IANQUES

Meia Jermaine Jones cobra entrega dos companheiros para derrotar Gana na estrea

Meia exaltou qualidades dos americanos e mostrou respeito em entrevista coletiva

postado em 13/06/2014 13:17 / atualizado em 13/06/2014 15:14

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Instagram / Divulgação
A seleção americana estreia no Mundial só na segunda-feira. Mas já vive a expectativa de jogar o que o técnico Jurgen Klinsmann vem chamando de final: a partida contra Gana, que pode deixar os Estados Unidos em situação confortável no grupo em caso de vitória. Mas apesar da dureza que os adversários prometem impor, o sentimento entre os ianques é de confiança nas capacidades do grupo.

Em coletiva na manhã desta sexta-feira, o meia Jermaine Jones, um dos mais experientes jogadores do grupo norte-americano, fez sua avaliação sobre as reais possibilidades de sua seleção - e não mostrou qualquer receio em afirmar que os Estados Unidos têm, sim, condições de vencer Gana. “Se todo mundo fizer seu trabalho e confiar em si mesmo e no time, nós podemos vencê-los”, afirmou.

Perguntado sobre as características do plantel comandado por Klinsmann, Jones exaltou o condicionamento como um de seus principais diferenciais. “Nós somos um time físico. Temos muitos bons jogadores, e não devemos focar nos adversários, devemos focar em nós mesmos. Se todo mundo trabalhar pelo time e fizer o que tem que fazer, eu tenho 100% de certeza que será um ótimo jogo”, disse.

Quando lhe pediram para falar sobre a seleção ganesa, o meia mostrou muito respeito, principalmente pelo seu principal astro: Kevin-Prince Boateng, que foi seu companheiro no Schalke 04. ”Temos que jogar como um time. Nós sabemos que eles têm jogadores especiais e importantes, mas não é da nossa conta, nós temos que jogar coletivamente e aí poderemos pará-los. Nós temos força suficiente para isso, e já mostramos nos últimos jogos. Tenho muito respeito por Kevin-Price Boateng, pelo que ele já fez nos clubes em que jogou, mas durante os 90 minutos, não me importa o que ele faz ou pensa, só quero ganhar o jogo”, declarou.

Jones fez questão também de elogiar algumas peças do sistema defensivo americano, que, segundo ele, dão liberdade para que o time jogue tranquilo, sem preocupações. “Todo mundo está muito bem, em forma, 100% concentrado. Quando vejo Fabi (Johnson), a forma como ele está jogando é incrível… DaMarcus Beasley é outro cara pouco falado, mas quando ele está jogando é fantástico, era ponta e agora é lateral esquerdo. Temos que confiar nesses caras que estão fazendo um bom trabalho. Talvez aconteçam alguns erros, mas sabemos que podemos ser um time forte se cada um fizer seu trabalho e não tentar fazer mais do que o necessário”, pontuou.

Para evitar problemas com a arbitragem

Um dos assuntos da coletiva foi a performance do juiz Yuichi Nishimura na abertura da Copa. Segundo Jones, os jogadores estão cientes de todas as regras graças à visita de um árbitro. “Antes do torneio começar, um juiz foi no nosso hotel nos explicar as regras. Eles nos falaram que temos que ter atenção com as mãos e com o empurra-empurra em escanteios, entre outras coisas - no meu caso, com os cartões amarelos. Nós conhecemos as regras e temos que ser cuidadosos, mas temos que jogar nosso jogo. Se alguém tiver que fazer uma falta pelo time, não tem problema, porque temos bons jogadores no banco que podem ajudar”, concluiu.