América
None

SÉRIE B

América estreia com vitória suada sobre a Ponte Preta fora de casa na Série B do Brasileiro

Coelho sai na frente em pênalti inexistente e segura vantagem

postado em 08/08/2020 23:03 / atualizado em 08/08/2020 23:34

(Foto: Estevão Germano/América)

O América estreou com vitória fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Apontado como candidato ao acesso, o Coelho derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, na noite deste sábado, no Canindé, em São Paulo, e começou de forma positiva a briga para voltar à elite nacional. O gol saiu em cobrança de pênalti inexistente, marcado por João Paulo, aos 42min do primeiro tempo.

O Coelho mostrou que a eliminação para o Atlético nas semifinais do Campeonato Mineiro, com duas derrotas (2 a 1 e 3 a 0), foi absorvida pelo grupo. O América aproveitou a melhor produção no primeiro tempo, saiu em vantagem e contou com erro do árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim, que apontou toque de mão do lateral-direito Apodi em lance na área da Macaca. A bola bateu na barriga do jogador, mas a penalidade foi assinalada e João Paulo garantiu o triunfo.

Com os primeiros três pontos na Série B, o América volta a campo na próxima terça-feira, quando estreará como mandante. O Coelho receberá o Cuiabá, às 21h30, no Independência. A Ponte Preta visitará o Brasil, em Pelotas, interior gaúcho, no mesmo dia, às 19h15.

 

O JOGO 

A Ponte Preta tentou se impor como mandante, mas nem de longe lembrou o time semifinalista do Campeonato Paulista. Com perdas na equipe, reformulada após o Estadual, a Macaca perdeu padrão de jogo e sentiu ausência de uma referência sem o atacante Roger, que rescindiu contrato. O América, mesmo com desfalques, se valeu do melhor entrosamento e foi muito mais lúcido, assumindo o controle das ações.

Com dificuldade na criação, a Ponte Preta não conseguia penetrar na área e apostava nos chutes de longe. Mas o goleiro Airton mostrou firmeza em arremate de Dawhan. Do lado americano, Felipe Augusto era o jogador mais perigoso, se infiltrando pelos lados. E foi assim que o Coelho acertou o travessão de Ivan, após jogada do atacante e conclusão de Alê.

Em um erro de avaliação do árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim, o América saiu em vantagem. Aos 41min, depois de cruzamento de Diego Ferreira, pela direita, Vitão cabeceou e a bola tocou na barriga de Apodi. O juiz, no entanto, assinalou a infração na área. Na cobrança, aos 42, João Paulo chutou e o goleiro Ivan defendeu parcialmente, mas o lateral-esquerdo do Coelho empurrou para as redes: 1 a 0.

Apesar do gol em um pênalti mal marcado, o placar fez justiça ao melhor rendimento do América, bem mais organizado e efetivo que a Ponte Preta. “A gente vem jogando junto há mais de um ano, isso faz a diferença, temos entrosamento e vamos buscar a vitória para arrancar bem”, afirmou o goleiro Airton.

Macaca melhor


A etapa final começou com a Ponte mais intensa, mesmo com pouca organização em campo e com muitos erros de passe. Aos 12, a Macaca teve a chance do empate em mais um pênalti inexistente marcado pelo árbitro. Zé Roberto entrou na área e caiu em lance com João Paulo. Na cobrança, João Paulo, da equipe da casa, deslocou Airton, mas a bola tocou no pé da trave. Em seguida, Zé Roberto arriscou duas vezes de voleio e o goleiro do Coelho defendeu. 

A Ponte Preta aumentou a velocidade na chegada, principalmente pela direita, com Apodi. Incomodado e orientando os jogadores aos gritos, na beira do campo, o técnico Lisca trocou Felipe Augusto por Léo Passos. Ele manteve Vitão como referência, mas o América perdeu força ofensiva. Ao contrário do primeiro tempo, o meio-campo do Coelho parou de prender a bola e apostar no toque. O comandante americano mexeu mais duas vezes, enquanto a Ponte também fez trocas, mas não conseguiu traduzir a melhora em reação.

PONTE PRETA 0 x 1 AMÉRICA


PONTE PRETA
Ivan; Apodi, Luizão, Wellington Carvalho, Rayan e Ernandes; Dawhan (Neto Moura), Luís Oyama (Faye), João Paulo e Camilo (Moisés); Zé Roberto e Bruno Rodrigues
Técnico: João Brigatti

AMÉRICA
Airton; Diego Ferreira, Messias, Eduardo Bauermann, João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Lucas Luan); Matheusinho, Vitão (Rickson) e Felipe Augusto (Léo Passos)
Técnico: Lisca

Motivo: 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Canindé, em São Paulo
Data: sábado, 08 de agosto
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim
Auxiliares: Maxwell Rocha Silva e Ruan Luiz de Barros Silva
GOL: João Paulo (pênalti), aos 42min do 1ºT
Cartões amarelos: Luís Oyama, Zé Roberto (PON)

Tags: américa coelho canindé serieb interiormg pontepretasp