Atlético
None

ATLÉTICO

O que o Atlético pode esperar do Flamengo de Domènec Torrent? Jogadores e jornalistas analisam

Equipes se enfrentam neste domingo, pela primeira rodada do Brasileirão

postado em 08/08/2020 06:00 / atualizado em 08/08/2020 03:29

(Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
O que o Atlético pode esperar do Flamengo com a chegada de Domènec Torrent? O treinador espanhol, de 58 anos, foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e estará no banco de reservas na partida da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16h, no Maracanã.

Torrent nasceu em Santa Coloma de Farners, na Catalunha, e chegou a atuar como meio-campista de equipes de divisões inferiores nos anos 1980. Anos depois, passou a atuar como treinador. Entre 2008 e 2018, foi auxiliar de Pep Guardiola, com quem trabalhou no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

Lateral-direito do Flamengo, Rafinha trabalhou com Torrent na Alemanha, de 2013 a 2016. "Ele é um cara que sabe tudo. Era auxiliar do Guardiola, então eu o conheci como assistente do treinador. Ele é da escola do (Johan) Cruyff, começou na base do Barcelona, ele e Pep. Depois, foram para o profissional e fizeram sucesso lá, depois no Bayern, no City, e agora ele está de 'primeiro'. Posso falar com propriedade que é um cara que sabe tudo de bola", declarou.


Como técnico, Torrent dirigiu clubes pequenos da Espanha, como Palafrugell, Palamós e Girona. Depois de deixar a comissão de Guardiola, trabalhou no New York City FC, dos Estados Unidos, em 2018 e 2019. Foi a última equipe que comandou antes de aceitar o desafio de substituir o vitorioso Jorge Jesus no Flamengo.

Embora o desejo de controlar os adversários por meio do jogo ofensivo seja o mesmo do antecessor, Torrent pretende implementar mudanças no time rubro-negro, atual campeão da brasileiro e da Copa Libertadores. Questionado sobre as diferenças entre os treinadores, o volante Willian Arão avaliou os primeiros dias de trabalho do espanhol, apresentado na última segunda-feira como novo treinador da equipe.

"São metodologias diferentes, ideias diferentes. Acredito que inevitavelmente vamos sofrer uma mudança, ter alguma coisa nova. Esperamos nos habituar. Tivemos uma semana de trabalho, e o que esperamos é nos adaptar o mais rápido possível e entender aquilo que ele quer, para que a gente possa colocar em prática e buscar a vitória e os títulos", disse.

Mudanças já contra o Atlético?


(Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Após uma semana de trabalho, Torrent estreia no comando do Flamengo justamente na partida diante do Atlético. Na avaliação de jornalistas que acompanham o dia a dia do clube carioca, dificilmente o treinador conseguirá implementar as mudanças que deseja já neste domingo.

O próprio Domènec já falou que ele quer colocar o estilo dele de ter mais posse de bola, um jogo de ataque posicional diferente, mas que não pretende mudar muito a estrutura do que o Jorge Jesus fazia. E ele tem uma semana de treino só. Então, não acredito que tenha grande diferença do Flamengo do Domènec para o Flamengo do Jorge Jesus”, avalia Marcelo Neves, do jornal O Globo.

A tendência, portanto, é que o time deste domingo se assemelhe com aquele que dominou o futebol sul-americano sob a direção do antigo comandante. “Acredito que o Flamengo chega sem muitas mudanças do que já veio sendo visto desde 2019 até o início desta temporada com Jorge Jesus. Sem dúvidas, o comportamento agressivo e de quem busca o gol a todo instante, como era feito com o português, será mantido mesmo com a troca dos treinadores”, pontua Clara Melo, do Esporte Interativo.

Quem joga?


A tendência é que a formação utilizada pelo treinador português se mantenha, especialmente neste primeiro jogo. “Naturalmente, vai ter mudança, por se tratar de um outro treinador. Dificilmente o Domènec vai conseguir manter o mesmo estilo do Jesus, até porque é um técnico diferente. Mas acho que não vai ser uma mudança muito drástica, principalmente na escalação”, diz Venê Casagrande, do jornal O Dia.

Recuperado de lesão no tornozelo, Rafinha era a principal dúvida na formação titular do Flamengo para o jogo contra o Atlético. Porém, o lateral-direito treinou normalmente nessa sexta-feira junto com os companheiros e deve atuar.

Portanto, a tendência é que o time titular do Flamengo tenha Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Tags: galo brasileiro brasileirao atleticomg interiormg futnacional torrent flamengorj seriea domenec torrent