Sport
None

SPORT

Técnico do Sport vê como positiva volta aos treinos e estipula tempo mínimo de preparação

Treinador acredita que por haver autorização do governo, existe segurança para tal; ainda, disse enxergar 25 dias como período razoável até jogos

postado em 04/06/2020 19:45 / atualizado em 04/06/2020 19:53

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
A liberação para o retorno das atividades nos clubes a partir do dia 15 de junho em Pernambuco foi algo visto como positivo para o técnico Daniel Paulista. De acordo com o técnico, se há um aval das entidades de saúde é porque há também condições seguras para a volta dos treinamentos, respeitando as medidas restritivas vigentes em meio à pandemia do coronavírus. O comandante leonino avaliou este cenário em entrevista ao Diario de Pernambuco. 

"Acredito que com confirmação que no dia 15 teríamos condições de retornar, com a autorização feita pelo governo do estado, a gente passa a acreditar que vamos ter a segurança possível. O vírus vai circular entre nós e temos que tomar medidas de precaução, mas enxerguei como algo positivo pensando que há uma melhora. E se houve uma autorização ela (a melhora) existe", analisou o treinador.

O Leão vai voltar após exatos 90 dias de inatividade, algo inédito para os jogadores. Por conta disso e pela necessidade de novas liberações por parte do governo em relação aos protocolos, o técnico evitou fazer projeções de trabalho, preferindo esperar novas confirmações das entidades e o cenário da Covid-19 em Pernambuco.

“Dentro do que a gente vê e tem de confirmação, há um protocolo de distanciamento que tem que ser seguido. E no primeiro momento faremos apenas a parte física e avaliações do condicionamento em situações de grupos pequenos e horários alternados. Semanalmente faremos testes, avaliaremos o cenário da cidade e dos casos”.

O Sport já fez a convocação ao elenco para voltar ao Recife (cerca de 70% deles estão fora da cidade) visando começar a testagem no dia 10 de junho - sobre o protocolo, aliás, a reportagem já havia conversado com o diretor médico do clube, Stemberg Vasconcelos. Quanto ao período necessário para a retomada, aliás, Daniel Paulista afirmou enxergar pelo menos 25 dias de preparação.

"Pela parada de três meses e ainda não tendo os dados dos atletas, isso só vamos ter após as avaliações, eu enxergo que esse seria o mínimo necessário para que a gente pensasse no início de partidas de futebol e, assim, a gente trabalha visando o dia 10 (de julho). Lógico que se a gente tivesse a condição seria em cima de 30 dias. Mas entendo também que alguns compromissos precisam ser seguidos, mas precisamos respeitar os limites dos atletas", finalizou.

Em Pernambuco, apesar da reabertura paulatina das atividades e autorização para os treinamentos a partir da terceira semana, os números são altos. De acordo com o mais recente boletim divulgado pela secretaria de saúde, nesta quinta-feira foram registrados 1.044 novos casos e 122 mortes. No total, agora, o estado tem 37.507 ocorrências e 3.134 óbitos.