América
None

SÉRIE B

América derrota Guarani, entra no G4 e fica a uma vitória de voltar à Série A

Na rodada decisiva, Coelho vai enfrentar o já rebaixado São Bento, no Independência

postado em 22/11/2019 23:22 / atualizado em 23/11/2019 00:12

(Foto: Estevão Germano/América)

Com um gol do jovem atacante Vitão, de 19 anos, no segundo tempo, o América venceu o Guarani por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas. O triunfo fez o Coelho pular da quinta para a terceira posição e ficar a uma vitória de voltar à Série A. A partida decisiva será contra o já rebaixado São Bento, no Independência.

Com o resultado, o Coelho chegou aos 61 pontos, ultrapassou o Coritiba, agora quinto colocado, e entrou no G4, zona de classificação à elite nacional. O Guarani, por sua vez, se mantém na 12ª posição, com 44 pontos.

Contudo, o Coritiba, que tem 60 pontos, joga neste domingo, às 16h, contra o campeão Bragantino, no Couto Pereira. Em caso de empate, o time paranaense iguala o América e o Atlético-GO (4º, com 61 pontos) em pontuação e passa a ser o quarto colocado pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate (17 do Coelho, 16 do Coxa e 15 do Dragão). Se vencer, o time paranaense assume a terceira posição.

Na última rodada da Série B, o América fará sua partida decisiva contra o já rebaixado São Bento, no dia 30 de novembro, sábado, às 16h30, no Independência. No mesmo horário, o Guarani vai ao Paraná enfrentar o Londrina, no Estádio do Café.

O jogo

A partida começou com o Guarani propondo mais o jogo, mantendo a posse de bola e criando algumas chances, mas sem levar perigo ao gol de Airton. O América, por sua vez, se defendia esperando uma oportunidade de sair para o contra-ataque e abrir o placar, fator que perdurou durante os 15 minutos iniciais.

Aos 20’, o América teve a chance de alçar a bola na área. O lateral-esquerdo Sávio cobrou falta na segunda trave, mas o volante Flávio cabeceou para fora. Na viagem da bola, o zagueiro Ricardo Silva foi puxado e derrubado por Arthur, mas o árbitro Jean Pierre de Lima não observou a jogada e nada marcou. Segundo o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, do SporTV, o juiz deveria ter assinalado o pênalti.

A partir da metade do primeiro tempo, o Coelho passou a dominar o jogo e pressionar o Bugre. O excesso de passes errados dos dois times, principalmente na hora de colocar um companheiro em condições de marcar, prejudicou as duas equipes, que não saíram do 0 a 0.

Depois do intervalo, a partida ficou mais aberta, com os dois times buscando o resultado. A primeira boa oportunidade da etapa final foi do América, aos 7’. O lateral-direito Diego Ferreira lançou Felipe Azevedo pela ponta direita, que invadiu a área, cruzou rasteiro para Matheusinho, mas o goleiro Jefferson se antecipou e fez a defesa.

Minutos depois, aos 18’, Azevedo ajeitou a bola e, de perna direita, finalizou forte para o gol. O goleiro do Bugre fez boa defesa e mandou para escanteio. E quase que o Coelho saiu na frente com um gol contra de Luiz Gustavo. Aos 31’, Sávio cobrou falta, a bola foi desviada e o zagueiro quase mandou para a própria rede. 

Mas o gol americano saiu aos 34’, em jogada entre dois atletas que haviam entrado há poucos minutos. Depois de rebatida na área do Guarani, a bola sobrou para Ademir, que finalizou para defesa de Jefferson. A bola sobrou novamente para o camisa 95, que bateu cruzado e, no rebote, o atacante Vitão empurrou para o gol: 1 a 0.

Depois do gol americano, o Guarani até tentou buscar o empate, mas o Coelho conseguiu se defender e segurar o resultado até o fim da partida.

GUARANI 0 X 1 AMÉRICA

GUARANI
Jefferson Paulino; Lenon (Pedro Acorsi, aos 27’ do 1ºT), Bruno Silva, Luiz Gustavo e Bidu; Felipe Guedes (Nando, aos 37’ do 2ºT), Arthur Rezende, Lucas Crispim e Rondinelly; Davó (Renan, aos 19’ do 2ºT)e Diego Cardoso. Técnico: Thiago Carpini.

AMÉRICA
Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva, Sávio; Zé Ricardo, Flávio (Marcelo Toscano, aos 28’ do 2ºT) e Juninho; Felipe Azevedo, Matheusinho (Ademir, aos 33’ do 2ºT) e Júnior Viçosa (Vitão, aos 14’ do 2º). Técnico: Felipe Conceição.

Gol: Vitão, aos 34 min do 2ºT (AME)

Cartões amarelos: Pedro Acorsi, aos 21 min do 2ºT, Bidu, aos 25 min do 2ºT, Felipe Guedes, aos 31 min do 2ºT e Diego Cardoso, aos 37 min do 2ºT (GUA); Ricardo Silva, aos 4 min do 2ºT, Diego Ferreira, aos 9 min do 2ºT e Vitão, aos 28 min do 2ºT (AME)
  
Motivo: 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Estádio: Brinco de Ouro, em Campinas

Data e horário: sexta-feira, às 21h30

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves de Lima (RS)

Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Mateus Oliveira Rocha (RS)

Público: 2.292

Renda: R$ 29.187,00

Tags: américa serieb interiormg guaranisp