América
None

COPA DO BRASIL

CBF sorteia duelos da Copa do Brasil, e América estreia contra clube de Roraima

Coelho enfrentará o São Raimundo-RR na primeira fase da competição

postado em 13/12/2018 21:14 / atualizado em 13/12/2018 22:10

Rafael Ribeiro/CBF
A CBF realizou nesta quinta-feira o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019, programada para começar em 6 de fevereiro. Em cerimônia realizada em sua sede, no Rio de Janeiro, a entidade definiu os 40 duelos que abrem a competição. Um dos seis representantes de Minas Gerais, o América enfrentará o São Raimundo, de Roraima, fora de casa.

Além do Coelho, dois clubes mineiros serão visitantes. O Tupi vai ao Rio Grande do Norte enfrentar o Santa Cruz, enquanto o Boa pegará o Foz do Iguaçu, no Paraná. O Tombense, por sua vez, receberá o Sport, provavelmente em Tombos, na Zona da Mata mineira. Cruzeiro e Atlético, que estão na Copa Libertadores, só entram na competição a partir das oitavas de final.

Entre os clubes de outros estados, destaque para o Corinthians, que vai encarar o Ferroviário, do Ceará. Tricampeão do torneio, o time paulista foi vice em 2018 ao perder para o Cruzeiro na decisão. E no primeiro desafio de 2019, não deverá ter facilidade. Afinal, seu adversário está embalado pela conquista da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.

Outro gigante paulista que viajará para longe para disputar a primeira fase da Copa do Brasil será o Santos. Campeão do torneio em 2010, o time alvinegro terá pela frente o Altos, no Piauí.

Os grandes clubes cariocas também terão todos adversários nordestinos. Campeão em 2011, o Vasco vai encarar o Juazeirense, na Bahia. O Fluminense, vencedor em 2007, terá pela frente o River, do Piauí, enquanto que o Botafogo encara o Campinense, na Paraíba.

Além dos cinco já citados, os outros cinco clubes com melhor colocação no ranking da CBF, colocados no primeiro grupo do sorteio, Sport, Vitória, Bahia, Ponte Preta e Chapecoense vão encarar, respectivamente, Tombense, Moto-Club-MA, Rio Branco-AC, Aparecidense-GO e São José-RS, respectivamente.

Para o sorteio, a CBF dividiu as 80 equipes em oito grupos com 10 times em cada um. Os 10 mais bem ranqueados fizeram parte do Grupo A, os 10 seguintes integraram o Grupo B e assim sucessivamente, até se formar o Grupo H, para evitar que equipes de força parecida se enfrentem logo neste primeiro estágio.

O sorteio definiu também o chaveamento até a terceira fase da competição, na qual restarão 20 clubes. Destes, sobrarão 10 para a quarta etapa, quando haverá uma nova definição de confrontos. Vale lembrar que 11 equipes entrarão somente nas oitavas de final do torneio.

Atual bicampeão do torneio, o Cruzeiro entra apenas nas oitavas, assim como os demais representantes do Brasil na Copa Libertadores - Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético e Atlético-PR. Os outros três com vaga na quinta etapa do torneio nacional são o Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste; o Paysandu, ganhador da Copa Verde; e o Fortaleza, vencedor da Série B.

Vale lembrar que, desde o ano passado, a Copa do Brasil ganhou um atrativo extra aos clubes participantes, graças a um aumento significativo da premiação. O campeão do torneio arrecada R$ 50 milhões, enquanto o segundo colocado recebe R$ 30 milhões.

Confira os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil:

Ferroviário-CE x Corinthians-SP

Avenida-RS x Guarani-SP

Central-PE x Ceará-CE

Foz do Iguaçu-PR x Boa-MG

Aparecidense-GO x Ponte Preta-SP

Bragantino-PA x ASA-AL

URT-MG x Coritiba-PR

Manaus-AM x Vila Nova-GO

Campinense-PB x Botafogo-RJ

Ypiranga-AP x Cuiabá-MT

São Raimundo-RR x América-MG

Palmas-TO x Juventude-RS

Moto Club-MA x Vitória-BA

Galvez-AC x ABC-RN

Sinop-MT x Santa Cruz-PE

Imperatriz-MA x Náutico-PE

River-PI x Fluminense-RJ

Votuporanguense-SP x Ypiranga-RS

Boavista-RJ x Figueirense-SC

Corumbaense-MT x Luverdense-MT

Rio Branco-AC x Bahia-BA

Santa Cruz-RN x Tupi-MG

Sergipe-SE x Goiás-GO

Brasiliense-DF x CRB-AL

Altos-PI x Santos-SP

Sobradinho-DF x América-RN

Brusque-SC x Atlético-GO

Atlético-CE x Joinville-SC

São José-RS x Chapecoense-SC

Mixto-MT x CSA-AL

São Raimundo-PA x Criciúma-SC

Fast Clube-AM x Oeste-SP

Tombense-MG x Sport-PE

Operário-MS x Botafogo-PB

Itabaiana-SE x Paraná-PR

Americano-RJ x Londrina-PR

Juazeirense-BA x Vasco-RJ

Serra-ES x Remo-PA

Real Desportivo-RO x Avaí-SC

Tubarão-SC x Brasil-RS

Tags: América futnacional interiormg copadobrasil