2

Mercado do América: veja situação contratual dos jogadores do elenco

Vários atletas do elenco americano ficarão sem contrato ao fim de 2019

02/12/2019 19:00 / atualizado em 02/12/2019 19:27
compartilhe
América já planeja a próxima temporada há algum tempo
foto: Daniel Hott / América

América já planeja a próxima temporada há algum tempo


Após uma grande arrancada na Série B do Campeonato Brasileiro, o América terminou a competição na quinta colocação, com 61 pontos. Com o fim da disputa, o foco da diretoria americana passa a ser o planejamento do elenco para a próxima temporada.

Há algum tempo, o clube busca a renovação contratual de vários jogadores. Alguns já tiveram seus vínculos estendidos, enquanto outros ainda negociam com o clube. Veja a situação do treinador e dos atletas americanos:
 
 

Treinador

 
Em julho, o técnico Felipe Conceição, de 40 anos, assumiu o comando do América depois da saída de Maurício Barbieri. Com o treinador, a equipe reagiu na Série B, deixou a lanterna da competição e brigou por uma vaga na elite do futebol nacional até a última rodada. Os bons resultados de Conceição à frente do Coelho lhe renderam uma extensão contratual até dezembro de 2020, anunciada pelo clube em outubro deste ano.
 
 

Goleiros

 
Titular e peça fundamental na arrancada alviverde, o goleiro Airton teve seu contrato renovado com o América ainda nesta temporada. O novo vínculo do jogador de 25 anos vai até dezembro de 2021. Outro que permanece no Coelho é Jori. Formado nas categorias de base do clube, o goleiro de 23 anos tem contrato até junho de 2023.

Depois da lesão de Jori, que ficou afastado por uma cirurgia no menisco do joelho direito, Léo Lang foi contratado junto ao Inter de Minas para compor o elenco americano até o fim do ano. Apesar de não ter atuado pelo América, o clube já demonstrou interesse em sua permanência e busca renovar com o jogador de 21 anos.

Já a situação de Thiago é incerta. O goleiro de 23 anos foi contratado por empréstimo junto ao Flamengo durante a passagem de Barbieri pelo Lanna Drumond. Ele tem contrato com o Coelho até 31 de dezembro de 2019.
 
 

Laterais-direitos

 
O experiente Leandro Silva, de 31 anos, ficará no América até dezembro de 2020. O jogador já havia renovado seu contrato antes mesmo do término da Série B. Entretanto, o caso de Diego Ferreira é mais complicado. O lateral pertence ao Tombense e terá seu contrato de empréstimo com o América encerrado no fim deste ano. A diretoria americana já demonstrou interesse na renovação do jogador de 23 anos há algum tempo, mas ainda restam questões burocráticas para firmar um novo acordo.

Corre por fora na disputa pela vaga na lateral direita o jovem Ronaldo, de 20 anos. Cria da base, ele também estará no elenco americano em 2020. Ele tem vínculo com o clube até  dezembro do próximo ano.
 
 

Laterais-esquerdos

 
João Paulo é mais um a permanecer no América para a próxima temporada. O atleta de 33 anos renovou o contrato com o clube até dezembro de 2020. Sávio, por outro lado, tem contrato de empréstimo com o alviverde até o fim deste ano. A cúpula americana já havia procurado a Ferroviária, detentora dos direitos econômicos do atleta de 24 anos, para renovar seu contrato. Porém, ainda não há uma definição sobre o futuro do lateral.
 
 

Zagueiros

 
Emprestado pelo São Paulo até dezembro deste ano, o zagueiro Lucas Kal, de 23 anos, ficará em Minas Gerais. O América confirmou a prorrogação do contrato do jogador até dezembro de 2020. Seu companheiro de defesa, o capitão Ricardo Silva, é outro atleta que ficará sem contrato ao fim do ano. O Coelho, no entanto, já vem negociando com o Ituano uma extensão contratual com o jogador de 27 anos.

Quem pode deixar Belo Horizonte é o jovem Pedrão, de 22 anos. O defensor pertence ao Palmeiras e, findado seu contrato com o Coelho, deve retornar à equipe paulista para a próxima temporada. O veterano Lima, de 34, terá seu vínculo encerrado no fim deste ano e não há uma definição sobre o destino do defensor.

Os contratos dos jovens Sabino, de 20 anos, João Cubas, de 19, e Luisão, de 20, todos formados na base americana, vencem apenas em dezembro de 2020. Eles devem ser aproveitados por Felipe Conceição no próximo ano.
 
