América
None

SÉRIE B

Com pênalti perdido no primeiro tempo e gol sofrido no fim, América é derrotado pelo Atlético-GO e vira lanterna da Série B

Coelho chega à sétima derrota em 12 rodadas pela competição nacional

postado em 26/07/2019 21:12 / atualizado em 27/07/2019 01:41

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press)</i>
O América deu sequência ao seu calvário na Série B ao perder para o Atlético-GO por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Independência, pela 12ª rodada da competição. O gol foi marcado por Jorginho, de cabeça, aos 43 minutos do segundo tempo. Antes de ser vazado, o time eve algumas chances, especialmente no primeiro tempo, quando o atacante Jonatas Belusso desperdiçou cobrança de pênalti aos 6 minutos.

Derrotado em casa, o Coelho é o novo lanterna da Série B, já que o Guarani venceu o São Bento por 2 a 1, em Campinas, e subiu para a 18ª posição, com nove pontos. O time mineiro contabiliza apenas sete pontos em 36 possíveis e tem aproveitamento de 19,4%. 

Na próxima terça-feira, às 20h30, o América enfrentará a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A única vitória da equipe na segunda divisão foi justamente como visitante: 3 a 1 sobre o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, dia 8 de junho.


O jogo

Para enfrentar o Atlético-GO, o técnico Felipe Conceição apostou na manutenção da formação com três volantes que empatou por 0 a 0 com o Oeste, terça-feira, no Independência. A esperança era que os ajustes realizados na atividade de quinta fizessem a equipe mostrar rendimento superior ao da rodada anterior.

Aos 4 minutos, Juninho tentou driblar Jorginho e caiu na grande área. O árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior marcou pênalti. Depois de breve reclamação do Atlético-GO, finalmente Jonatas Belusso se posicionou para a cobrança, na esperança de iniciar a arrancada do Coelho. Só que o goleiro Maurício Kozlinski caiu no canto direito e espalmou a bola para a linha de fundo.

Belusso tentou, a todo custo, redimir-se do erro. Aos 24min, ele fez uma bonita jogada ao receber de Felipe Azevedo e fintar o marcador na entrada da área. Contudo, o chute de pé esquerdo saiu torto, sem assustar o Atlético-GO. Aos 26min, Azevedo conduziu a bola da direita para o centro e bateu rasteiro, nas mãos de Kozlinski.

A estratégia americana de apertar a saída de bola funcionou. Em várias ocasiões, os defensores do Dragão foram forçados a dar chutão ou perderam a redonda em seu próprio campo. Num dos lances, Zé Ricardo desarmou Lucas Rocha e tocou para Belusso, que arriscou de fora da área, ao lado direito. Já o Atlético-GO atacou pela primeira vez no último minuto da etapa inicial. Em cruzamento de Jorginho, Mike cabeceou forte e exigiu grande defesa de Jori.

Apesar do domínio das ações no primeiro tempo, o América teve Matheusinho como ponto negativo. Além de não ter criado qualquer situação de gol, o camisa 10 amarrou em demasia a bola e foi presa fácil para a retaguarda rival. De quebra, ele levou cartão amarelo por reclamar com a arbitragem uma suposta falta não marcada no meio-campo. Felipe Conceição substituiu o meia no intervalo, colocando Neto Berola em seu lugar.

Na volta para o segundo tempo, o América perdeu intensidade e não conseguiu se impor. A troca de passes começava na defesa, continuava nas laterais e chegava até o meio-campo. A partir dali, a falta de repertório ficava evidente, e o Atlético-GO retomava a posse.

Felipe Conceição tentou dar gás novo à equipe com as entradas de Júnior Viçosa, que chegou a ser afastado do grupo principal, e Rafael Bilu. Mas a queda de desempenho na etapa complementar ficou ainda pior com o gol de cabeça de Jorginho, aos 43 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Nicolas: 1 a 0. Abatido, o Coelho não teve forças para reagir e se afundou ainda mais na Série B.

AMÉRICA 0X1 ATLÉTICO-GO

AMÉRICA
Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Willian Maranhão, Juninho e Matheusinho (Neto Berola, no intervalo); Felipe Azevedo (Rafael Bilu, aos 31min do 2ºT) e Jonatas Belusso (Júnior Viçosa, aos 19min do 2ºT)
Técnico: Felipe Conceição

ATLÉTICO-GO
Maurício Kozlinski; Jonathan Lemos, Lucas Rocha, Oliveira e Nicolas Vichiatto; Moacir e André Castro; Mike (Jairo Pedroso, aos 34min do 2ºT), Jorginho, Matheuzinho (Bustamante, aos 19min do 2ºT); Pedro Raul
Técnico: Wagner Lopes

Gol: Jorginho, aos 43min do 2ºT (AGO)

Cartões amarelos: Ricardo Silva, aos 21min, Matheusinho, aos 40min do 1ºT; Felipe Azevedo, aos 14min do 2ºT (AME); Pedro Raul, aos 40min, Maurício Kozlinski, aos 46min do 2ºT (AGO)

Motivo: 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Estádio: Independência, em Belo Horizonte-MG

Data: sexta-feira, 26 de julho de 2019

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Bruno César Chaves Vieira (PE)

Público: 1.241

Renda:
R$ 5.982,00

Tags: coelho américa derrota interiormg futnacional atleticogo serieb