América
None

SÉRIE B

Em jogo movimentado, América estreia na Série B com derrota para o Operário-PR

Fora de casa, Coelho criou oportunidades, mas foi batido

postado em 26/04/2019 20:53 / atualizado em 27/04/2019 12:34

(Foto: Estevão Germano / América)
O América iniciou nesta sexta-feira sua caminhada para tentar voltar à elite do futebol nacional, mas estreou com derrota fora de casa. Após percorrer 1.086 km, de Belo Horizonte até Ponta Grossa, o Coelho foi batido pelo Operário por 1 a 0, em partida movimentada. Uilliam marcou o único gol da partida aos 18 minutos do segundo tempo.

Diante de um bom público no Estádio Germano Krüger, o América apresentou volume de jogo. A equipe comandanda por Givanildo Oliveira criou oportunidades, principalmente no segundo tempo e vendeu cara a derrota para o alvinegro paranaense.

Na segunda rodada, o Alviverde terá a chance de se reabilitar diante de seu torcedor. O próximo compromisso do Coelho é no dia 30, terça-feira, contra o Botafogo-SP, às 21h30, no Independência. 

A estreia

Os primeiros dez minutos de partida foram concentrados na intermediária, sem que nenhuma das equipes conseguisse levar perigo ao gol adversário. O Coelho - que foi a campo com seu uniforme tradicional: camisa verde e preta, calção preto e meiões pretos - teve maior posse de bola no início da partida, porém o time pecava na troca de passes.

Aos 13 minutos, Diego Jussani fez falta na entrada da área e levou cartão amarelo. Na cobrança da falta do camisa 10 Xuxa, a bola foi alçada à área do Coelho, mas foi rechaçada pelo goleiro Fernando Leal para a linha de fundo. No escanteio, após cabeçada perigosa, a bola saiu à direita do gol americano.

A segunda metade do primeiro tempo foi dominada pelo time da casa. A primeira finalização do América aconteceu somente aos 29 minutos, num chute rasteiro e sem potência de Leandro Silva, que passou à esquerda do gol defendido por Simão. 

Aos 39' foi a vez de Zé Ricardo arriscar de fora da área. Apesar da força do chute de pé esquerdo do volante americano, a bola passou longe do gol alvinegro.

No minuto 33, Xuxa driblou Paulão na ponta esquerda e cruzou rasteiro, obrigando Fernando Leal a interceptar a bola de maneira arrojada, impedindo a finalização do atacante Bruno Batata.
 
Logo em seguida, quando o cronômetro marcava 36 minutos, Leandro Silva do América e Felipe Augusto tiveram um choque de cabeça e caíram no gramado. Apesar da preocupação momentânea, ambos receberam atendimento médico e seguiram na partida.
 
Aumento de temperatura após o intervalo
 
Nos dez primeiros minutos do segundo tempo, as equipes apresentaram um futebol melhor do que o que foi visto durante toda a primeira etapa.
 
Logo no início do segundo tempo, aos 6 minutos, o meia Felipe Augusto do Operário cruzou rasteiro da direita. A bola percorreu toda a área do América, sem que ninguém conseguisse finalizar para o gol.
 
O Coelho deu o troco logo em seguida. Aos 8 minutos, Jonatas Belusso recebeu um cruzamento vindo da esquerda e cabeceou com perigo pela linha de fundo.
 
A resposta alvinegra veio com Felipe Augusto aos 9' da segunda etapa. O camisa 7 do Operário finalizou cara a cara com Fernando Leal. O goleiro americano fez grande defesa. O clima da partida e as finalizações seguidas do Operário levantaram a torcida do time da casa.
 
Aos 18 minutos, Allan Vieira levantou na área de pé canhoto. O lateral-esquerdo João Paulo não conseguiu cortar o cruzamento e Uilliam finalizou de pé direito para o gol. A bola ainda bateu no peito do goleiro Fernando Leal antes de balançar as redes do América. 1 a 0 para o Operário.
 
Minutos após sofrer o gol, Givanildo mandou a equipe para o ataque, substituindo o volante Juninho pelo atacante França. Entretanto, mesmo com mais um homem de frente, o Coelho não conseguiu chegar ao empate.
 
OPERÁRIO 1 X 0 AMÉRICA
 
OPERÁRIO: Simão, Léo (Sosa, no intervalo), Alisson, Rodrigo e Allan Vieira; Chicão, Índio, Felipe Augusto (Dione, 35’/2ºT) e Xuxa (Jardel, 25’/2º T); Uilliam e Bruno Batata.
Técnico: Gerson Gusmão
 
AMÉRICA: Fernando Leal, Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho (França 28’/2º T) e Matheusinho; Jonatas Belusso, Felipe Azevedo (Ademir, 34’ 2º T) e Júnior Viçosa.
Técnico: Givanildo Oliveira
 
Gols: Uilliam (18’/2ºT)
Cartões amarelos: América - Diego Jussani, 12’/1ºT, João Paulo, 14’/2ºT, França, 46' 2º T; Operário - Índio, 16’/2ºT, Simão 39'/2ºT
Motivo: primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sexta-feira, 26 de abril de 2019, às 19h15
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Público: 5.581
Renda: R$58.7800,00 
Árbitro: William Machado Steffen (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

Tags: coelho serieb americamg operariopr