Sport
None

SPORT

Entrosamento do sistema defensivo foi pilar de campanha do acesso do Sport na Série B

Laterais, zagueiros e volante Charles são os 'intocáveis' do técnico Guto Ferreira na formação defensiva do Leão

postado em 21/11/2019 09:20 / atualizado em 21/11/2019 09:02

(Foto: Paulo Paiva/AGIF)
Normalmente, a fórmula de sucesso para um time vencedor começa com uma boa defesa. Afinal, um time que sofre poucos gols acabam diminuindo muito as chances de sair derrotado. E com o Sport não foi diferente na Série B 2019. Segundo time a garantir o acesso, o Leão tem a terceira melhor defesa do campeonato, atrás de Bragantino e Atlético-GO, com apenas 29 gols sofridos em 37 jogos. 

Um fator que em muito contribuiu para esse bom desempenho defensivo foi o entrosamento, pois desde a chegada do técnico Guto Ferreira, em fevereiro deste ano, a linha de defesa e até mesmo um dos volantes - setor que sofreu bastante alterações - conquistaram lugar cativo no time. Não obstante, Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Charles, aparecem entre os jogadores que mais vestiram a camisa do Leão em 2019, todos com mais de 40 partidas realizadas. Um pouco atrás, fica o capitão Sander, que devido a problemas de lesão e por causa de protocolos para choques com a cabeça ao longo da temporada, acabou se apresentando apenas em 35 oportunidades. 

Porém, nem por isso, o jogador passou a ser menos importante, um dos poucos remanescentes do time rebaixado em 2018 entre os titulares, Sander se tornou o capitão da equipe desde a saída de Magrão do time após a chegada de Guto Ferreira ao comando do Leão. Além disso, o camisa 12, famoso pela raça e grande capacidade de marcação, coroou a boa fase com gols, anotando dois na Segundona, melhor marca da carreira. 
 
 

Na zaga, Adryelson e Thyere viveram momentos de altos e baixos, mas se mantiveram sempre como titulares absolutos da equipe com Guto Ferreira. Durante alguns jogos (a partir do jogo diante do América-MG) no começo do returno, os defensores, especialmente o segundo deles, foi bastante criticado pela torcida devido a falhas em lances capitais, além de problemas na saída de bola. Porém, com o tempo e a confiança que pareceu inabalável do treinador, as boas atuações voltaram e os jogadores retornaram à forma de outrora e se consolidaram com partidas seguras na reta final da segundona.  

Charles - o ladrão e o motor

Se há um jogador que pode ser a considerado a cara do Sport nesta campanha do acesso à Série A 2020 é o volante Charles. Importantíssimo no setor defensivo e motor do time nas subidas ao ataque, o jogador vindo por empréstimo do Internacional é o jogador com o maior número de desarmes bem sucedidos (103) da Segunda Divisão e o atleta do Leão que mais deu passes na Série B, 5º em números gerais com 1369 toques corretos. 

Titular absoluto ao longo de toda a campanha da Série B, o jogador também é quem mais recebeu cartões amarelos durante toda a trajetória. Foram nove cartões em 33 partidas disputadas. Além disso, Charles também é o jogador que mais fez faltas pelo Sport na Segundona com 75 infrações, média de 2,3 por embate.  
(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)