América já negocia a permanência do capitão Ricardo Silva
foto: Mourão Panda / América

América já negocia a permanência do capitão Ricardo Silva

 

Volantes

No meio campo alviverde, o experiente volante Juninho, de 32 anos, tem contrato com o clube até dezembro de 2020. Seu companheiro Willian Maranhão, por outro lado, terá seu vínculo com o Coelho encerrado no fim deste ano. Emprestado pelo Vasco, o jogador de 23 anos ainda não tem seu futuro definido.

O jovem Flávio, de 19 anos, cria da base e revelação do América na Série B, está ligado ao clube até o fim de 2021. As boas atuações renderam ao jogador interesses de outros clubes. O Coelho chegou a receber sondagens pelo atleta, mas nenhuma proposta oficial chegou à mesa da diretoria.

A situação de Zé Ricardo é parecida. O volante de 23 anos, também formado pelo Coelho, tem vínculo com o clube até dezembro de 2022. Houveram sondagens pelo jogador mas, assim como o caso de Flávio, nenhuma negociação foi aberta.
 
 

Meias

 
Muito valorizado, o meia-atacante Matheusinho, de 21 anos, também já foi sondado. Entretanto, nenhuma proposta oficial foi feita. Ele tem contrato com o América até setembro de 2021. Outro que permanece para o próximo ano é Felipe Azevedo, de 32, com vínculo até dezembro de 2020.

O jovem Geovane, de 21 anos, emprestado pelo São Paulo até dezembro deste ano, pode ficar em Belo Horizonte. O clube mineiro já negocia a permanência do meia para a próxima temporada.
 
Meia-atacante Matheusinho foi sondado por outros clubes
foto: Daniel Hott / América

Meia-atacante Matheusinho foi sondado por outros clubes

 

Atacantes

 
Com contrato até dezembro de 2020, os atacantes Marcelo Toscano, de 34 anos, Ademir, de 21, Vitão, de 19, e Jonatas Belusso, de 31, os atletas interessam à diretoria americana. Salvo alguma negociação posterior, eles permanecem no clube para a disputa da próxima temporada.

A situação de Neto Berola é um pouco distinta de outros atletas do elenco alviverde. Este ano, o atacante de 32 anos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Por conta da lesão, ele deve ter seu contrato prorrogado para que possa se recuperar da cirurgia. Porém, a diretoria pensa em manter o jogador para a disputa das competições do próximo ano.

Com o futuro ainda indefinido estão Rafael Bilu, jovem de 20 anos emprestado pelo Corinthians ao América; França, de 24, e o experiente Elias, de 32. O vínculo dos três vence no fim deste ano. 

Artilheiro do time em 2019, com 11 gols, Júnior Viçosa também ficará sem contrato em 31 de dezembro. A permanência do jogador de 30 anos interessa a diretoria, que já negocia uma renovação.
 

Situação contratual dos jogadores

 
Goleiros:
Jori: junho/2023
Léo Lang: dezembro/2019 
Airton: dezembro/2021 
Thiago: dezembro/2019
 
Laterais-direitos:
Diego Ferreira: dezembro/2019
Leandro Silva: dezembro/2020
Ronaldo: dezembro/2020
 
Zagueiros:
Lucas Kal: dezembro/2020
Pedrão: dezembro/2019
Ricardo Silva: dezembro/2019
Sabino: dezembro/2020
João Cubas: dezembro/2020
Luisão: dezembro/2020
Lima: dezembro/2019
 
Laterais-esquerdos:
João Paulo: dezembro/2020
Sávio: dezembro/2019
 
Volantes:
Flávio: dezembro/2021
Juninho: dezembro/2020
Willian Maranhão: dezembro/2019
Zé Ricardo: dezembro/2022
 
Meias:
Matheusinho: setembro/2021
Felipe Azevedo: dezembro/2020
Geovane: dezembro/2019
 
Atacantes:
Marcelo Toscano: dezembro/2020
Rafael Bilú: dezembro/2019
França: dezembro/2019
Neto Berola: dezembro/2019
Júnior Viçosa: dezembro/2019
Ademir: dezembro/2020
Elias: dezembro/2019 
Jonatas Belusso: dezembro/2020 
Vitão: dezembro/2020 
 
Técnico:
Felipe Conceição: dezembro/2020

Compartilhe