MMA
None

UFC

Khabib finaliza Gaethje, mantém cinturão do UFC e anuncia aposentadoria

Emocionado, campeão diz que não faz sentido lutar sem o falecido pai

postado em 24/10/2020 19:13 / atualizado em 24/10/2020 19:54

(Foto: Divulgação/UFC)

Para muitos, foi mais fácil que o esperado. Enquanto alguns especialistas consideravam que Justin Gaethje seria o adversário mais difícil para Khabib Nurmagomedov, o campeão peso leve do UFC mostrou que não daria chance ao azar. O russo finalizou o norte-americano, dono do título interino, no segundo round do confronto principal do UFC 254, neste sábado, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, e manteve o cinturão pela terceira vez. O evento encerrou a segunda temporada do Ultimate Fighting Championship na paradísiaca Yas, tradicional ponto turístico local, em 2020.

Logo depois da vitória, a 29ª no MMA em igual número de lutas como profissional, Khabib não conteve a emoção e chorou no octógono. Na entrevista, ainda no octógono, o russo declarou que decidiu se aposentar antes do 30ª combate na carreira, como projetara. Abalado pela morte do pai e técnico, Abdulmanap Nurmagomedov, vítima de problema cardíaco agravado pela COVID-19, em junho, o campeão disse que não via sentido voltar ao UFC sem a presença de seu grande incentivador.

"Obrigado aos caras que estão comigo. Esta é a minha última luta. Não tem como voltar aqui sem o meu pai. Quando o UFC me chamou para lutar com Justin, eu conversei com a minha mãe por três dias. Eu prometi que será minha última luta. Se eu dou minha palavra, eu tenho que cumprir", revelou o Eagle (Águia), que conquistou o título dos leves diante de Al Iaquinta, em 2018, e o manteve contra Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje. 

(Foto: Divulgação/UFC)


A LUTA


Nurmagomedov sabia do perigo que Gaethje poderia oferecer com as mãos pesadas. O russo, no entanto, manteve a postura de pressionar o adversário e usou jabs e diretos para esperar o momento certo de derrubar. No fim do primeiro round, ele alcançou o objetivo, mas não teve tempo para buscar a finalização. 

O segundo round começou com mais uma queda aplicada pelo campeão linear. Dessa vez, Nurmagomedov teve tempo de sobra para fazer a montada e dominar inteiramente o americano no chão. O russo se posicionou para o triângulo e encaixou a finalização, a 1min34, que chegou a apagar o adversário por alguns segundos. 

Ver essa foto no Instagram

"Sem chance de eu voltar ao Octógono sem o meu pai" #UFC254

Uma publicação compartilhada por UFC Brasil (@ufc_brasil) em



LUTA COPRINCIPAL

Ex-campeão peso médio (84kg), o neozelandês Robert Whittaker deverá ter a chance de uma revanche contra o atual dono do título, Israel Adesanya, que lhe tirou o cinturão. O Reaper bateu Jared Cannonier na luta coprincipal do UFC 254, em um duelo marcado pelo equilíbrio e que quase terminou em nocaute, não fosse a incrível recuperação do americano, depois de ser atingido por vários golpes. Whittaker foi declarado vencedor por decisão unânime (triplo 29 a 28).


COWBOY DERROTADO


No card preliminar, Alex Cowboy Oliveira foi finalizado pelo estreante Shavkat Rakhmonov com uma guilhotina logo no primeiro round. Único brasileiro no evento, o lutador nascido em Três Rios-RJ vinha de duas vitórias seguidas, mas sucumbiu ao jogo agressivo do adversário e ainda deu brecha para a técnica que garantiu o triunfo ao atleta do Cazaquistão.



RESULTADOS DO UFC 254


CARD PRINCIPAL

Khabib Nurmagomedov venceu Justin Gaethje por finalização no segundo round
Robert Whittaker venceu Jared Cannonier por decisão unânime (triplo 29-28)
Alexander Volkov venceu Walt Harris por nocaute técnico no segundo round
Phil Hawes venceu Jacob Malkoun por nocaute no primeiro round
Lauren Murphy venceu Liliya Shakirova por finalização no segundo round
Magomed Ankalaev venceu Ion Cutelaba por nocaute técnico no primeiro round

CARD PRELIMINAR

Tai Tuivasa venceu Stefan Struve por nocaute no primeiro round
Casey Kenney venceu Nathaniel Wood por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Shavkat Rakhmonov venceu Alex Cowboy por finalização no primeiro round
Sam Alvey e Da Un Jung empataram por decisão dividida (28-29, 29-28 e 28-28)
Miranda Maverick venceu Liana Jojua por nocaute técnico no primeiro round
Joel Alvarez venceu Alexander Yakovlev por finalização no primeiro round

Tags: campeão aposentadoria Abu Dhabi cinturão UFC Khabib Nurmagomedov Justin Gaethje abdulmanap Ilha da Luta UFC 254