 52,6kg. Como não é luta valendo cinturão, as duas estavam dentro das 454g permitidas acima do limite. 



UFC 251

Neste sábado, 11 de julho
Horário: a partir das 18h30 (do Brasil)
Transmissão: Canal Combate
Local: Ilha da Luta, em Yas, Abu Dhabi

Card principal
Kamaru Usman (77,1kg) x Jorge Masvidal (77,1kg) – cinturão meio-médio 
Alexander Volkanovski (65,8kg) x Max Holloway (65,8kg) – cinturão peso pena
Petr Yan (61,2kg) x José Aldo (61,2kg) – cinturão peso galo 
Jéssica Bate-Estaca (52,2kg) x Rose Namajunas (52,6kg) – peso palha
Amanda Ribas (57,2kg) x Paige VanZant (57,2kg) – peso mosca

Card preliminar
Volkan Oezdemir (93,2kg) x Jiri Prochazka (93kg) – meio-pesados
Elizeu Capoeira (77,6kg) x Muslim Salikhov (77,6kg) – meio-médios
Makwan Amirkhani (66,2kg) x Danny Henry (66,2kg) – peso pena
Léo Santos (70,8kg) x Roman Bogatov (70,5kg) – peso leve
Marcin Tybura (114,3kg) x Maxim Grishin (101,2kg) – peso pesado
Raulian Paiva** (58,5kg) x Zhalgas Zhumagulov (57,2kg) – peso mosca
Karol Rosa (61,7kg) x Vanessa Melo ** (63,9kg) – peso galo
Martin Day (61,7kg) x Davey Grant (61,7kg) – peso galo

**Os lutadores ficaram acima do limite permitido para lutas sem valer cinturão e foram punidos: Raulian Paiva perdeu 20% da bolsa para a luta; Vanessa Melo ficou sem 30% da bolsa. O valor será revertido aos adversários

Tags: protagonistas pesagem UFC encaradas josé aldo abu dhabi ilha da luta UFC 251