HOLANDA

Van Gaal deixa jeito sério de lado, brinca em coletiva e alfineta arbitragem da estreia do Brasil

Treinador holandês cita até mulher de Robben e espera jogadores "relaxados"

postado em 12/06/2014 19:53 / atualizado em 12/06/2014 20:50

Fifa/Oficial
Brenno Costa
Enviado especial

Salvador - “Seus colegas holandeses não me veem dessa forma. Eles acham que eu sou muito rígido, direto. Os jogadores também não concordariam com isso. Mas se você for feliz e gentil com as pessoas, isso é retribuído.” A resposta direta veio do técnico Louis Van Gaal. Ele parecia surpreso segundos antes. Fez cara de quem não acreditava quando foi questionado por uma repórter brasileira sobre a maneira aberta com que a delegação holandesa tem se portado no Brasil. Principalmente, o técnico. Da passagem pelo Rio de Janeiro até Salvador, ele tem apresentado um jeito descontraído. Na véspera da estreia na Copa do Mundo, não foi diferente.

Van Gaal aparentou estar relaxado antes de encarar a Espanha às 16h desta sexta-feira, na Arena Fonte Nova. Com caras e bocas, o treinador dominou a entrevista coletiva. Parece querer que seu grupo também encarne esse espírito para o reencontro com o rival da decisão de 2010. “É importante, por exemplo, que Robben esteja bem. Se amanhã ele fizer um gol, pode dedicar a sua esposa. Na final de 2010, por exemplo, a mulher poderia não estar bem com ele. Então, os jogadores precisam estar mais tranquilos. É muito importante que os atletas se sintam bem”, brincou, repousando a mão sobre o atleta que estava ao seu lado sorrindo.

Apesar da maneira leve com que respondeu a todos os questionamentos, o treinador holandês admitiu que sente o peso de estrear diante dos campeões mundiais. Ainda assim, encontrou espaço para alfinetar a arbitragem do jogo entre Brasil e Croácia - que marcou um pênalti inexistente em cima de Fred.

“Dá frio na barriga. Nem tudo depende da sua habilidade, técnico ou tática. Às vezes, depende também do árbitro. Nós vimos isso hoje (quinta-feira) já. A gente não pode controlar tudo. Eu senti uma tensão durante toda a semana. Amanhã (sexta), será ainda maior. Mas já estou acostumado com isso. A mesma coisa acontece com Robben. Outros jogadores sentem mais. Por isso, eu vou tratar de conversar com eles”, disse.

Manchester United
Van Gaal ainda usou da ironia para responder a um dos questionamentos que certamente surgiriam na coletiva. Ao ser abordado sobre seu contrato assinado com o Manchester United para depois da Copa do Mundo, o técnico usou da necessidade de ‘distração’ que o precisa ter alguns momentos para comentar o caso.

“Há momento para tudo. Esse não é o momento e nem o lugar para falar sobre isso. Essa é a Copa do Mundo e os clubes não têm nada a ver com isso. Garanto também que não há distração por isso. Mas, as vezes, isso é necessário. Na última terça, os jogadores estiveram livres um pouco. É importante não só pensar em Copa do Mundo. Talvez, o Manchester United foi uma distração boa nesse período”, afirmou.

Brenno Costa/DP/D.A Press