Sport
None

SPORT

Em treino detalhado, Eduardo Baptista escala Morato e define Sport para quarta-feira

Com Rogério suspenso, técnico realiza apenas uma mudança no time titular

postado em 21/08/2018 17:24 / atualizado em 21/08/2018 20:11

Williams Aguiar/DP
Pressionado pela sequência de nove jogos sem vencer e a um ponto da zona de rebaixamento, o técnico Eduardo Baptista aposta na sequência do time titular para tirar o Sport do jejum na Série A. No último trabalho antes do jogo com o América-MG, às 21h desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, o comandante realizou apenas uma mudança forçada na equipe. Com isso, Morato ganhou a vaga de Rogério, que está suspenso. Os outros 10 atletas iniciaram o confronto que acabou com a derrota de 3 a 0 para o Santos, no último sábado, na Vila Belmiro.

Desse modo, o Leão treinou nesta terça-feira e entrará em campo com: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid, Ferreira, Marlone, Gabriel e Morato; Hernane. Esses 11 jogadores participaram de um treinamento contra o time sub-17 do clube. Os jogadores reservas ficaram no campo ao lado fazendo uma atividade com bola sob comando do auxiliar Gustavo Bueno.

Desfalques e jogadores no Aspirantes

Para o duelo, o único desfalque é o lateral direito Raul Prata, que apresentou uma entorse no tornozelo direito e só deve ficar à disposição para o jogo com o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no próximo sábado.

Já para observação técnica em situação de jogo, o recém-contratado atacante Mateus Gonçalves não será relacionado e participará do duelo desta quinta-feira contra o Avaí, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O mesmo acontecerá com o volante Nonoca, o zagueiro Adryelson, o lateral Evandro e o meia Pablo Pardal.

Treino didático

Ao contrário do tradicional rachão na véspera dos jogos, Eduardo Baptista decidiu fazer um novo trabalho tático e didático. Didático porque trabalhou todos movimentos de saída de jogo e marcação pressão indicando como cada atleta deveria se postar. No fim, ainda focou no posicionamento nas bolas paradas.

Atenção e erros de volantes

Além da compactação das linhas, Eduardo Baptista cobrou a troca de passe de pé em pé e também inversões. Nesse cenário, os volantes Ferreira e Deivid ganharam papel de destaque sendo responsáveis por darem o passe decisivo na saída para o ataque sempre procurando as pontas ou Gabriel e Hernane, que ficaram mais centralizados.

Eles, no entanto, apresentaram falhas constantes no passe, que acabavam quebrando a fluência do jogo. Vale ressaltar ainda que o time sub-17 fazia apenas papel figurativo, acompanhando apenas as jogadas e sem sair para dar o bote.

Desafogo pelas pontas

O trabalho também focou em saídas de bola surpresas para pegar a defesa do América-MG desprevenida. Nesse caso, a opção era inverter o jogo tanto para Marlone, pelo lado direito, quanto para Morato, pelo lado esquerdo de campo.

Bolas paradas e lateral

No fim do trabalho, Eduardo Baptista também foi detalhista nas bolas paradas defensivas e ofensivas tanto em escanteios quanto em faltas. O treinador cobrou do posicionamento dos jogadores a todo instante e mostrou confiança no resultado.

Nas cobranças de bolas paradas do Sport, Marlone e Morato foram os responsáveis. Após um acerto de Morato alçando a bola na área, o treinador disse: "Beleza de bola! Amanhã, vai ter gol de bola parada!"

Eduardo Baptista chegou até a trabalhar cobranças de lateral na parte ofensiva com Sander jogando as bolas na área para gerar lances perigosos de ataque.