2

América busca empate com Flamengo, mas segue próximo do Z4 do Brasileirão

Com o resultado, o Coelho chegou ao quinto jogo de invencibilidade na Série A do Brasileirão

26/09/2021 12:46 / atualizado em 26/09/2021 16:40
compartilhe
América e Flamengo empataram por 1 a 1 no Independência
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press

América e Flamengo empataram por 1 a 1 no Independência


O América jogou bem, conseguiu pressionar e neutralizar o Flamengo em grande parte do confronto no estádio Independência, em Belo Horizonte, neste domingo, mas acabou ficando no empate por 1 a 1, no duelo da 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro . Os gols saíram nos minutos finais da partida, com Michael para o Rubro-Negro e Alê para o Coelho . Apesar de chegar ao quinto jogo invencibilidade com esse resultado, a equipe americana foi a 24 pontos e corre risco de voltar à zona de rebaixamento ao término desta rodada. 

O placar final, no entanto, manteve um tabu amargo para o clube mineiro . Desde 2000, o América não vence o Flamengo - naquele 2 a 1 pelo Brasileirão (Copa João Havelange) que, inclusive, marcou a única vitória do Coelho nas últimas nove partidas contra o Rubro-Negro. 

América 1 x 1 Flamengo: fotos do jogo pela 22ª rodada do Brasileiro


O próximo compromisso do América no Campeonato Brasileiro ocorrerá no sábado (2), às 17h, diante do Cuiabá. Em confronto da 23ª rodada, o Coelho visitará o nono colocado na Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso.
 

O jogo

 
América e Flamengo entraram em campo com escalações espelhadas (4-3-3). Quem esperava um jogo de ataque contra defesa pode ter se surpreendido com um duelo franco, mais vertical, de jogadas rápidas em contra-ataques. 
 
Logo no primeiro minuto da partida, Mauro Zárate escapou bem pelo lado direito, mas chutou a bola em cima do goleiro Gabriel Batista. A defesa do Flamengo bobeou no lance e permitiu a infiltração do meio-campista americano. Apesar da boa jogada, o assistente já marcava impedimento. 
 
Como resposta, o Rubro-Negro teve duas boas oportunidades de abrir o placar. Na primeira, aos sete minutos, Bruno Henrique percebeu que Matheus Cavichioli estava adiantado e tentou por cobertura, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. Na segunda, Matheuzinho cruzou para Pedro finalizar livre de marcação, porém o arqueiro do time mineiro voltou a defender. 
 
A postura americana já dava sinais de que era acertada. O Coelho conseguia manter o rival pressionado quando saía da defesa e foi assim que saiu a melhor chance do primeiro tempo. Aos 23', Zárate enfiou a bola para Ademir na ponta direita, que rolou para o meio da área. Marlon chegou como 'homem surpresa', mas chutou com o pé direito - que não é o bom - e isolou. 
 
Mesmo pressionado, quando conseguia sair rápido no contra-ataque, o Flamengo levava perigo ao gol do América. Nos minutos finais da primeira etapa, Bruno Henrique levou a melhor no mano a mano com Eduardo Bauermann e finalizou por cima do gol. 

Segundo tempo
 

A equipe carioca voltou melhor dos vestiários. O Rubro-Negro retomou a estratégia que funcionou no primeiro tempo: adotou uma postura mais reativa na marcação para atrair o adversário e abusou dos contra-ataques. Sendo assim, o Coelho não encontrava muitos espaços para chegar próximo à área do Flamengo. 
 
O jogo parecia estar da forma como o Flamengo queria. O Rubro-Negro se segurava na defesa e criava boas oportunidades para sair à frente no placar. Aos 13', Pedro bateu cruzado no alto exigindo ótima defesa de Cavichioli. Porém, o assistente já havia detectado uma irregularidade na posição do centroavante. 
 
Apesar de adotar uma postura mais associativa, de troca de passes no meio campo, o América não conseguia encaixar um lance claro para balançar as redes. Aos 15', o atacante Felipe Azevedo teve a melhor oportunidade em um chute cruzado para longe da meta defendida por Gabriel Batista. 
 
O fim de jogo foi mais aberto, com ambas as equipes buscando o gol para tentar somar pontos no Brasileiro. Foi assim que o Flamengo chegou ao primeiro gol do jogo. Aos 43 minutos, Michael fez bela jogada dentro da grande área e balançou as redes: 1 a 0. 
 
O América não se abalou com o baque e continuou persistindo. Aos 49 minutos, Lucas Kal cruzou a bola na cabeça de Alê, que empatou a partida para a equipe mineira: 1 a 1.  

AMÉRICA 1 X 1 FLAMENGO 
 
América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal, Juninho (Ribamar) e Felipe Azevedo (Rodolfo); Ademir, Zárate (Isaque) e Fabrício Daniel (Alê).
Técnico : Vagner Mancini

Flamengo
Gabriel Batista; Matheuzinho (Rodinei), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Renê; Willian Arão (Lázaro), Thiago Maia, Diego (Andreas Pereira); Vitinho (Michael), Bruno Henrique (Kenedy) e Pedro. 
Técnico : Renato Gaúcho
 
Motivo : 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data : domingo, 26 de setembro de 2021
Local : Independência, Belo Horizonte
Árbitro : Anderson Daronco (RS)
Assistentes : Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (RS)
VAR : Daniel Nobre Bins (RS)

Gols : Michael (Flamengo) aos 44' do 2ºT e Alê (América) aos 49' do 2ºT
Cartão amarelo : Ademir (América) e Mathuezinho (Flamengo)

Compartilhe