Santa Cruz
None

SANTA CRUZ

O adeus de um gigante: ídolo e multicampeão pelo Santa Cruz, Tiago Cardoso anuncia aposentadoria

Ao lado do presidente Constantino Júnior e do vice Tonico Araújo, nesta quarta-feira, o camisa 1 explicou em detalhes o porquê de ter decidido parar

postado em 22/01/2020 12:23 / atualizado em 22/01/2020 18:11

(Foto: Leandro de Santana/DP Foto)
Foram sete títulos. 276 Jogos disputados. Três acessos consecutivos, da Série D à Série A. Um ídolo. Símbolo de uma trajetória que, em muitas vezes, mostrou-se impossível. Mas não existe protagonista que não ceda às façanhas do tempo. Foi assim com o Santa Cruz e Tiago Cardoso, multicampeão pelo clube coral. Mesmo sendo contratado como o novo reforço do Tricolor para 2020, e retornando à Cobra Coral após quatro anos, o "Paredão do Arruda" anunciou sua aposentadoria na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa no Arruda, no Anfiteatro Presidente Aristófanes de Andrade.
 
A oficialização da aposentadoria dos gramados foi comunicada, primeiramente, pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, que esteve ao lado do vice presidente, Tonico Araújo.
 
“É um dos dias mais tristes para mim por conta desse anúncio oficial. Estamos aqui no intuito de passar toda a verdade e comunicar o encerramento da atividade de Tiago como atleta profissional. Vivi com Tiago uma das maiores conquistas que um dirigente pode vivenciar. Tiago, para mim, é o maior goleiro da história do Santa Cruz Futebol Clube. Eu sou muito novo no futebol, mas nunca vi um cara tão profissional, um cara que se cobra em tudo. Sou muito grato à toda história”, declarou Tininho.
 
O motivo para encerrar a carreira, no entanto, não foi de ordem técnica ou por vontade própria. Mas sim porque o goleiro não conseguiu se livrar de dores recorrentes no joelho, mesmo fazendo tratamentos intensivos para melhorá-las. Sem ter a garantia de estar 100% apto, Tiago Cardoso optou por parar: E explicou com maiores detalhes quando sentiu que o corpo não iria aguentar.
 
“Infelizmente eu passei por várias lesões sérias. Em 2013 eu tive uma cirurgia de ligamento, depois de menisco. Em 2014 tive uma ruptura completa do joelho posterior. Em 2018, tive uma torção e em 2019, outra. São lesões que vêm desgastando. No final do ano pensei muito em parar. Terminei um tratamento, as dores sumiram, e cheguei no Santa sem dor nenhuma. Na quarta-feira o joelho começou a incomodar. Conhecendo meu corpo, eu não poderia estar rendendo trabalhando em 100%. Vi que eu não poderia trabalhar nessa situação.  E o Santa Cruz é muito grande para eu não dar meu máximo, mas não consegui”, explicou.
 
“Eu creio que esse anúncio não é fácil. Creio que o sonho de criança de se tornar profissional, e nesse momento de anunciar a aposentadoria não é fácil. Mas uma hora essa decisão teria que ser tomada, mais cedo ou mais tarde. Fico feliz por ter tomado essa decisão ter sido tomada no Santa Cruz. Agradeço por ter voltado para cá, mesmo que curto tempo e a ideia era ficar ate o final do ano, trabalhando. Mas tem tempo para tudo. Chegar o tempo de pendurar as luvas”, acrescentou.
 
No entanto, o ídolo coral, Tiago Cardoso pode permanecer no futebol, mas em outra função. O presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, deixou as portas abertas do clube, convidando o goleiro para exercer qualquer função que o arqueiro quiser para integrar a comissão técnica. “Nós faremos o que o Tiago quer. EM qualquer função no clube ele será bem vindo”, disse. No entanto, o arqueiro adotou cautela sobre o assunto, pontuando que vai precisar de tempo para pensar na proposta, juntamente com a família. “Essa decisão não pode ser tomada de uma hora para outra. Vou pensar. Vamos ver o que vai acontecer”, reforçou.  
 
 

Confira, na íntegra, a entrevista de despedida de Tiago Cardoso 

Gratidão no estado

O que eu tenho para falar para torcida.. Primeiro é algo que:  depois eu saí do Santa Cruz, pelas redes sociais, muito se falou de mágoas, que o Tiago Cardoso tinha mágoa do clube e da torcida. Não tenho mágoa quando fui para o Náutico. Eu estou em  paz, estou parando em paz. Independente de concordar ou não em alguma coisa. Quero passar isso para o torcedor. Primeiro, queria deixar isso bem claro.
 
E estender o meu agradecimento à torcida tricolor. Há dois dias fui para Sairé, paramos em Bezerros e o pessoal parou, com alegria, para tirar foto comigo. O meu agradecimento ao povo de Recife se estende ao torcedor do interior. Agradeço ao torcedor do Náutico, do Sport, você ter o carinho dos torcedores rivais. Porque isso não é normal o rival estar ali dando palavras de incentivo. O Santa Cruz tem mais um torcedor. Muito obrigado pelos gritos, aplausos e foi uma honra fazer parte dessa nação.   

Convite para trabalhar no Santa Cruz

Ele tem todo momento para pensar na sua família, e vamos esperar e ficaremos muito felizes e imensamente gratos se Tiago aceitar nosso convite para integrar nossa comissão, ajudando no perfeiçoamento de carreira. Mas seria muito bom contar com o Tiago e compartilhando as vivências que ele teve dentro de campo. 

Jogo de despedida

Jogo de despedida eu nunca pensei. Eu já estou sabendo que o pessoal está trabalhando algo para o sábado. Mas vou ficar grato e acho que vai ser válido se isso acontecer, estar junto da torcida.

Mensagem para torcida

A paixão que eles têm pelo clube é gigante. A torcida do Santa Cruz deixa de comprar comida para vir ao jogo. Eles são importantíssimos nesse processo para levantar o clube novamente. Eles são o décimo segundo jogador dento decampo. Essa paixão que o torcedor tem eu nem preciso estar comentando. Eles são importantíssimos nesse momento de reconstrução. A comissão técnica, a diretoria, os atletas e acredito que eles remando do mesmo lado e o Santa Cruz vai voltar ao cenário nacional como deve ser. Eu sei o que é isso.

Mensagem para os atletas

Deixo para eles a palavra de união. Eu creio que a união é o principal. Você pode ter o melhor atleta, o melhor elenco, se não tiver unido, de coração, as coisas não andam. Se o negócio estiver chato e você não estiver cuidado com os companheiros, as coisas não andam. Que eles possam estar unidos, de coração, com diretoria e torcida juntos. Porque se estiver odo mundo junto a força será maior. Sem vaidade. A gente sabe que o professor só pode escalar 11, mas um grupo vencedor é um grupo unido. Quando a torcida percebe que um jogador joga com raça ela vai apoiar.

Carreira

Relembrei um título, a memória, tudo que você passou nos clubes. Mas eu sou muito grato a Deus por onde eu passei porque tive a oportunidade de jogar por vários times de massa. Da onde Deus me tirou, lá no interior do Piauí, em Altos, onde eu cresci. Saí como criança, cheio de sonhos, e tive a oportunidade de jogar com times que cobram muito. Jogar no Ceará, no Fortaleza, ABC, Santa Cruz, Goiás, Botafogo-SP. Sou muito grato a Deus onde eu passei. Estou feliz pelos títulos que conquistei.