BÉLGICA

Capitão belga vê "20 candidatas ao título"

Kompany minimiza estreia irregular da Bélgica na Copa

postado em 21/06/2014 12:58 / atualizado em 21/06/2014 13:18

Getty Images/Fifa.com

Cassio Zirpoli
Enviado especial

Rio de Janeiro - As eliminações precoces de Espanha e Inglaterra e ascensões de equipes como Chile e Colômbia embaralhou o tabuleiro de favoritos ao título mundial de 2014. Esta é a opinião do capitão da seleção belga, Vincent Kompany, ao comentar se a sua equipe estaria as favoritas à Taça Fifa deste ano. A seleção era uma das sensações antes do início do torneio, mas atuação apagada contra a Argélia, apesar da vitória, acabou gerando críticas não só na imprensa belga como em outros meios europeus. Quando irão provar o status? Na coletiva oficial da Fifa neste sábado, no Maracanã, na véspera do jogo contra a Rússia, o jogador citou outras equipes para se justificar.

"Não vamos provar nada. Vamos provar com resultados. Quantos dos grandes países, como Espanha, Brasil e Inglaterra, estão bem...? Me dê um exemplo, além da Alemanha, que está em excelente fase, que possa vencer a Copa", questionou o zagueiro, eleito o melhor jogador da Premier League 2011/2012, pelo Manchester City.

Ele foi além, citando uma quantidade incrível de times na briga pelo título. "Os países têm que estar focados primeiro em conseguir a classificação para s oitavas. Viemos para buscar um grande resultado. Outros também. Uma hora é o Chile, depois é o Uruguai... Toda hora existe um grande time. Existem uns 20 bons times aqui", completou o jogador. Vale lembrar que o Mundial conta com 32 participantes.

Com um problema na virilha, o defensor é a maior dúvida do técnico Marc Wilmots para o jogo deste domingo, às 13h, contra a Rússia. Kompany realizou três sessões de treinamentos específicos e diz estar preparado para entrar em campo. Uma motivação extra é o fato de a partida ser no Maracanã, um sonho de criança.
Cassio Zirpoli/DP

"Já joguei em muitos estádios na Europa, mas os dois mais simbólicos que já vi no mundo são Wembley e Maracanã. É um sonho de garoto jogar nesse estádio, entre outros que já realizei na minha carreira. É uma honra, e é uma opinião de todos os jogadores", disse.

Tristeza inglesa
A eliminação do English Team ainda na primeira fase da Copa não passou em branco para Vincent, que é casado com uma inglesa e joga no país desde 2008. "Eu queria acreditar que os meus filhos são belgas, mas a minha mulher acha que eles são ingleses. Vivo isso na minha família. A Inglaterra é uma seleção que eu respeito muito e estou tão triste quanto os torcedores com essa eliminação", comentou o jogador de 28 anos.