2

Expectativa vira apreensão e depois êxtase: Massa faz a festa com o título

Torcedores que lotaram um dos bares mais tradicionais da capital viveram várias emoções durante a partida; no fim, o alívio e o choro pelo título do Brasileiro

02/12/2021 20:14 / atualizado em 02/12/2021 20:58
compartilhe
Ao lado do primo Pedro Costa, atleticano Bruno Sodré diz que o filho Lucas, de 2 anos, é pé quente
foto: Paulo Galvão/EM/D.A Press

Ao lado do primo Pedro Costa, atleticano Bruno Sodré diz que o filho Lucas, de 2 anos, é pé quente

O bar Devotos, na Avenida Getulio Vargas, Região Centro-Sul da capital, já estava cheio mais de uma hora antes de o jogo começar. Com a bola rolando, os gritos foram dignos de estádio. “E só dá Galo”, cantaram quando o alvinegro tentou pressionar o tricolor. “Ôôõ, vai pra cima dele, Galo.”

Porém, como o gol não saiu, a tensão foi tomando conta das expressões. O alívio quase veio aos 39min, em chute de Nacho Fernández, que Danilo Fernandes defendeu. 

No intervalo, todos aproveitaram para relaxar um pouco. “A gente costuma vir tomar um chopp aqui e hoje resolvemos vir. Está muito cheio, mas é assim mesmo. Está valendo”, diz o tatuador Jonny Armani, que estava acompanhado de amigos.

O grande número de pessoas no estabelecimento acabou indo parar em uma das faixas de rolamento. Até bandeirões foram tremuladas onde normalmente estariam passando carros.

Nem mesmo os dois gols do Bahia desanimaram o atleticanos, que voltaram a cantar a plenos pulmões quando foi marcado pênalti em Eduardo Sasha. E explodiram quando Hulk converteu a penalidade. E ainda mais com o empate de Keno logo na sequência.

 
“Vamos Galo, ganhar o Brasileiro. Vamos, vamos, vamos Galo, ganhar o Brasileiro”, entoaram, como costuma ocorrer em todos os jogos nesta campanha. Outro grito comum dos estádios também foi cantado: “Mais um, mais um”.Que saiu aos 32min, novamente com Keno.

Depois, foi só esperar o apito final. “Com o Galo não tem outra forma, é sempre com emoção”, disse Bia Castro, que foi às lágrimas e ganhou abraço de amigos como Luiza Loureiro.

Já Fernanda Guimarães se afastou do local mais cheio e, no canteiro central da avenida, empunhou uma grande bandeira alvinegra. “Coloquei minha filha de dois anos para dorminr no carro, meu marido está trabalhando e meu pai, em Montes Claros. Tudo que mais queria era abraçar os três juntos. A gente merece uma conquista como esta”, declarou ela, também com olhos marejados.

Quem também levou o filho para a festa foi Bruno Sodré. Com Lucas, de 2 anos, no colo e ao lado do primo Pedro Costa, soltou o grito de campeão. “Lucas nasceu com o pé quente. Tão novo e já campeão. Vai ver muitos títulos ainda”, afirmou Bruno.

Pouco depois do jogo, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) teve de fechar o quarteirão do Devotos e do bar Barbazul, entre as ruas Bernardo Guimarães e Piauí. Fazendo o carnaval ser ainda maior.

Festa em preto e branco: Atlético campeão brasileiro

 
A vitória contra o Bahia, em Fonte Nova, sacramentou o bicampeonato brasileiro do Atlético - aguardado há 50 anos, desde 1971, quando o alvinegro conquistou a primeira edição do atual formato da competição. O triunfo no Nordeste levou o Galo aos 81 pontos, com 75% de aproveitamento, e portanto, não pode mais ser alcançado pelo Flamengo, que chega no máximo a 79 pontos. 

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus tendo impedido a presença constante da torcida, o Galo garantiu o recorde de presentes no Mineirão, desde a reabertura do estádio, em 2013. Isso porque o público foi liberado para os nove últimos compromissos do Atlético disputados em BH, nos quais foi registrada uma média de aproximadamente 40 mil.
 
Na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, três rodadas atrás, os alvinegros alcançaram 61.476 presentes, a maior marca desde a reinauguração do Gigante da Pampulha.
 
A montagem do elenco campeão nacional começou ainda no ano passado. Com Jorge Sampaoli, vieram os primeiros reforços, mas o time bateu na trave, ficando em terceiro lugar e a três pontos do Flamengo, o campeão da principal competição do Brasil.

Nesta temporada, sob a batuta de Cuca, a consagração começou a partir da contratação de importantes nomes. Além de Hulk, chegaram o meia argentino Nacho Fernández, o atacante naturalizado espanhol Diego Costa e o zagueiro Nathan Silva, pilar de uma sólida defesa.

O Galo faz temporada de excelência. Na Libertadores, caiu invicto na semifinal, após dois empates com o Palmeiras. Campeão estadual, o alvinegro ainda pode alcançar a Tríplice Coroa. Isso porque disputa, nos dias 12 e 15 de dezembro, a final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR.

Compartilhe