Sport
None

SPORT

A jornada do acesso: Superesportes lista oito jogos-chave para retorno do Sport à Série A

Após 37 rodadas, o Leão conquistou sua vaga para a disputa da Primeira Divisão em 2020 depois de vencer Ponte Preta, na Ilha do Retiro

postado em 21/11/2019 00:00 / atualizado em 21/11/2019 00:14

(Foto: Paulo Paiva/AGIF/DP Foto)
Na maratona de um campeonato de pontos corridos com 38 rodadas, é correto afirmar que cada jogo é uma decisão. Porém, inevitavelmente, há partidas que ao longo da caminhada ficam marcadas pela importância do momento. Seja de recuperação ou de afirmação ao longo da campanha. Sendo assim, o Superesportes listou oito partidas emblemáticas na jornada do Sport nesta Série B. Oito jogos que ficarão marcados de forma mais forte na memória do torcedor rubro-negro sempre que for lembrado o caminho de volta à Série A.
1) América-MG 1x2 Sport (4ª rodada)  - 19 de maio
Após três empates, dois deles na Ilha do Retiro (com Oeste e Figueirense), o Sport finalmente conseguiu a sua primeira vitória na Série B. E de forma emocionante. Após sair atrás, com o América abrindo o placar aos 25 minutos do segundo tempo na Arena Independência, os rubro-negros encontraram forças para uma virada sensacional. Guilherme empatou de pênalti, aos 45, e Hyuri, que fazia a sua estreia, virou já aos 49, após bela assistência de Leandrinho.
 
Sport
Maílson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Charles, João Igor (Leandrinho) e Sammir (Hyuri); Ezequiel, Guilherme e Hernane (Elton). Técnico: Guto Ferreira
 
2) Paraná 0x1 Sport (12ª rodada) - 26 de julho
Após o retorno da parada para a Copa América, o Sport engatou uma nova sequência de três empates, o que fez a equipe despencar para a oitava colocação. A recuperação, e o retorno ao G4, veio com uma vitória para dar confiança: 1 a 0 em cima do então líder Paraná, em Curitiba, que chegava embalado por cinco vitórias seguidas. O gol leonino foi marcado pelo atacante Hernane, de pênalti, logo aos 14 minutos do primeiro tempo. 

Sport
Maílson; Norberto (Raul Prata), Rafael Thyere, Adryelson e Guilherme Lazaroni; Ronaldo, Charles e Leandrinho (Sammir); Guilherme, Hernane Brocador (Elton) e Ezequiel. Técnico: Guto Ferreira.
3) Sport 3x0 Botafogo-SP (16ª rodada) - 17 de agosto
Novamente o Sport engatava uma série de três rodadas sem vitórias. Dessa vez com dois empate e uma derrota (fora de casa, para o Criciúma). Mas com uma das melhores atuações do time na competição, a equipe não tomou conhecimento do Botafogo-SP, na Arena de Pernambuco (o gramado da Ilha do Retiro estava em recuperação), com uma vitória por 3 a 0, gols de Hernane, Leandrinho e Guilherme. A partida marcou também a estreia do novo uniforme do clube, confeccionado pela Umbro.

Sport
Mailson; Raul Prata, Adryelson, Rafael Thyere e Sander; Marcão, Charles, Hyuri (Yan), Guilherme, Juninho (Leandrinho) e Hernane (João Igor). Técnico: Guto Ferreira.
4) Vila Nova 0x2 Sport (17ª rodada) - 20 de agosto
Três dias depois, o Sport encarava o já ameaçado de rebaixamento Vila Nova, em Goiânia e com uma vitória por 2 a 0, com gols de Elton (que substituiu Hernane, poupado) e Hyuri, ambos no segundo tempo, o Leão assumia a quarta colocação, entrando assim na zona de classificação para a Série A para não mais sair. O jogo também ficou marcado pelas lesões de Sander, que sofreu um corte na boca e Adryelson, que deslocou o ombro.

