Atlético
None

RACISMO

Racismo no Mineirão: 'Olha a sua cor', diz torcedor do Atlético em discussão com segurança

Clássico contra o Cruzeiro terminou com confusão generalizada no estádio

postado em 10/11/2019 21:13 / atualizado em 11/11/2019 01:04

(Foto: Reprodução/Twitter)

Durante discussão com um segurança que trabalhava no Mineirão no clássico entre Atlético e Cruzeiro na tarde deste domingo, um torcedor alvinegro, não identificado, praticou injúria racial. "Olha a sua cor", diz, no segundo 56 de um vídeo publicado pelo jornalista Lucas Von Dollinger no Twitter (veja abaixo - se o vídeo não aparecer para você, clique aqui para acessá-lo).

 
O vídeo não aparece para você? Clique aqui para acessá-lo!

Não bastasse a injúria racial de que foi vítima, o segurança ainda levou uma cusparada no rosto do mesmo torcedor, como mostra o vídeo divulgado pelo jornalista Fael Lima no Instagram.


O empate por 0 a 0 entre Cruzeiro e Atlético, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou em confusão generalizada, que envolveu invasão de setores, briga, quebra de cadeiras, bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Nas imagens, torcedores do Atlético aparecem discutindo com seguranças do estádio que barravam a saída de emergência do setor.

O ex-deputado estadual Iran Barbosa estava entre os torcedores atleticanos. Depois, ele falou sobre a confusão no Twitter.

"Lamentável a atitude racista do torcedor, mas é preciso deixar uma coisa clara: estava todo mundo tentando sair dali, com seguranças barrando a saída de emergência. Foi por essa saída, inclusive, que, depois de liberada, a vovó do Galo saiu carregada", publicou.

Barbosa foi muito criticado por utilizar a palavra "mas" numa frase sobre uma pessoa que praticou ato racista. Em seguida, apagou a mensagem e pediu desculpas: "Peço desculpas se deu margem para compreensão contrária, mas que uma coisa fique bem clara: quero esse racista preso tanto quanto vocês".

Posteriormente, o Atlético se pronunciou sobre o caso nas redes sociais. Veja a nota:

O Clube Atlético Mineiro repudia veementemente qualquer ato de violência, incluindo racismo, injúria ou ofensa moral, seja no estádio ou fora dele. 

As diversas imagens que circulam em redes sociais são lamentáveis e devem ser objeto de rigorosa apuração.

O Clube se coloca à disposição das autoridades policiais, e pede o máximo rigor e urgência nas investigações sobre os fatos ocorridos hoje no Mineirão.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea