Sport
None

SPORT

Claudinei Oliveira completa um mês no Sport e testa evolução do time diante do Palmeiras

Treinador mudou cenário de terra arrasada em pouco tempo e aposta em futebol objetivo para fazer Rubro-negro subir de patamar na temporada

postado em 25/05/2018 20:00 / atualizado em 25/05/2018 20:29

Paulo Paiva/DP
O cenário quando o técnico Claudinei Oliveira chegou ao Sport era de terra arrasada. O treinador pisou no CT do clube pela primeira vez no último dia 26 de abril. Naquele terreno, deparou-se com um time eliminado precocemente do Campeonato Pernambucano e da Copa do Brasil, com salário atrasado, dificuldade da diretoria em trazer reforços e com as duras palavras do ex-comandante Nelsinho Batista contra os gestores do futebol ainda se espalhando pelos ventos. Não havia como ser diferente. O trabalho precisava ser de reconstrução dentro e fora de campo. Jogo a jogo, contrariando o cenário, ele plantou uma nova semente. Às 19h deste sábado, diante do Palmeiras, no Allianz Parque, o comandante completa um mês de rubro-negro com o ânimo da equipe renovado em um novo teste de fogo - ainda mais com o atraso na programação provocado pela falta de combustíveis nos aeroportos com a greve dos caminhoneiros.

Em 30 dias, muito se mudou no time. A equipe adquiriu um padrão, que ainda precisa de ajustes obviamente. Porém, ao contrário do que se viu durante todo o ano, o Sport tem uma postura capaz de ser conhecida com o “jogo vertical” do treinador. Pouco importa o tempo da posse de bola, o que o Leão quer em campo é ser objetivo na troca de passes e, assim, poder chegar mais vezes e mais rápido ao gol. Assim, hoje, é o segundo time que mais chutou certo na Série A, com 41 tentativas. Está atrás apenas do líder Atlético-MG, que tem cinco finalizações a mais.

No aspecto defensivo, o Sport também tem seu destaque. Com o time procurando aproximar bastante os diferentes setores em campo, a equipe consegue roubar mais bolas. Nesse quesito, por sinal, é a quarta da Série A com 113 botes certeiros. Individualmente, o capitão Anselmo se destaca. Ele é o maior desarmador da competição, com 32. O equilíbrio do time também veio com a decisão do técnico manter quase toda a última escalação montada pelo antecessor Nelsinho Batista para sua estreia e, com o passar das rodadas, ir ajustando pontualmente. Junto com a evolução individual dos jogadores, conseguiu somar 7 de 12 pontos possíveis.

O resultado satisfatória surpreendeu até o próprio técnico rubro-negro. “A equipe ainda tem muito para evoluir. A gente espera que tenhamos bons resultados até a parada para a Copa para que isso aconteça. A gente sabe que o futebol brasileiro é resultado que traz continuidade. Depois, com a parada da Copa, temos que condições de mostrar muito mais para os atletas o que a gente pensa. Nesse momento, estou surpreso com o que a equipe fez nos jogos. Isso cai uma parcela sobre mim obviamente, mas tem muito mais dos atletas. Eu coloquei minhas ideias. Já passei por clubes que coloquei elas e não aconteceu. Mas aconteceu aqui e eles estão seguindo. É mais méritos dele do que meu”, disse.

Time

Ao contrário do que costuma fazer, o técnico Claudinei Oliveira deixou uma dúvida na escalação. E a interrogação tem um grande peso porque pode alterar o sistema tático. Após Rogério voltar a treinar normalmente recuperado de uma pancada no tornozelo sofrida durante a semana, o treinador não revelou se irá escalar uma equipe mais ofensiva ou se manterá o esquema com três volantes, que lhe rendeu duas vitórias na competição diante do Paraná e do Bahia.

Desse modo, fica a questão para saber quem sairá da equipe caso o treinador opte por deixar o esquema mais ofensivo. Pelo histórico é possível que Neto Moura e Fellipe Bastos fiquem na disputa por uma vaga com Rogério.

Dudu reforça o Palmeiras

O Palmeiras enfrenta o Sport com o retorno do capitão Dudu. Após ficar de fora partida pela Copa do Brasil diante do América-MG, na última quarta-feira, o atleta foi liberado pela Fifa para voltar a jogar. Dudu foi entrou na lista de 35 atletas do técnico Tite para a Copa do Mundo, ocupando uma das vagas “de espera” para o caso de alguma emergência. Antes, a entidade máxima impedia que atleta jogasse antes do Mundial, com exceção de competições continentais entre clubes. Por outro lado, o time alviverde tem a ausência do atacante Borja, que foi convocado para defender a Colômbia na Rússia. Por fim, o meia Moisés ainda se recupera de uma lesão muscular e não está à disposição.

Ficha do jogo

Palmeiras

Jailson; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Keno e Willian. Técnico: Roger Machado

Sport

Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Anselmo, Neto Moura, Fellipe Bastos (Rogério),  Gabriel e Marlone; Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira

Local: Allianz Parque (São Paulo)
Data: 26/5 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Dewson da Silva (Fifa/PA)
Assistentes: Hélcio Neves (PA) e Heronildo da Silva (PA)