América
None

AMÉRICA

América definirá diretor de futebol após eleição; Luiz Greco é cogitado

Ex-dirigente do Figueirense é um dos nomes ventilados nos bastidores do clube alviverde, que terá pleito presidencial em fevereiro

postado em 17/01/2021 06:30 / atualizado em 17/01/2021 11:11

(Foto: Daniel Hott/América)
A definição do novo diretor de futebol do América será feita apenas após a eleição presidencial do clube, prevista para fevereiro. Com a saída de Paulo Bracks para o Internacional, o cargo vem sendo ocupado temporariamente pelo diretor das categorias de base, Frederico Cascardo.

Inicialmente, a eleição presidencial do Coelho aconteceria em dezembro, mas foi adiada em função da pandemia da COVID-19. Ainda haverá uma reunião do Conselho de Administração para a definição da data e demais detalhes. O atual presidente Marcus Salum poderá se candidatar novamente, pois retornou ao clube em janeiro de 2018, após ficar fora de 2015 a 2017. 
 
Por outro lado, há três integrantes do Conselho que já estão no segundo mandato consecutivo e precisarão ser substituídos: Fabiano Jardim, Marco Antônio Batista e Anderson Racilan.
 
Apesar da espera pela definição do novo responsável pelo projeto de futebol do clube, alguns nomes já vêm sendo ventilados nos bastidores. Segundo apurou o Superesportes, um deles é o de Luiz Greco. O ex-dirigente do Figueirense deu início à sua carreira no América e conta com o apoio de conselheiros influentes como Afonso Celso Raso, José Flávio Lanna Drumond e Francisco Santiago. 
 
O último trabalho de Greco foi em 2019, como diretor de negócios do Figueirense. Ele ainda tem no currículo passagens por times como Santos, Athletico-PR, Cruzeiro e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. 
 
A trajetória de Greco no América começou em 1981, como preparador físico da base e do profissional. Ele deixou o clube em 1989, tendo retornado oito anos depois como diretor das categorias de formação e relações internacionais. A última passagem de Greco no clube foi em 2004. 
 
Luiz Greco trabalhou com Marcus Salum entre 1997 e 2004. Em contato com a reportagem, o atual presidente disse que admira o trabalho de Greco, mas ressaltou que a definição do novo integrante do cargo só será feita depois das eleições. 
 
“Existe e não existe (essa possibilidade). Tem muita coisa a ser resolvida e esse assunto só vai ser tratado após a eleição. Por enquanto, o Cascardo vai atender essa função. O (Luiz) Greco é muito competente, já trabalhei com ele, mas a escolha para essa função depende de uma série de fatores que só serão definidos após as eleições”, disse Salum.
 
O Superesportes também conversou com Luiz Greco. Ele afirmou que recebeu apenas contatos informais de pessoas ligadas a Salum e espera poder retornar ao clube em que deu seu pontapé inicial no futebol. 
 
“Até o momento, eu não tive nenhum contato direto da diretoria do América, mas fiquei sabendo de pessoas ligadas ao clube sobre essa possibilidade. Tenho uma história muito grande com o América, eu conheço o Salum também, então seria uma alegria muito grande poder voltar”, afirmou Greco.
 
A três rodadas do fim da Série B, o América já deu início ao planejamento para a temporada 2021. Uma das prioridades é a renovação com o técnico Lisca, que já demonstrou a vontade de permanecer à frente do comando do Coelho. O treinador chegou a revelar o uso de jogadores da base e dos eventuais reservas do elenco no começo do Campeonato Mineiro. William Batista, treinador do sub-20, também está inserido na programação inicial.

Tags: serieb americamg interiormg seriea