Santa Cruz
None

SANTA CRUZ

Faltando uma rodada, Santa Cruz conhece os quatro rebaixados que fecham a Série C 2020

Com empate do Figueirense, Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova têm queda sacramentada e disputarão a Terceira Divisão do próximo ano

postado em 22/11/2019 21:45

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Com o empate do Figueirense na noite desta sexta-feira, que confirmou a queda de Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova, o Santa Cruz conhece os seus 19 rivais no campeonato brasileiro da próxima temporada. O Tricolor juntamente com os outros 11 clubes que não conseguiram o acesso irão receber a companhia dos rebaixados da Série B e dos times que subiram da Quarta Divisão.

A definição aconteceu ao longo da 37ª rodada da Série B, quando ao chegar aos quarenta pontos, após empatar com o CRB, o alvinegro catarinense abriu quatro de distância, pontuação inalcançável para Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova, que tiveram, assim, a queda sacramentada. Por sua vez, a Terceira Divisão também receberá Brusque, Manaus, Ituano e Jacuipense, quatro melhores colocados da Série D. 

Como prevê o sistema de disputa da Série C, os 20 times são divididos em dois grupos com 10, que se enfrentam em turno e returno, sendo as chaves separadas por proximidade geográfica. Sendo assim, o grupo A, deve ser ocupado por clubes do Norte e Nordeste, enquanto o grupo B deve ter times do Sul e Sudeste do país. 

Assim, levando em conta os critérios logísticos adotados pela CBF para a formação das chaves, o Santa Cruz pode ter como seus adversários no grupo A, as equipes do Botafogo-PB, Treze-PB, Ferroviário-CE, Jacuipense-BA, Manaus, Remo, Paysandu, Vila Nova e Imperatriz-MA. 

Já o grupo B, deve ter além do Brusque, atual campeão da Série B, Ituano, Volta Redonda, Tombense, Boa Esporte, Ypiranga-RS, São José-RS, Criciúma, Londrina e São Bento. 

Em 2019, o grupo A, formado completamente por times nordestinos, foi dominante em relação aos times que subiram para a Segunda Divisão. Além do Náutico, que conseguiu seu primeiro título nacional na história, Confiança e Sampaio Corrêa também jogarão a Série B em 2020. Entre os times da outra chave, apenas o Juventude conseguiu o acesso.