Santa Cruz
None

SANTA CRUZ

Pela segunda vez, Santa Cruz fica fora do G4 do Campeonato Estadual por dois anos seguidos

Após eliminação contra o Afogados, Tricolor repete sequência ruim acontecida em 2007/2008 e confirma o quarto ano fora dos quatro primeiros

postado em 28/03/2019 11:59

<i>(Foto: Leandro de Santana/Agência Pixel Press)</i>
A eliminação para o Afogados fez o Santa Cruz voltar 11 anos no tempo. Em 2008, o Tricolor ficou fora do grupo dos quatro melhores do Campeonato Pernambucano pela segunda vez consecutiva. Filme que se repetiu este ano, já que a equipe coral também foi eliminada em 2018 nas quartas de final.

Desde 2007, a relação do Santa Cruz com o Campeonato Pernambucano parece uma montanha-russa. Algumas vezes no topo, outras nos lugares mais baixos. De grandes vexames a momentos gloriosos.

Em 2007, o Tricolor foi apenas o 6º colocado do Estadual. Parecia o fim da picada, mas não era. Em 2008, a equipe foi apenas a 7ª colocada, precisando disputar um humilhante hexagonal contra o rebaixamento, enquanto Salgueiro, Ypiranga e Serrano disputaram o hexagonal do título com Sport e Náutico.

Em 2009, o time foi o terceiro colocado. Em 2010, eliminado na semifinal para o Náutico. Aí veio 2011. Precisando lutar para conseguir uma vaga para a terceira participação seguida na Série D, o Santa Cruz foi tratado como "coadjuvante" antes de o campeonato começar. Acabou sendo o protagonista de um título histórico contra o Sport. Um, não. Três.

Bicampeão em 2012 e tricampeão em 2013, sempre em cima do Sport e sempre ganhando o duelo na Ilha do Retiro, o Santa Cruz retomava uma história vencedora no Estadual. Campeão em 2015 e bicampeão em 2016, outra vez contra o Sport, perdeu a chance de conquistar um hexacampeonato porque foi eliminado pelo Leão na semifinal de 2014.

Desde então, entretanto, o Santa Cruz só deu vexames no Estadual. A cada ano que passa, em uma escala maior. Se em 2017 o time foi eliminado pelo Salgueiro mesmo após ganhar o duelo de ida, em 2018 o Tricolor praticamente não entrou no campeonato. Castigado por ter terminado a primeira fase em 6º lugar, foi obrigado a enfrentar o Sport nas quartas de final. Em jogo único na Ilha do Retiro, perdeu por 3 a 0. Sem reagir, sem oferecer perigo. Sem ser um adversário.

Antes do duelo contra o Afogados, era difícil imaginar outro resultado que não fosse a classificação coral. Mesmo sem jogar um bom futebol, coisa que o Santa Cruz não faz há tempo este ano. Ao invés disso, o Tricolor foi eliminado por um time que está apenas na terceira participação na Série A1 do Pernambucano e que tem uma folha salarial aproximada de R$ 50 mil. E o pior: com justiça. A equipe sertaneja foi melhor na partida. Teve uma marcação mais eficiente, um contra-ataque mais perigoso e uma proposta de jogo mais clara.

Passado o vexame do Estadual, a missão agora é não perder o foco, que continua sendo sair da Série C. A estreia no Brasileiro será no dia 27 de abril, contra o Treze. Equipe, em tese, melhor do que o Afogados.

Resumo

O Santa Cruz nas últimas 13 edições do Campeonato Pernambucano (incluindo a deste ano)

5 vezes campeão
3 vezes eliminado na semifinal
2 vezes eliminado nas quartas de final
1 vez 6º colocado
1 vez 7º colocado

Linha do tempo

2007
O Santa Cruz ficou em 7º lugar no primeiro turno, em 6º no segundo turno e em 6º no geral (o Sport ganhou os dois turnos).

2008
Em 7º lugar no primeiro turno (de um total de 12), o Santa Cruz ficou de fora do hexagonal que valia a disputa pelo título. O Tricolor precisou disputar o hexagonal contra o rebaixamento (escapou em primeiro lugar). O Sport foi campeão.

2009
O Santa Cruz terminou em terceiro lugar, atrás de Sport, que ganhou os dois turnos outra vez, e do Náutico.

2010
Eliminado na semifinal para o Náutico. Foi castigado por não ter aproveitado o mando de campo no jogo de ida.

A semifinal
Santa Cruz 0 x 0 Náutico
Náutico 1 x 0 Santa Cruz

2011
Campeão. Decidiu contra o Sport e fez a diferença no jogo de ida, na Ilha do Retiro.

A final
Sport  0 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 1 Sport

2012
Bicampeão. Outra vez ganhou na Ilha do Retiro, desta vez no jogo de volta, no dia do aniversário do rival.

A final
Santa Cruz 0 x 0 Sport
Sport 2 x 3 Santa Cruz

2013
Tricampeão. Mais uma vez, contra o Sport. O time venceu os dois jogos da decisão

A final
Santa Cruz 1 x 0 Sport
Sport 0 x 2 Santa Cruz

2014
Eliminado na semifinal para o Sport. Ganhou na ida, perdeu na volta. Foi eliminado nos pênaltis (o regulamento não previa vantagem pelo saldo de gols) 

Santa Cruz 3 x 0 Sport
Sport (5) 1 x 0 (3) Santa Cruz

2015
Campeão. Desta vez, enfrentou o Salgueiro na final. Passou sufoco, mas não deixou escapar a taça

A final
Salgueiro 0 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro

2016
Bicampeão. Foi o 5º título em seis Estaduais disputados, sendo o 4º contra o Sport

A final
Santa Cruz 1 x 0 Sport
Sport 0 x 0 Santa Cruz

2017
Eliminado na semifinal pelo Salgueiro. Largou na frente, mas foi sufocado no Sertão.

A semifinal
Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro
Salgueiro 2 x 0 Santa Cruz

2018
Primeiro ano da mudança do regulamento, que passou a ter quartas de final. E foi nesta fase que o Tricolor parou. Eliminado pelo Sport, em jogo único na Ilha do Retiro: 3 a 0, com vaga para mais.

2019
Eliminado nas quartas de final para o Afogados. O jogo no Arruda terminou 1 a 1 (3 a 1 nos pênaltis).