2

Mineira estoura limite de peso e tem luta cancelada no UFC em Las Vegas

Norma Dumont, de BH, pesou 1,5kg além do permitido; duelo cai

09/04/2021 18:12
compartilhe
Nurma Dumont subiu à balança e ultrapassou limite de peso em 1,5kg: luta foi cancelada
foto: Reprodução/UFC

Nurma Dumont subiu à balança e ultrapassou limite de peso em 1,5kg: luta foi cancelada


A mineira Norma Dumont está fora do UFC deste sábado, em Las Vegas. A atleta de BH pesou 1,5kg acima do limite permitido para a divisão dos galos (61,7kg) e teve a luta contra Erin Blanchfield cancelada por determinação da Comissão Atlética de Nevada, que regulamenta eventos de combate naquele estado americano. A rival até aceitara o confronto mesmo com a diferença na pesagem, mas o órgão decidiu retirar as duas da programação. 

Norma, que chegou a Las Vegas com uma semana de antecedência para a pesagem, na sexta-feira passada, dia 2, justamente preocupada em não deixar para cortar os quilos em excesso em cima da hora, acabou ultrapassando o limite em 1,5kg, Ela atingiu 63,2kg, enquanto a norte-americana ficou dentro do permitido, batendo os 61,2kg. Erin Blanchfield terá direito a receber a bolsa acertada com o UFC, mesmo com o cancelamento da luta. 

Em entrevista ao Combate, Norma disse que não entendeu o motivo pelo qual não conseguiu baixar o peso antes de subir à balança. Ela garantiu que seguiu a estratégia traçada pela equipe para não correr risco de estourar o limite, o que acabou ocorrendo nesta sexta-feira.


 
"Eu estava me sentindo bem, mas a luta caiu, infelizmente. Meu percentual de gordura estava 11, estava baixo. Eu estava forte, mas chegou nos 63kg, a balança "agarrou" de novo e o peso parou de cair", afirmou a lutadora de BH, que não passou pela balança pela segunda vez consecutiva - em novembro, antes da vitória sobre Ashlee Evans-Smith, ela já havia ultrapassado o limite dos galos. 

"Passei horas e horas, não caía mais. Como foram duas vezes na mesma comissão, ela não autorizou a luta. O UFC me mandou para fazer exames no PI (Instituto de Performance) para ver a melhor forma de e eu entrar na categoria sem ficar debilitada, talvez perder massa magra, vamos aguardar a resposta. Estou muito triste, estava bem treinada, gastei tempo e investimento. (...) Aconteceu, não sei explicar como, pois estava tudo OK, cheguei aos EUA com o peso mais baixo e parei nos 63kg", lamentou a mineira, sem esconder a frustração. 

Outra brasileira escalada para o evento deste sábado, Mackenzie Dern pesou 52,1kg e confirmou a luta contra Nina Ansaroff, pela divisão dos palhas. A adversária, que é esposa da campeã Amanda Nunes e adotou o sobrenome da companheira, alcançou 52,6kg, também dentro do limite permitido. A encarada ocorreu de forma amistosa, e as duas se cumprimentaram antes de deixar o palco.

O UFC deste sábado terá início às 13h (de Brasília), com o card preliminar. Os duelos mais importantes do dia começarão por volta das 16h (de Brasília). O Combate transmitirá o evento na íntegra. O SporTV 3 exibirá as duas primeiras lutas da programação. 

UFC Vettori x Holland


Neste sábado, 10 de abril
UFC Apex, em Las Vegas
Horário: card preliminar (13h, de Brasília); card principal (16h, de Brasília)
Transmissão: Canal Combate, na íntegra; o SporTV 3 exibirá as duas primeiras lutas

CARD PRINCIPAL
Marvin Vettori (84,3kg) x Kevin Holland (83,2kg) - peso médio
Sodiq Yusuff (66,2kg) x Arnold Allen (66kg) - peso pena
Sam Alvey (84,3kg) x Julian Marquez (84,3kg) - peso médio
Nina Nunes (52,6kg) x Mackenzie Dern (52,1kg) - peso palha
Mike Perry (77,1kg) x Daniel Rodriguez (77,3kg) - meio-médios

CARD PRELIMINAR
Jim Miller (70,5kg) x Joe Solecki (70,5kg) - peso leve
Scott Holtzman (70,5kg) x Mateusz Gamrot (70,7kg) - peso leve
**Norma Dumont (63,2kg) x Erin Blanchfield (61,2kg) - peso galo
John Makdessi (69,6kg) x Ignacio Bahamondes (71,1kg)* - peso leve
Yorgan de Castro (118,3kg) x Jarjis Danho (115,9kg) - peso pesado
Hunter Azure (61,4kg) x Jack Shore (61,7kg) - peso galo
Luis Saldaña (66kg)x Jordan Griffin (65,9kg) - peso pena
Da Un Jung (93kg) x William Knight (93,2kg) - meio-pesados
Impa Kasanganay (77,3kg) x Sasha Palatnikov (77,3kg) - meio-médios
 
* Ganhou prazo de uma hora para cortar o excedente de 350g 
** Luta cancelada após a brasileira ficar 1,5kg além do limite


Compartilhe