CIDADE-SEDE

Estrangeiros serão maioria nas partidas do Recife durante a disputa da Copa do Mundo

Croácia x México terá 72% de torcedores de fora do país na Arena Pernambuco

postado em 25/05/2014 14:54 / atualizado em 25/05/2014 19:16

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

AFP Photo/Vincenzo Pinto
Quando o torcedor pernambucano entrar na arena em São Lourenço em uma das cinco partidas da Copa do Mundo agendadas no estado, talvez ele se sinta em outro país. A imensa maioria do público será formada por estrangeiros, sem meias palavras. Norte-americanos, mexicanos, alemães e japoneses sobretudo. Nada menos que 119.784 ingressos foram adquiridos por torcedores de outros países. Isso corresponde a 59% dos 203.025 bilhetes colocados à disposição pela Fifa na concorrida venda online – e agora compreensível.

O número de estrangeiros na cidade a partir da segunda semana de junho impressiona e já deixa um alerta no mercado local, com o crescimento de reservas nos hotéis – enfim se aproximando da lotação –, casas alugadas na orla e nos bairros centrais por até R$ 1 mil a diária e empresas de telefonia correndo para dar conta da demanda.

Em 2013, quando a Arena Pernambuco fez parte da Copa das Confederações, com três jogos, foram apenas 4.084 ingressos nas mãos dos “gringos”. O aumento substancial em um ano já era esperado pela Fifa, uma vez que o evento-teste costuma ser mais acompanhado pelo público local. Em 2014, apenas 20% das arquibancadas serão preenchidas por moradores da Região Metropolitana do Recife. A invasão estrangeira será enorme, com ou sem estrutura.

Arte/Diario de Pernambuco