América
None

AMÉRICA

Dower Araújo, superintendente do América, concorre ao Prêmio CONAFUT

Executivo concorre na categoria 'Melhor CEO de 2020'

postado em 24/03/2021 19:00 / atualizado em 24/03/2021 18:59

(Foto: Reprodução/TV Coelho)
Dower Araújo, superintendente geral do América, concorre ao Prêmio CONAFUT (Conferência Nacional do Futebol) de 2021. Ele foi indicado na categoria 'Melhor CEO de 2020'. O objetivo da premiação é eleger os profissionais que mais se destacaram ao longo do ano, de acordo com os resultados alcançados em relação à capacidade de investimento dos clubes.
 
Em entrevista ao Superesportes, Dower Araújo falou sobre o trabalho no América e contou um pouco da trajetória no clube. O executivo destacou o projeto de transformar o Coelho em um 'clube de Série A'.
 
“Eu recebo com muito orgulho, muita alegria. Até com certa surpresa, porque o trabalho que vem sendo feito no América é um trabalho de continuidade. Eu não posso deixar de falar do trabalho feito pelo Paulo Assis até o meio do ano. Assumi em julho de 2020 e venho traçando um plano de trabalho de muita governança corporativa, prezando por excelência de controles, compliance fiscal, processos internos do clube, e fazendo uma interlocução entre o Conselho de Administração e os diretores. Colocando metas e fazendo um trabalho de gestão corporativa”, disse Dower.
 
“Eu venho do mercado corporativo, de consultoria e de auditoria, então estou tentando implementar no América práticas do mundo corporativo. Acredito que esse seja o principal motivo pelo qual o CONAFUT lembrou do meu nome. A gente vem implementando desde 2016 práticas de governança no América. Esses controles, essa forma de gestão, traz resultados. 2020 nós tivemos o melhor ano dentro de campo, com acesso à Série A e semifinal de Copa do Brasil. Vamos continuar assim para 2021, para deixar o América na Série A. O América não quer permanecer na Série A: ele vai ser um time de Série A. Esse é o nosso plano”, completou.


A eleição é realizada a partir de três candidatos indicados pelo conselho CONAFUT, mais 'júri técnico', mais 'júri business' e funciona da seguinte maneira:
 
  • 70% de poder de voto para os júris dos especialistas
  • 20% de poder de voto para os participantes CONAFUT
  • 10% de poder de voto para o júri popular (aberto no site)
 
Dower Araújo concorre com Carlos Amodeo e Thiago Scuro, CEO’s de Grêmio e Red Bull Bragantino, respectivamente. O Prêmio classifica o executivo da área como um profissional 'responsável por implementar as decisões estratégicas e garantir que elas sejam executadas com eficiência'.
 
“O CEO (Chief Executive Officer) de um clube de futebol tem a responsabilidade de colocar em prática as decisões tomadas pelos órgãos superiores do clube. Assim, este profissional tem como principal função liderar o grupo de executivos responsáveis por cada área, como Futebol, Marketing, Jurídico e Finanças. Em outras palavras, o CEO é o responsável por implementar as decisões estratégicas e garantir que elas sejam executadas com eficiência e de acordo com as diretrizes”.

Tags: superintendente americamg interiormg futnacional seriea dower araujo premio conafut melhor ceo