Atlético
None

ATLÉTICO

Conheça a história da 'Vovó do Galo', que completa 100 anos com direito a muitas homenagens

Ana Cândida de Oliveira Marques é considerada a torcedora-símbolo do Atlético

postado em 08/07/2020 08:00 / atualizado em 08/07/2020 12:19

(Foto: Arquivo Pessoal)
Torcedora-símbolo do Atlético, Ana Cândida de Oliveira Marques completa 100 anos nesta quarta-feira. A conhecida 'Vovó do Galo' receberá homenagens do clube, de jogadores, patrocinadores e dos familiares pelo centenário.

História


Nascida em Rio Espera, na Zona da Mata mineira, em 1920, dona Ana Cândida começou a gostar de futebol muito influenciada pelo marido, João Marques de Oliveira. Ele era goleiro de um time amador e torcedor do Atlético.

Ainda no interior, dona Ana tentava acompanhar as notícias do Galo pelo rádio e por jornais da cidade. O amor pelo clube se tornou ainda mais forte quando ela se mudou para Belo Horizonte, no início da década de 1950.

Quando chegou à capital mineira, ainda levou um tempo até ela ir aos estádios. Costumava ficar em casa fazendo lanche para o marido e os amigos dele que realizavam 'resenhas' após as partidas. Com o tempo, venceu o machismo que ainda ronda o futebol e passou a marcar presença nos jogos do Galo.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Um galo nos jogos do Galo


O neto Marcelo Marques, de 29 anos, é responsável por atualizar as páginas da avó nas redes sociais. Ela conta com mais de 60 mil seguidores no Instagram.

Marcelo escutou muitas histórias curiosas da avó. Em uma delas, dona Ana levou um galo para o estádio: "Ela disse que colocou ele em um saco com milho. Como não havia revista rigorosa, conseguiu entrar. Dentro do estádio foi aquela festa com o galo. Segundo ela, o galo não cantou, mas bateu asas", relembra o neto, aos risos.

Segundo Marcelo, dona Ana considera as partidas uma espécie de terapia. Apesar da idade avançada, ela faz questão de ir aos jogos. "Mesmo quando o tempo está fechado ou muito quente, tem sempre disposição para frequentar os estádios".

A torcedora ilustre não perde nem as partidas mais emocionantes. As campanhas eletrizantes do Galo na Copa Libertadores de 2013 e na Copa do Brasil de 2014 foram vividas com muita tranquilidade pela 'Vovó do Galo'.

"Ela é muito forte. Toma poucos remédios. Ela acompanhou todos os jogos mais emocionantes nos últimos tempos e não teve problema nenhum", conta o neto.

Emoção mesmo ela teve em 2010. Naquele ano, o Mineirão foi fechado para reforma. Dona Ana sabia que a obra levaria um tempo. Ela temeu nunca mais voltar ao Gigante da Pampulha.

"No último jogo antes de o Mineirão fechar para a reconstrução, ela ficou mexida, muito emocionada. Ela pensou que poderia não ver o Galo mais no Mineirão. Minha avó passou mal naquele dia", resumiu o neto.

(Foto: Arquivo Pessoal)


Carinho do clube


Dos jogadores recentes que passaram pelo Atlético, Dona Ana admirou muito a raça do atacante Luan, hoje no V-Varen Nagasaki, do Japão. Do elenco atual, Diego Tardelli é o grande ídolo da vovó centenária. Sempre que encontrou os jogadores, ela recebeu muito carinho.
 
As administrações do Atlético também têm tratado dona Ana com respeito. Quando ela completou 95 anos, entrou dentro de campo com o time na vitória sobre o Sport por 2 a 1, no Mineirão. Também já ganhou a medalha de mérito do clube, em 2017.

"Minha avó vai receber muitas homenagens pelos 100 anos. O Atlético vai presenteá-la, os jogadores também vão homenageá-la. A gente vê isso com muita gratidão", diz Marcelo.

Sonhos

(Foto: Divulgação / Atlético)

Mesmo aos 100 anos, a Vovó do Galo ainda tem muitos sonhos. Um deles é especial: estar presente na inauguração da Arena MRV, em 2022. "Ela já nos disse isso. Ela quer estar viva e com saúde para poder participar da inauguração do estádio do Atlético", explicou o neto. Dona Ana ainda espera ver o Galo conquistar mais uma vez o Campeonato Brasileiro, torneio que virou obsessão de todo torcedor atleticano. 

"Minha avó é um exemplo de vida para mim. Sempre com amor incondicional à vida, pessoa muito humilde, vive a família intensamente, sempre muito carinhosa com todos", comentou o neto Marcelo. 

Homenagens


Uma cervejaria fez um perfil para celebrar a data da 'Vovó do Galo' no Instagram. Ela reuniu depoimentos de 100 apaixonados pelo clube, entre eles figuras icônicas como Diego Tardelli, Gabriel, Victor, Reinaldo, Falcão, Luan, Leonardo Silva e o técnico Cuca. “São 100 anos de paixão e história junto ao Galo, uma história muito bonita", disse o 'Rei'.

Tags: centenário atléticomg Vovó do Galo instauai Ana Cândida de Oliveira Marques