Sport
None

SPORT

Transparência nas contas, orçamento, futebol e Ilha: o que os candidatos do Sport dizem

Eduardo Carvalho e Milton Bivar avaliam propostas antes de eleição do clube

postado em 14/12/2018 08:33 / atualizado em 14/12/2018 09:51

Fernando Sposito/Divugalção // Paulo Paiva/DP Foto
O futuro é agora. A frase é feita e antiga, mas serve para traçar o cenário atual do Sport. Com uma eleição marcada para a próxima terça-feira, os sócios rubro-negros decidirão os rumos do próximo biênio 2019/20. Para isso, precisam conhecer em detalhes a ideia de quem assumirá o cargo maior como presidente do executivo. De um lado, está Milton Bivar, da chapa Sport do Povo. Com o currículo de ter já ter comandado o Rubro-negro entre os anos de 2007 e 2008, com o título da Copa do Brasil, ele almeja voltar ao posto. Com a mesma meta, aparece Eduardo Carvalho, do grupo Uma Razão para Viver. O advogado também já tem serviços prestados ao Leão, onde já foi vice-presidente jurídico e financeiro.

Direcionando os mesmos temas a cada candidato, o Superesportes elencou temas importantes para o planejamento do Sport, que hoje se vê com problemas financeiros e em dificuldade ao fim desta temporada após o rebaixamento à Série B. Confira o que cada um apontou para seu projeto à frente do Rubro-negro passando por quesitos como transparência das contas, patrimônio e planejamento para o futebol.

Gestão de orçamento mais curto

Milton Bivar

“Criatividade, muita criatividade. Além de um força de trabalho competente e incansável. Estou me cercando de pessoas que estão comprometidas a me ajudar nessa tarefa. E todas, sem exceção, estão cientes da situação atual de nosso clube.”

Eduardo Carvalho

“Transparência e planejamento com os ‘pés no chão’, folha do futebol compatível com a receita, renegociar dívidas, reforçar o Departamento de Marketing e incrementar planos de sócios.”

Transparência nas contas

Milton Bivar

“Nossa gestão será totalmente transparente. Inclusive, teremos uma vice-presidência dedicada a esse pilar. Ela (Vice-presidência Institucional) será responsável pelo nosso portal da transparência, que mensalmente informará balancetes do clube aos nossos associados. Nós vamos, também, adotar práticas de governança corporativa e de compliance, similares  às das grandes empresas.”

Eduardo Carvalho

“Somos a única chapa que, desde o seu lançamento, comprometeu-se com a realização inédita de auditoria contábil-financeira destinada à análise de todo o movimento financeiro do biênio 2018/2019, de modo a saber ao certo o tamanho da nossa dívida. Somente a nossa chapa assumiu o compromisso de remeter a todos os sócios, de dois em dois meses, um boletim financeiro.”


Copa do Nordeste

Milton Bivar

“Pretendemos voltar para a Copa do Nordeste. Aliás, já comunicamos, através de ofício, esse desejo ao Presidente da Liga. Infelizmente, o campeonato de 2019 não poderemos participar, pois a direção atual já havia declinado a participação.”

Eduardo Carvalho

“Sempre me posicionei contrário à saída do Sport. Mantive reunião pessoal com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha. Com a nossa eleição, o retorno do Sport à Copa do Nordeste está garantido.”

Novos parceiros

Milton Bivar

“Primeiramente, precisaremos analisar todos os contratos correntes no clube, entender como podemos agregar novos parceiros no nosso portfólio atual. Já estamos acertados com uma fintech, que tem um produto pronto, inédito, e que pretendemos lançar imediatamente, caso ganhemos as eleições. Isso irá gerar uma nova e importante receita corrente ao clube. O Corinthians teve uma das maiores receitas da história quando o clube esteve na Série B. A torcida do Sport sempre ajudou o clube em momentos de dificuldade, e nos próximos anos não será diferente.”

Eduardo Carvalho

“Estamos acertados com Jorge Avancini, um dos maiores especialistas em “sócios” e marketing esportivo do país, para a reestruturação do nosso Departamento de Marketing e Comercial.”


Medidas imediatas para futebol

Milton Bivar

“Desde que decidi me candidatar à presidência, já venho trabalhando muito nesse departamento. Há certas medidas que poderemos implementar de imediato, como a integração do futebol de base e do futsal ao futebol profissional. Já começamos a avaliar jogadores de nossa base que pretendemos utilizar no profissional e já estamos com um planejamento para que eles comecem a treinar de imediato, para que possam estar nas melhores condições possíveis no início do estadual. Quanto ao profissional, já estamos apurando aprofundadamente os contratos atuais. Mas precisaremos de algum tempo, para avaliarmos a nossa realidade financeira. Precisamos ter responsabilidade fiscal, antes de tudo. Tenho certeza de que a torcida entenderá e nos apoiará enquanto botamos a casa em ordem.”

Eduardo Carvalho

“Redução da folha salarial atual e o aproveitamento da base no Campeonato Pernambucano.”

Base no Estadual

Milton Bivar

“Não é só questão de querer utilizá-los. Nós queremos, sim, mas é uma questão de necessidade. Haverá um mescla do Sub-20 e Sub-23, com os profissionais que forem ganhando condições físicas e técnicas. Eu tenho que colocar os profissionais também, até porque estamos fora da Copa do Nordeste.”

Eduardo Carvalho

“Sou favorável a esta ideia. Todavia, este assunto será definido em conjunto com a nova comissão técnica.”

Nova função para Magrão após aposentadoria

Milton Bivar


“Magrão é nosso grande ídolo e já trabalhou comigo. Eu o conheço bem e ele me conhece também. É um excelente profissional e ser humano. As portas do Sport estarão sempre abertas para ele.”

Eduardo Carvalho

“Sim. Vamos conversar com Magrão para saber dele quais são os seus planos.”

CT e Ilha do Retiro

Paulo Paiva / DP FOTO

Milton Bivar


“Na minha gestão, mesmo com um orçamento apertado, consegui melhorar nosso patrimônio. É minha filosofia. Melhorar e aumentar nossa estrutura. Desde minha última passagem, já tenho um projeto de modernização da Ilha pronto e buscaria utilizá-lo neste biênio que se aproxima. Esse já era um sonho antigo. Mas precisamos recuperar o que temos, pois sofremos muitos abalos nos últimos anos. Será um esforço muito grande. Precisaremos da ajuda de todos os rubro-negros.”

Eduardo Carvalho

“Procuraremos parceiros para viabilizar as reformas indispensáveis à manutenção e melhoria dessas ferramentas. Traremos de volta ao Conselho e aos nossos sócios a análise e definição quanto ao projeto da Arena.”

Maior erro e acerto da gestão Arnaldo Barros

Milton Bivar

“Olha, muito gente foca muito só em Arnaldo. Mas a culpa não é só dele. Arnaldo recebeu o clube com déficit de seu antecessor, por causa de um adiantamento que ele fez de R$ 70 milhões, o que ele chamou de “bônus”, mas todo mundo sabe que não foi. Na realidade, foi um adiantamento de cota televisiva. Eles são parceiros profissionais (Arnaldo e Martorelli), e Arnaldo evitou a exposição. Isso é um erro, porque o Sport é prioridade quando você é presidente. Mas o maior erro de Arnaldo foi fechar o clube aos seus associados e torcedores. O Sport é de fato uma razão para viver de milhões de pessoas. Você não pode tomar posse desse sentimento.”

Eduardo Carvalho

“A prepotência. Que, em nossa gestão será banida da Ilha. Para mim, todo rubro-negro é igual. Entre rubro-negros não há patentes.”