Atlético
None

ATLÉTICO

Mancini sonha com vaga na Libertadores, mas Atlético tem menos de 1% de chances

Time alvinegro ocupa 12ª posição no Brasileiro a seis rodadas do final

postado em 12/11/2019 06:30 / atualizado em 11/11/2019 16:11

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Embora admita que a primeira missão do Atlético no Campeonato Brasileiro seja escapar do rebaixamento, o técnico Vagner Mancini disse ainda acreditar numa vaga na Copa Libertadores de 2020. Porém, as chances de o time alvinegro se classificar para a próxima edição do torneio continental são menores que 1%, aponta do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com os cálculos, o Atlético tem 0,31% de probabilidade de terminar o Brasileiro com vaga na Copa Libertadores. Ao fim da 32ª rodada, o time alvinegro ficou na 12ª posição, com 40 pontos ganhos - nove a menos que o sétimo colocado Internacional, último time do G7. Restam seis rodadas para o término da Série A.

“Eu acho que ainda é possível, sim (conquistar vaga na Libertadores). Tudo é estudo momentâneo. Hoje, temos que ganhar mais uma partida para respirar (na briga contra o Z4). A partir do momento em que ganharmos mais uma partida, de nove pontos a gente terá feito sete. E aí você passa a pontuar de uma forma diferente no campeonato, você passa a buscar, por que não, até o sexto lugar. Eu acho que é possível. Difícil? Difícil. Mas é possível, sim”, disse Vagner Mancini após o empate sem gols com o Cruzeiro, nesse domingo, no Mineirão.


Segundo o departamento de matemática da UFMG, três times garantiram vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro: o líder Flamengo, o vice-líder Palmeiras e o terceiro colocado Santos. Além deles, o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, representará o Brasil no torneio continental.

Em seguida, aparecem Grêmio (99,33% de chances), São Paulo (79,5%), Internacional (59,6%) e Corinthians (57,2%). Atualmente, o G6 virou G7, já que o Athletico-PR está na sexta posição. Se o Flamengo for campeão da Libertadores contra o River Plate, o oitavo colocado do Brasileirão também disputará o torneio continental em 2020.

Veja as chances de cada clube na briga por vaga na Copa Libertadores


Flamengo, Palmeiras, Santos e Athletico-PR - 100%
Grêmio - 99,33%
São Paulo - 79,5%
Internacional - 59,6%
Corinthians - 57,2%
Bahia - 1,4%
Vasco - 1,3%
Goiás - 1,2%
Atlético - 0,31%
Fortaleza - 0,15%
Botafogo - 0,005%
Ceará - 0,003%
Cruzeiro, Fluminense, Avaí, Chapecoense e CSA - 0%

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea