Sport
None

SPORT

Em jogo que pode ser divisor de águas, Sport recebe Botafogo de Ribeirão na Arena de PE

Clube recifense não tem mais chance de entrar no G4 nesta rodada, mas precisa da vitória para não se distanciar da briga pelo acesso à Primeira Divisão

postado em 16/08/2019 21:00 / atualizado em 17/08/2019 14:26

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)</i>
Pela 16ª rodada a Série B, Sport x Botafogo de Ribeirão Preto será, apenas, o antepenúltimo jogo. Entrando no campo da Arena de Pernambuco às 16h30 deste sábado, o Leão já saberá que, mesmo ganhando, não descansará dentro do G4. Mesmo sem poder ser mais ultrapassado na tabela, o Sport encara um jogo que pode ser um ‘divisor de águas’ para a disputa pela zona de acesso.
 
Para o jogo, as equipes chegam em um cenário parecido e oposto ao mesmo tempo. O Botafogo, sexto colocado com 24 pontos, vem de troca recente no comando técnico. Mesmo estando no G4, o treinador Roberto Cavalo pediu demissão e Hemerson Maria, seu substituto, faz a estreia nesta partida. Já o Sport, décimo colocado com 23 pontos, tem apenas uma vitória nos últimos sete jogos e vem em má fase em casa.

Ao fim da rodada, independente do resultado do jogo, o Sport não terá como ficar no G4, uma vez que, com os resultados da rodada não foram favoráveis à equipe. Após constantes sequências de times da parte de cima da tabela perdendo pontos, equipes como Bragantino, Atlético/GO, Coritiba e Ponte Preta conseguiram vitórias e abriram vantagem sobre o Leão, que precisa vencer para permanecer na briga imediata.

O confronto entre Leão e Pantera não ocorre há 17 anos, mas, nos sete jogos já disputados entre as duas equipes, os paulistas têm leve vantagem. Já nesta Série B, os números das duas equipes são muito similares. Além da pontuação, com apenas um ponto de diferença, o número de gols marcados (18 para cada) e sofridos (treze pelo Sport e quatorze pelo Botafogo) também explicitam a proximidade dos clubes.

Contra o Sport, porém, pesa o comparativo mandante x visitante. Apesar do aproveitamento do Leão em casa ser igual ao do Botafogo fora, com 58,3% dos pontos disputados, os paulistas são a equipe que mais pontua como visitante, enquanto os pernambucanos amargam a nona melhor campanha em seus mandos.

No rubro-negro recifense, este será o primeiro jogo após a saída do meia Sammir, liberado pela diretoria para negociar seu retorno ao futebol croata. Em seu lugar, no único treinamento aberto da semana, Guto Ferreira surpreendeu optando por Juninho. Além dessa, outras cinco mudanças foram feitas em um time que contará com o desfalque de Norberto, a chegada de Marcão e o retorno de Sander.

Já o Botafogo, na estreia de Hemerson Maria, não poderá contar com o zagueiro Luiz Otávio, suspenso. No elenco tricolor, o único ex-rubro-negro é o volante Willian, que defendeu o Leão entre 2014 e 2015, mas outros jogadores são bem conhecidos do futebol pernambucano, como Tiago Cardoso, Leandro Amaro e Bruno Moraes.

FICHA DO JOGO

Sport
Mailson, Raul Prata, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Marcão, Charles e Juninho; Hyuri, Guilherme e Hernane Brocador. Treinador: Guto Ferreira.

Botafogo/SP
Darley; Lucas Mendes, Leandro Amaro, Naylhor e Vinícius Freitas; Jonata Felipe, Nádson e Marlon Freitas; Murilo, Felipe Saraiva e Henan. Treinador: Hemerson Maria.

Estádio: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata/PE
Data: 17 de agosto (sábado), às 16h30
Arbitragem: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Thiago Gomes Magalhães (ambos do RJ)