América
None

AMÉRICA

Lisca vê Matheusinho como destaque do América no mercado: 'Tem que fazer grande ano'

Treinador citou meia-atacante como alvo de clubes brasileiros e do exterior

postado em 10/07/2020 08:00 / atualizado em 11/07/2020 23:51

(Foto: Mourão Panda/América)
Veloz, habilidoso e artilheiro. Essas eram as características de Matheusinho ainda nas categorias de base. O talento fez a joia do Lanna Drumond ser promovida ao profissional no começo de 2016, aos 18 anos. Hoje, mais maduro, com 22, ele é apontado pelo técnico Lisca como um jogador que dá retorno técnico e que tem grande potencial de venda até mesmo para o exterior.

Esta semana, em estudo realizado pela plataforma de dados e análise InStat, Matheusinho figurou entre os 17 melhores jogadores jovens do Brasil.

“Eu converso com ele, eu falo que ele tem que fazer um grande ano, ajudar o América, que é o clube onde ele se formou, e colocar o América na série A. Aí depois se for consequência de tudo isso, entrar em um processo de negociação que seja bom para ele e para o clube, porque é importante para o América também colocar os jogadores e negociá-los, trazendo recurso para investir no clube”, disse Lisca ao Superesportes.
 
A trajetória profissional de Matheusinho com a camisa americana foi interrompida em outubro de 2017 com uma grave lesão. Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. O jogador só retornou aos gramados no segundo semestre do ano seguinte. 
 
Matheusinho logo retomou a posição de destaque na equipe principal do América após a lesão e é cobiçado por clubes nacionais e do exterior. No começo do ano, o Coelho recebeu propostas do Ceará e Fortaleza pelo meia-atacante. Ele ainda foi sondado pelo Vasco.  No ano passado, clubes de Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e Japão haviam buscado informações a seu respeito.

Matheusinho ainda não fez sua estreia sob o comando de Lisca. Ele sofreu uma torção no tornozelo esquerdo na vitória americana sobre o Uberlândia, por 3 a 0, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, e ficou afastado dos gramados por um longo período. Já durante a pandemia do novo coronavírus, ele foi diagnosticado com a COVID-19, mas está recuperado.
 
“O Matheus é um jogador muito importante para nós e são ciclos da vida. Ele já despertou muito interesse de equipes da Série A no ano passado. O Ceará é um clube que gosta muito do Matheus, o Fortaleza já fez proposta e tiveram outras equipes, mas essa travada no início do ano e toda a pandemia deu uma segurada em tudo”, completou. 

'Referência no clube' 

Matheusinho retomou os treinamentos no Lanna Drumond após a recuperação da torção e do diagnóstico positivo para a COVID-19. As características do meia-atacante geraram elogios do treinador. Lisca disse que tem trabalhado algumas ‘situações’ com o jogador.

“O Matheus é uma referência no clube, todo mundo sabe disso, é um atleta de destaque, ele está trabalhando muito bem, vem treinando muito bem, com a dinâmica e a leveza que ele tem, troca de direção muito rápida, ele é inteligente demais para jogar. Ele tem uma concepção de jogo apurada e eu estou trabalhando algumas situações com ele também, é um jogador que está preparado para retornar, para buscar a vaga na equipe”, avaliou. 

Matheusinho terá diversas funções na equipe que vem sendo desenhada por Lisca. A ideia do treinador é conseguir ‘casar’ as peças disponíveis no grupo com as características do meia-atacante.

“Em algumas situações, ele estava no time em uma função e em outras não está. Em alguns momentos, ele vai desenvolver um certo papel e em outros momentos serão outros papéis. A gente está tentando casar as peças e o Matheus tem treinado muito bem e eu tenho gostado dessa relação que eu tenho criado com ele. A gente tem conversado algumas vezes, não só dentro de campo, mas fora também com tudo que envolve o jogador e eu estou em uma expectativa muito grande porque ele vai acrescentar muito na nossa equipe”, completou. 

Concorrência aberta

O período em que Matheusinho ficou afastado do gramados deu espaço a outros jogadores no grupo americano. O atacante Ademir herdou a vaga deixada pelo companheiro de equipe e se destacou: foram quatro gols em 12 partidas. 

Na outra extrema, Felipe Augusto também apresentou bons números: foram três gols em 12 jogos. Além deles, Matheusinho ainda enfrentará a concorrência de Felipe Azevedo, que retornou de empréstimo do Água Santa, e os crias da base Kawê e Carlos Alberto, ambos com 18 anos.

“A equipe terminou muito bem, o Ademir está muito bem também, ele tem feito um trabalho de fortalecimento muscular, não só ele, mas alguns jogadores, para ganho de massa nesse período. O Felipe Augusto, que joga na outra extrema, também é concorrente e vinha muito bem. O Felipe (Azevedo) voltou, ele é um cara muito experiente e me ajuda muito. Então, nós temos uma concorrência bem grande ali, o próprio Carlos (Alberto), agora também tem o Kawê, que eu integrei na equipe profissional. São meninos de muita qualidade, muito futuro, eu acho muito difícil o América não colher frutos positivos, tanto técnicos quanto financeiros com esses dois jogadores”, disse. 

Matheusinho soma 119 partidas com a camisa do América. Desde o início da sua trajetória como profissional, em 2016, o meia-atacante se destacou com 14 gols marcados.

A entrevista

Lisca, técnico do América, concedeu entrevista exclusiva ao Superesportes e ao Estado de Minas. Na conversa, ele falou sobre o trabalho à frente do Coelho em 2020, a disputa da Série B, a reta final do Campeonato Mineiro, sua carreira e o futebol brasileiro.


Veja tudo que publicamos:


Tags: serieb americamg interiormg