Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético pode 'colar' no G6 ou despencar para 11º no Brasileirão; veja projeções

Com foco na Sul-Americana, time enfrentará o Avaí nesta segunda-feira

postado em 21/09/2019 06:30

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Com cinco derrotas seguidas e em ‘queda livre’ na tabela, o Atlético vive momento crítico no Campeonato Brasileiro. Em meio à semifinal da Copa Sul-Americana contra o Colón-ARG, o time alvinegro tem rodada decisiva na competição nacional, em que poderá se aproximar do G6 - que dá vaga na Copa Libertadores de 2020 - ou despencar para a 11ª posição.

O adversário do Atlético na 20ª rodada da Série A será o lanterna Avaí. Os times se enfrentam na segunda-feira, a partir das 20h, na Ressacada, em Florianópolis. Existe a possibilidade de o técnico Rodrigo Santana poupar titulares, já que a partida de volta diante do Colón-ARG é na quinta-feira, no Mineirão.

“A gente ainda não tem a estratégia. Precisamos ver quais jogadores terão condições de fazer o jogo na segunda para recuperar na quinta-feira. Mas a grande importância é a quinta-feira”, disse o técnico após a derrota por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana.

Cenário atual


O Atlético inicia a rodada com 27 pontos, numa campanha com oito vitórias, três empates e oito derrotas. São cinco reveses consecutivos, para Athletico-PR (1 a 0), Bahia (1 a 0), Corinthians (1 a 0), Botafogo (2 a 1) e Internacional (3 a 1). A queda de desempenho fez o time despencar da quarta para a nona posição.

Veja a parte da tabela que ‘interessa’ ao Atlético nesta rodada


5º Corinthians - 32 pontos (oito vitórias, oito empates, três derrotas, 21 gols pró, 12 gols contra, nove gols de saldo)
6º São Paulo - 32 pontos (oito vitórias, oito empates, três derrotas, 21 gols pró, 13 gols contra, oito gols de saldo)
7º Bahia - 31 pontos (oito vitórias, sete empates, quatro derrotas, 22 gols pró, 16 gols contra, seis gols de saldo)
8º Grêmio - 28 pontos (sete vitórias, sete empates, cinco derrotas, 27 gols pró, 22 gols contra, cinco gols de saldo)
9º Atlético - 27 pontos (oito vitórias, três empates, oito derrotas, 24 gols pró, 23 gols contra, um gol de saldo)
10º Botafogo - 27 pontos (oito vitórias, três empates, oito derrotas, 18 gols pró, 19 gols contra, um gol negativo de saldo)
11º Athletico-PR 26 pontos (oito vitórias, dois empates, nove derrotas, 25 gols pró, 19 gols contra, seis gols de saldo)

Projeção positiva


Se vencer, o Atlético chegará a 30 pontos. Para subir à oitava colocação - o máximo possível nesta rodada -, é preciso que o Grêmio (atual oitavo colocado, com 28 pontos) não derrote o Santos na Vila Belmiro. Gaúchos e paulistas se enfrentam neste sábado, a partir das 21h.

Mais importante que subir para a oitava colocação seria se reaproximar do G6. Atualmente, a distância para o sexto colocado São Paulo é de cinco pontos. A diferença pode cair para dois a depender dos resultados da rodada.

Acima de Atlético e Grêmio está o sétimo colocado Bahia, com 31 pontos. O Tricolor tem confronto direto com o Corinthians, que soma 32 pontos e ocupa o quinto lugar. Empate ou triunfo corintiano em Itaquera podem ajudar o Galo nessa missão.

Já o São Paulo enfrentará o Botafogo, neste sábado, a partir das 11h, no Rio de Janeiro. Tropeço tricolor pode ajudar o Atlético a encurtar a distância para os primeiros colocados da tabela.

Projeção negativa


Por outro lado, o Atlético também pode perder posições e seguir em ‘queda livre’ no Campeonato Brasileiro. Nesta rodada, a equipe alvinegra pode ser ultrapassada por Botafogo (décimo colocado, com os mesmos 27 pontos) e Athletico-PR (11º, com 26) se não vencer o Avaí.

O Botafogo encara o São Paulo. Já o Athletico-PR visita o Vasco, neste domingo, a partir das 16h, em São Januário. Com 23 pontos, o time cruzmaltino também pode se aproximar do Atlético a depender da combinação de resultados.

Tags: galo seriea futnacional interiormg atleticomg