Sport
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson (Eder Ferreira) e Sander (Raul Prata); João Igor, Charles e Juninho (Leandrinho); Hyuri, Guilherme e Elton. Técnico: Guto Ferreira

5) Sport 2 x 1 Bragantino (21ª rodada) - 7 de setembro
Mais uma vez, o Sport se via pressionado por uma sequência de três empates. Porém, o obstáculo por uma reação tinha um peso a mais. O líder Bragantino, na Ilha do Retiro. E o roteiro da partida deu ainda mais peso a recuperação. Após sair na frente com Leandrinho e ver Léo Ortiz empatar no primeiro tempo, o Sport conseguiu a vitória, aos 47 minutos do segundo tempo, com Guilherme após linda jogada individual do então pouco prestigiado Pedro Carmona. Festa para 19.058 torcedores na Ilha, maior público do ano até então.

Sport
Mailson; Norberto (Raul Prata), Rafael Thyere, Adryelson e Sander; João Igor, Charles e Leandrinho (Pedro Carmona); Hyuri (Yan), Guilherme e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

6) Londrina 1x2 Sport (24ª rodada) - 24 de setembro
Após perder para o América-MG por 2 a 0, resultado que pôs fim à invencibilidade do Sport na Ilha, os rubro-negros entraram em campo para enfrentar o Londrina, no estádio do Café, sob risco de deixar o G4. Porém, com gols de Hernane e Guilherme, esse cobrando pênalti, aos 37 minutos do segundo tempo, o Leão conseguiu a recuperação. Iniciando a pavimentação para o acesso. A partir desse jogo, seriam oito jogos seguidos sem perder.

Sport
Maílson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Yago (Pedro Carmona), Willian Farias e Leandrinho; Yan (Marcinho), Guilherme (Marcão) e Hernane. Técnico: Guto Ferreira
7) Sport 2x1 Paraná (31ª rodada) - 23 de outubro
Mais um jogo onde o Sport precisou mostrar força e poder de reação. Mesmo sendo superior durante toda a partida, o Leão acabaria surpreendido ao sofrer o primeiro gol aos 28 minutos do segundo tempo. Resultado que poderia colocar o acesso em risco. Porém, novamente, a dupla de artilheiros resolveu, com Hernane empatando aos 35 e Guilherme decretando a virada aos 41. A partida marcou também a estreia do goleiro Luan Polli na Ilha do Retiro, após Mailson sofrer um estiramento no ligamento cruzado do joelho que o afastou do restante da campanha.

Sport 
Luan Polli; Norberto (Elton), Rafael Thyere (Cleberson), Adryelson e Sander; Charles, Willian Farias e Leandrinho (Pedro Carmona); Hyuri, Hernane e Guilherme. Técnico: Guto Ferreira.
 
8) Sport 1x0 Criciúma (34ª rodada) - 11 de novembro
Com a Série A ficando cada vez mais próxima, 22.150 torcedores compareceram à Ilha do Retiro para empurrar o Sport rumo a uma vitória, que interromperia uma nova série de três partidas sem triunfos. Porém, contra o então vice-lanterna, os rubro-negros sofreram mais do que o esperado, com o gol da vitória sendo marcado apenas aos 35 minutos do segundo tempo, com Guilherme cobrando pênalti. O Sport chegava a 99,8% de chance de acesso, mas perdia Hernane para o restante da temporada, com um afundamento facial.

Sport
Luan Polli; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Willian Farias (Marquinho), Charles e Leandrinho (Léo Artur); Hyuri, Guilherme e Hernane Brocador (Élton). Técnico: Guto Ferreira.

A campanha
37 Jogos
17 Vitórias
16 Empates
04 Derrotas
60,3 % de aproveitamento
49 Gols marcados
29 Gols sofridos
*Restam ainda o jogo contra o Atlético-GO para o final da Série B