RECIFE

Governo de Pernambuco apresentou o plano de mobilidade para a Copa do Mundo

Autoridades calculam que o estado vai receber cerca de 200 mil torcedores na Arena Pernambuco nos cinco jogos a serem realizados na cidade pelo Mundial

postado em 20/05/2014 16:00 / atualizado em 20/05/2014 16:58

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario



Com a presença de três secretários de Estado, além de representantes das duas empresas de transporte público que levarão os torcedores para a Arena Pernambuco - Grande Recife Consórcio e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) - o Governo do Estado apresentou, no fim da manhã desta terça-feira (20), o plano de mobilidade para a Copa do Mundo no Recife. Com a expectativa de receber 200 mil torcedores na Arena Pernambuco nos cinco jogos a serem realizados na cidade, o Governo detalhou todo o esquema de acesso ao palco pernambucano da Copa do Mundo. Embora se espere uma demanda bem menor do que aquela verificada na Copa das Confederações o metrô vai continuar a ser o meio de transporte mais utilizado por quem for aos jogos (33% do total, de acordo com estimativa apresentada).

Para o Governo do Estado, três pontos são essenciais em comparação ao ano passado, a fim de evitar os problemas verificados em dias de jogos, em especial na primeira partida realizada no Recife, quando o sistema de transporte público falhou completamente.

Em primeiro lugar, os cinco dias de partidas na cidade terão ponto facultativo a partir do meio-dia, esperando-se que se desafogue o fluxo de veículos e de pessoas transitando na cidade. Em segundo, o Ramal Cidade da Copa, finalmente, vai estar pronto. Gerando, assim, mais uma via de acesso rodoviário, inclusive atendendo aos BRTs (bus rapid transit). Por fim, a ampliação dos estacionamentos periféricos. Além da experiência bem sucedida do Parqtel, que permanecerá, serão implementados outros dois pontos: um Parque do Cordeiro e outro no Shopping RioMar, que irá atender à Zona Sul da cidade.

No Parqtel e no Cordeiro o estacionamento custará R$ 40 por veículo, entretanto, haverá diferença de valores para as pulseiras individuais (por pessoa): R$ 6 no Parqtel e R$ 12 no Cordeiro. A justificativa é de que quem sair do Parque do Cordeiro terá a garantia de ir sentado, uma vez que a distância é de 13 quilômetros. O estacionamento do Shopping RioMar, por seu turno, terá um valor fixo de R$ 6. Em compensação, o torcedor que optar por sair da Zona Sul, terá que desembolsar R$ 40 pela pulseira, que assegura a passagem de ida e volta. Além de ir sentado, a única vantagem é que os ônibus que sairão do centro comercial terão todos ar-condicionado.

Para quem for de metrô, as estações Aeroporto, Tancredo Neves, Antônio Falcão, Joana Bezerra, Recife, Rodoviária (TIP) e Camaragibe continuarão a ser as prioritárias para que o torcedor embarque. Todos vão desembarcar na estação Cosme e Damião, que contará, em sua estrutura, com dois elevadores, duas escadas rolantes, além de rampas no final de cada plataforma, para que as pessoas tenham o mínimo de conforto na saída da estação.

Ao contrário do que ocorreu durante a Copa das Confederações, quando o portador de ingresso para o jogo tinha acesso gratuito ao metrô, na Copa do Mundo o torcedor terá que adquirir o “bilhete da Copa” - que garante a ida e a volta. Tais bilhetes poderão ser comprados em qualquer das estações preferenciais, ao custo de R$ 7,50. Com exceção da estação Aeroporto, onde custará R$ 8,05 para quem utilizar a passarela que liga o Aeroporto à estação.

De acordo com Maurício Meirelles, da CBTU, a gratuidade do ano passado só foi possível graças ao subsídio do Governo do Estado. Mário Sérgio, da Grande Recife Consórcio, justificou que a Copa das Confederações serviu como um teste e, a partir daquela experiência, o Governo entendeu que haveria a necessidade de cobrança, por duas razões. “Primeiro por conta dos dos custos operacionais, que foram muito altos. Além disso, também poderemos controlar melhor quem realmente vai ao jogo, pois no ano passado tivemos problemas com pessoas que não iam aos jogos”, explicou.

O BRT - que já deveria estar em operação, porém só vai funcionar a partir do dia 7 de junho (a uma semana da primeira partida no Recife) - vai contar apenas com quatro estações. Do corredor Norte-Sul, apenas o da PE-15 estará operacional, fazendo o transporte até a Rua do Sol, de onde os passageiros farão o transbordo na estação Guararapes. Já no corredor Leste-Oeste, além da Guararapes, estarão em operação as estações Derby e Arena Pernambuco. Quatro ônibus vão compor a frota do Expresso Copa Norte-Sul, enquanto 46 veículos servirão à principal rota expressa, Leste-Oeste, que liga o centro do Recife ao estádio. A pulseira (ida e volta) custará R$ 5,00, sendo o meio de transporte mais barato.

Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa em Pernambuco (Secopa-PE), procurou minimizar o fato de apenas quatro estações do BRT estarem disponíveis durante a Copa do Mundo. “Apenas na Caxangá serão 12 estações. Não precisamos dessas estações para a Copa, pois os BRTs serão expressos. Eles não vão parar”, alegou. Transitando em uma velocidade média entre 40 e 50 km/h, estima-se que o BRT fará seu trajeto em 40 minutos.