Atlético
None

ATLÉTICO

Início de temporada do Atlético tem queda brusca na quantidade de gols em relação a 2019

Equipe comandada por Rafael Dudamel marcou oito gols nos sete primeiros jogos em 2020; sob comando de Levir Culpi, na temporada passada, foram 15 tentos

postado em 15/02/2020 19:13 / atualizado em 15/02/2020 19:32

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
O início de temporada serve para que as equipes afinem a sintonia entre o que quer a comissão técnica, apurando o desempenho dos jogadores em campo, claro, dentro das capacidades do elenco. Neste ano, se comparado aos números do time em relação a 2019, Rafael Dudamel deve ter foco especial ao rendimento ofensivo alvinegro. No ano passado, o Atlético marcou quase o dobro de gols e sofreu a mesma quantidade do alcançado nos primeiros sete jogos em 2020.

Em 2019, então comandado por Levir Culpi, o Atlético marcou 15 gols e sofreu quatro nos sete primeiros jogos na temporada. Já em 2020, dirigido por Rafael Dudamel, o time conseguiu balançar as redes dos adversários em oito oportunidades e foi vazado quatro vezes.

Tanto em 2019 quanto na temporada atual, o Atlético teve que dividir atenções entre as primeiras rodadas do Campeonato Mineiro com as fases iniciais de torneios continentais. No ano passado, a equipe enfrentou o Danubio, no Uruguai, e arrancou empate em 2 a 2, pela segunda fase da Copa Libertadores. Já em 2020, o time alvinegro foi a Argentina para duelo contra o Unión, e acabou goleado por 3 a 0, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Com a derrota na Argentina, o Atlético precisa golear o Unión no jogo de volta para levar a partida para os pênaltis (3 a 0) ou avançar de forma direta (vencer por diferença de quatro ou mais gols). No entanto, o retrospecto do time em 2020 não é dos mais animadores. Até o momento, somente em uma partida a equipe de Dudamel conseguiu marcar mais de um gol (5 x 0 sobre o Tupynambás).

Com poucos gols marcados, os artilheiros nesta temporada são Franco Di Santo e Fábio Santos, com dois cada. Marquinhos, Gabriel, Mailton e Bruno Silva anotaram os outros quatro tentos do clube até aqui. Um trunfo atleticano no início da temporada passada vive péssima fase. Ainda assim, embora não tenha ganhado muitas oportunidades, Ricardo Oliveira vem sendo relacionado por Dudamel.

No ano passado, o experiente centroavante iniciou a temporada em excelente forma. O camisa 9 marcou sete gols em quatro das sete primeiras partidas do time - foi poupado dos outros três jogos. No oitavo compromisso de 2019, o atacante ainda balançou as redes duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o Danubio, no confronto de volta pela Libertadores. Em 2020, ele foi acionado uma vez, contra o Tombense, e passou em branco.

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Além das peças no comando de ataque, Rafael Dudamel ainda busca a melhor formação para que seus atletas possam render individual e coletivamente como esperado. O treinador ainda não pode contar com o meia equatoriano Juan Cazares, lesionado, e o meia-atacante Rómulo Otero, que está em fase final de preparação física após lesão no fim do ano passado.

Outra opção para as próximas semanas chegou a Belo Horizonte neste sábado. O ídolo Diego Tardelli vem para sua terceira passagem pelo clube e será apresentado à torcida no intervalo da partida deste domingo, contra a Caldense, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.

Para o treinador atleticano, Tardelli pode ser opção para a posição de centroavante na equipe. "Por todas as referências que tenho de Tardelli em seu jogo, pode jogar como referência no centro do ataque como um 9 ou como um segundo atacante, porque rompe muito bem para as pontas", analisou Dudamel.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Sete primeiros jogos do Atlético em 2020: (3V;3E;1D; oito gols a favor e quatro contra)

Uberlândia 0 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
Atlético 5 x 0 Tupynambás - Campeonato Mineiro
Coimbra 0 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
Atlético 1 x 1 Tombense - Campeonato Mineiro
Unión 3 x 0 Atlético - Copa Sul-Americana
URT 0 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
Campinense 0 x 0 Atlético - Copa do Brasil

Sete primeiros jogos do Atlético em 2019: (4V;2E;1D; 15 gols a favor e quatro contra)

Atlético 5 x 0 Boa Esporte - Campeonato Mineiro
Tombense 1 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
Atlético 4 x 0 URT - Campeonato Mineiro
Atlético 2 x 0 Guarani - Campeonato Mineiro
Danubio 2 x 2 Atlético - Copa Libertadores
Caldense 0 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro

Tags: atlético temporada gols ataque comparação interiormg futnacional levir culpi rafael dudamel