FESTA

Fan Fest de Fortaleza pronta para jogo do Brasil

Primeira estrutura inaugurada no País, área pode receber até 35 mil pessoas

postado em 11/06/2014 20:00 / atualizado em 11/06/2014 20:31

Celso Ishigami/DP/D.A Press
Celso Ishigami

Enviado especial

 

Fortaleza- A estrutura impressiona por si só. Armada no aterro da praia de Iracema - tradicional pólo de comemorações da capital cearense -, a Fan Fest de Fortaleza está entre as maiores desta Copa do Mundo. Ocupando uma área de 70 mil m², o espaço tem capacidade para 35 mil pessoas e a expectativa é de que até o fim do Mundial, o lugar receba mais de 500 mil visitas, se firmando como o principal centro de integração entre a população local e os turistas.

Não é difícil imaginar que isto, de fato, se concretize. Afinal de contas, mesmo num dia sem programação, a movimentação em torno da Fan Fest é bastante intensa. Seja por parte de cearenses ou estrangeiros. É importante ressaltar que, diferentemente do que se viu no Recife, em Fortaleza, o espaço foi prontamente abraçado pela prefeitura e pela população local, como destaca a secretária Patrícia Macedo da Secopa do município. “Nunca houve dúvida. Desde o primeiro momento, ficou definido que ofereceríamos um ambiente seguro e alegre para que a população pudesse aproveitar a Copa da melhor maneira possível”, contou.

Realmente, para uma parcela significativa da população, a Fan Fest será a principal oportunidade de interação com o Mundial da Fifa, como explica o estudante Levi dos Santos Ferreira. “Infelizmente, não consegui ingresso para nenhum jogo do Castelão. Então, essa será a única oportunidade de contato com a Copa. Uma grande chance de interagir com pessoas de culturas diferentes da nossa”, justificou.

Hospedados no hotel em frente ao local, os uruguaios Martin Pereira e Diego Santin também estão ansiosos pela interação com os brasileiros. “Não tem como vir aqui sem conhecer a alegria desse povo acolhedor”, destacou Martin. “Até porque no estádio, a gente vai pra assistir o jogo mesmo. E nossa rivalidade com o Brasil fica ali dentro mesmo. Na Fan Fest, vamos poder ter contato com os brasileiros e conhecer aspectos desta cultura”, acrescentou Diego.

Ainda que a prefeitura não tenha divulgado os valores do investimento feito para viabilizar a Fan Fest, a secretária contou que o retorno já está valendo a pena. “O investimento que foi feito é mínimo. A Fifa entrou com a estrutura e a principal emissora de televisão com as atrações. Além disso, temos participação nos lucros das lojas montadas na área”, explicou. “Nosso lucro virá a médio e longo prazo. O jogo dura 90 minutos apenas. Queremos que os turistas voltem depois. E a Fan Fest tem um papel fundamental nisso. Acreditamos que o turismo movimente cerca de R$ 665 milhões durante a Copa e podemos explorar isso durante um bom tempo”, resumiu.


NÚMEROS

Área: 70 mil m²
Telão principal: 130 m²
Capacidade: 35 mil pessoas
50 ônibus extra circulando nos dias de Fan Fest
2 postos médicos avançados
20 leitos normais e 4 para casos mais graves
4 ambulâncias

 

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_139872309667/2014/06/11/5/20140611200930860331e.jpg', 'id_content': 2785329L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,630/2014/06/11/interna-galeria,5/fotos-fan-fest-de-fortaleza-esta-pronta.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Fan Fest de Fortaleza est\xe1 pronta', 'id_pk': 5L, 'id_conteudo': 2785329L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Fan Fest de Fortaleza est\xe1 pronta', 'id_treeapp': 630, 'descricao_destaque': 'Confira como a capital do Cear\xe1 receber\xe1 os torcedores na praia de Iracema', 'schema': 'foto_139872309667'}