Atlético
None

COPA SUL-AMERICANA

Em vantagem, Atlético recebe Botafogo e aposta no Horto para avançar na Sul-Americana

Times se enfrentam a partir das 21h30 desta quarta, pelas oitavas de final

postado em 31/07/2019 06:30 / atualizado em 31/07/2019 04:09

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Como nas campanhas vitoriosas da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014, o Atlético volta a apostar na força do Independência para avançar numa competição mata-mata. Ao contrário de jornadas heroicas de anos atrás, não será necessária uma virada improvável. Em vantagem após vencer a partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana por 1 a 0, a equipe mineira pode até empatar com o Botafogo na noite desta quarta-feira. O jogo está marcado para 21h30.

Na partida de ida, Vinicius garantiu o triunfo dos visitantes no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A vantagem - que poderia até ter sido maior, segundo análise do técnico Rodrigo Santana - dá maior tranquilidade ao Atlético. Para avançar, o Botafogo precisa de uma vitória com pelo menos dois gols marcados. Triunfo carioca por 1 a 0 levará a decisão para os pênaltis. O vencedor enfrentará o La Equidad-COL nas quartas de final.

Força do Horto


Mais de 20 mil ingressos foram vendidos para o jogo contra o Botafogo. Ou seja: o Independência estará lotado nesta quarta-feira. E a promessa do elenco e da comissão técnica é, mesmo com a vantagem, atacar. “A gente vai impor nosso jogo dentro de casa, que é sempre muito forte. Ainda mais com a ajuda do nosso torcedor. A gente sabe que tem o resultado, mas nós vamos sempre entrar na partida para ganhar e consolidar de vez a classificação”, disse o meia Vinicius.

Números justificam a declaração do jogador. Em 2019, o Atlético atuou 16 vezes no Independência. Foram 11 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota - desempenho que corresponde a um aproveitamento de 79,1% dos pontos disputados. Na temporada, a equipe marcou 34 gols no Horto e sofreu apenas nove.

Artilheiro do Atlético no Independência em 2019, Ricardo Oliveira é a grande aposta de Rodrigo Santana para o ataque. Autor de oito gols no estádio no ano, o experiente centroavante de 39 anos vive momento ruim. São 13 jogos seguidos sem balançar as redes. A vivência internacional e o costume de disputar partidas decisivas, porém, o fizeram superar os jovens Alerrandro e Papagaio, de 19 anos, na briga pelo comando de ataque alvinegro.

O restante do time deverá ser o que iniciou o jogo de ida contra o Botafogo, na última quarta-feira. Ausências no Rio de Janeiro, Victor e Cazares são dúvidas. O goleiro se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo, enquanto o meia pegou conjuntivite na última semana.

O adversário


<i>(Foto: Vítor Silva/Botafogo)</i>
Dois dias antes do jogo contra o Atlético, a diretoria botafoguense pagou salários referentes ao mês de junho à maioria dos jogadores do elenco. O clube carioca contou com o apoio de ilustres torcedores para quitar a dívida referente à CLT. Repasses de direitos de imagem ainda estão atrasados. O pagamento é combustível aos comandados do técnico Eduardo Barroca na missão de buscar a virada no Independência.

Além da dificuldade natural de reverter uma desvantagem fora de casa, o treinador busca soluções para a defesa. Apenas um zagueiro está disponível: Marcelo Benevenuto. Joel Carli cumprirá suspensão após ser expulso na partida de ida. Emprestado pelo Atlético, Gabriel só jogaria mediante pagamento de multa - algo descartado pela diretoria botafoguense. A tendência é que o volante Cícero seja recuado para o setor.

“Temos que ter um equilíbrio na marcação, é o principal que conversamos. Estar perto um do outro, seja marcação alta, baixa, marcando sempre o homem da bola. Sabemos que vamos precisar improvisar algum jogador, mas temos nomes no elenco que podem fazer em essa função e estamos tranquilos quanto a isso”, avaliou o meio-campista João Paulo.

Como assistir

O duelo entre Atlético Botafogo terá transmissão exclusiva do DAZN, plataforma de streaming esportivo. Novos assinantes terão um mês de acesso grátis, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Do segundo mês em diante, o custo mensal é de R$ 37,90, sem contrato de fidelização.

ATLÉTICO X BOTAFOGO

Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair; Chará, Elias, Vinicius e Otero; Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana

Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo, Cícero e Gilson; Bochecha, João Paulo e Alex Santana; Pimpão, Luiz Fernando e Diego Souza
Técnico: Eduardo Barroca

Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, 31 de julho de 2019, às 21h30

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BRA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (BRA) e Bruno Pires (BRA)
VAR: Leodán González (URU)

Tags: sulamericana botafogorj galo seriea futnacional interiormg atleticomg